Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Reprodução
televisão

Lucinha Lins relembra experiências sobrenaturais nos bastidores da novela “A Viagem”

Em entrevista à revista Quem publicada neste domingo (2), a atriz Lucinha Lins relembrou um de seus trabalhos mais marcantes na dramaturgia brasileira. Em 1994, ela deu vida à jovem Estela, uma das principais personagens da novela “A Viagem“.

Irmã da protagonista Diná, interpretada por Christiane Torloni, Lins resgatou memórias e disse que houve diversos momentos sobrenaturais nos bastidores. Ela elenca entre suas memórias uma cena que gravou com falas que não estavam no roteiro.

“Mexemos com uma energia muito forte nesta novela, volta ou outra, havia uma sensibilidade em todos nós de uma energia pesada ou muito alegre e positiva”, disse. Eu me lembro de uma cena boba, de três ou quatro frases em que a Estela entrava com uma bandeja de chá e servia a Diná, que estava sentada no sofá. Era uma cena de meia página (do roteiro)”.

Ao entrar, Torloni saiu do sofá, escorregou e se sentou no chão. Lins começou a servi-la e disse coisas banais, mas acabou desenvolvendo um diálogo que não estava escrito. “Uma cena de meia página se transformou em uma página e meia. Conversamos pertinente a cena, mas um texto que não estava escrito e fechamos a cena tomando chá, como previsto. Veio uma voz da direção: ‘Posso cortar?’. Olhamos uma para a outra se entender nada. Fizemos uma cena que não sabíamos que tínhamos feito”.

Em “A Viagem”, que também teve entre suas estrelas Antônio Fagundes, a vida após a morte está no centro de todas as narrativas. Inspirada na filosofia de Allan Kardec, a trama se desenrola a partir dos dramas de Alexandre (Guilherme Fontes), um homem perdido que se mata na cadeia após ser condenado pelo crime de latrocínio. Com sua alma vagando por aí, ele se dedica a infernizar a vida daqueles que julga serem responsáveis por sua tragédia pessoal. 

Durante as gravações de seu velório, algo inexplicável também aconteceu, remetendo diretamente ao funeral do filho mais velho de Christiane Torloni, Guilherme. A criança faleceu aos 12 anos vítima de um acidente de carro.

“O Alexandre foi cremado e o filho da Chris faleceu menino em um acidente. Ele também foi cremado. Foi uma cena duríssima de fazer. Todos nós estávamos de coração partido, sabendo que a Christiane estaria revivendo um momento duríssimo da vida dela”, explica.

“Não pergunte como, mas dentro do estúdio fechado, com ar refrigerado ligado, entrou uma borboleta amarela voando bem na hora em que a gente ia começar a gravar. Ela posou na ponta do caixão, na frente da Christiane. Tivemos que parar a cena. Essa borboleta rondou a Christiane várias vezes e pousou nela, que teve uma crise de choro atrás do cenário. Todos chorávamos pela cena em si e pelo que o nosso coração estava sentindo pelo que a Christiane estava vivendo. Essa borboleta foi de uma delicadeza. Foi um alento para todos nós”.

Em maio de 2022, o colunista André Romano, do Observatório da TV, revelou que a TV Globo teria a intenção de realizar um remake da telenovela, exibida na faixa das 18h. Por enquanto, não há planos concretos para o projeto.

voltando pra home