Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Gil, Caetano, Ivete e Luedji celebram aniversário de Salvador com supershow

música
Foto: Tiago Mascarenhas/Papelpop
Fotos: Tiago Mascarenhas (Papelpop)/ André Müzell (AgNews)

A cidade de Salvador recebeu neste domingo (2) quatro de suas maiores vozes para celebrar seus 474 anos. Vestidos de branco, a cor de Oxalá, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Luedji Luna comandaram um show histórico.

Mesclando sucessos, referências e diferentes gerações, eles revisitaram clássicos da canção brasileira a fim de ampliar a força de cada voz, além de honrar a história cultural soteropolitana.

De frente para o Farol da Barra, importante ponto turístico, o quarteto entregou uma seleção de grandes sucessos que contemplou ainda seus próprios repertórios, construídos ao som de instrumentos como cavaco, tambores e guitarras elétricas – os mesmos responsáveis por projetar internacionalmente a música baiana.

“Palco”, “Odara”, “Andar Com Fé”, “Milagres do Povo”, “Muito Obrigado Axé”, “Banho de Flores”, “Tigresa”, “Vamos Fugir”, “Luz de Tieta” e “Reconvexo” foram algumas das canções eleitas para a noite de hoje, formando um emocionante percurso que atravessou as ruas e paisagens habitadas pelo público, responsável por lotar ano após ano tais avenidas.

Um dos pontos altos do show, que teve mais de 2h de duração, foi a interpretação que os artistas fizeram de “São Salvador”, canção do saudoso Dorival Caymmi escolhida para homenagear a “verdadeira baiana”, Gal Costa (1945-2022). Na letra, um retrato das cores e credos que fundamentam as origens da cidade.

Houve também destaque para o samba e outras lendas como Jorge Ben Jor, lembrado na faixa “Por Causa de Você, Menina”.

(Foto: André Müzell/AgNews)

(Foto: André Müzell/AgNews)

(Foto: André Müzell/AgNews)

(Foto: André Müzell/AgNews)

(Foto: André Müzell/AgNews)

(Foto: André Müzell/AgNews)

Super conectados, os anfitriões também interpretaram “Toda Menina Baiana” e “Avisa Lá”, sucesso do grupo Timbalada – um dos mais imponentes quando se trata de música popular. Ao som de “Esotérico, do próprio Gil, o lembrete de que Salvador se mostra complexa, bela e indecifrável nos mínimos detalhes: “Não adianta nem me abandonar, porque mistérios sempre há de pintar por aí”, diz um dos trechos.

Tal qual fez durante o Carnaval, Ivete Sangalo não se esqueceu da amiga Preta Gil e mandou um alô. A cantora e empresária, filha de Gil, segue atualmente em tratamento contra um câncer. “Te amo, minha Pretoca”, declarou-se a baiana.

Ovacionados, os artistas foram convocados para um bis. De volta ao palco, interpretaram “Esperando na Janela”, sucesso de Gilberto Gil lançado há 23 anos no LP “As Canções de Eu, Tu, Eles”.

Dançando e conclamando uma grande festa em ritmo de axé, Gil, Caetano, Ivete e Luedji entregaram para o público a sensação de que Salvador condensa o que há de mais bonito em nossa cultura – as potências de artistas diversos, embora igualmente individuais em suas formas de falar ao coração.

voltando pra home