Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Reprodução/Globo News)
(Foto: Reprodução/Globo News)
famosos

Bolsonaro teve a rara fineza de não sujar meu diploma, diz Chique Buarque ao receber prêmio em Portugal

ELE HABLA MESMO! Chico Buarque recebeu, nesta segunda-feira (24), aos 78 anos, o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa. A cerimônia aconteceu em Sintra, em Portugal, com um atraso de quatro anos — ele ganhou a honraria em 2019.

Em seu discurso, além de agradecer aos envolvidos, incluindo o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), Chico relembrou que toda essa demora aconteceu por conta da recusa do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), em assinar os documentos necessários para que ele recebesse o diploma.

“Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio Camões, deixando espaço para a assinatura do nosso presidente Lula […] Recebo esse prêmio menos como honraria pessoal e mais como desagravo a tantos autores e artistas humilhados e ofendidos nesses últimos anos de estupidez e obscurantismo”, disse.

Já Lula, presente no evento, pontuou que a entrega do título é uma correção de um “dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos”.

O Prêmio Camões, vale ressaltar, é uma parceria entre os governos do Brasil e de Portugal. Criado em 1988, ele já honrou nomes como Raduan Nassar (2016), Ferreira Gullar (2010), Lygia Fagundes Telles (2005) e Jorge Amado (1994).

Chique! Assista ao vídeo do momento abaixo:

voltando pra home