Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Aurora volta a defender baterista, mas o afasta da banda após suposto gesto supremacista

música
Foto: Divulgação

Via Instagram, a cantora Aurora voltou a falar sobre a polêmica envolvendo seu baterista, Sigmund Vestrheim, durante o show do Lollapalooza Brasil. Ela afirmou em um longo comunicado publicado neste domingo (9) que o substituirá em seus próximos shows, a serem realizados no México.

Ao comunicar a decisão, a artista se desculpou pela confusão, mas reforçou a defesa que fez de Vesthreim.

“Levou tempo para mim entender o peso da situação. E me senti emocionalmente despreparada, de alguma forma. (…) Não faz sentido que um amado e conhecido músico na Noruega algum dia apoie o extremismo de direita, ou apoie alguém com essas ideologias”.

A cantora também prosseguiu dizendo que, apesar de se sentir machucada com a situação, sente-se animada para os shows que fará em Guadalajara e na Cidade do México.

“Não me coloquei no lugar das pessoas que estão, de fato, questionando a verdade. Porque ainda que parecesse tão óbvio pra mim, para muitos parecia não ser. E, portanto, entendo a confusão quando expressei que apoiava meu baterista. Mas, prometo, nunca apoiaria se essas alegações fossem verdade. Estou triste em dizer que vamos retornar desta vez com um baterista diferente, isso é apenas porque não sabemos o que esperar quando retornarmos”.

Imagem

Imagem

Entenda o caso

Em vídeos que circulam da transmissão ao vivo do show que Aurora e banda realizaram no Lolla Brasil, Vestrheim aparece com os dedos levantados e um círculo feito com o indicador e o polegar. O símbolo, prontamente apontado por fãs, remete às letras “W” e “P”. São elas as primeiras da expressão “white power” (poder branco, em tradução literal para o português).

Fãs da cantora também vasculharam o perfil do músico no Instagram e encheram os comentários com emojis de vômito. Foram encontradas ainda ilustrações que continham símbolos nazistas como a suástica e a sequência numérica “777”, atribuída a Javé (Deus em hebraico).

Neste novo comunicado, ela buscou justificar os símbolos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

“Sigmund realmente se desculpa pelos desenhos ofensivos. Ele era um adolescente quando os fez, e achava que era óbvio que se tratava de uma sátira, sem mais significados. Infelizmente, ele não pensou como isso poderia ofender as pessoas e com o tempo ele se esqueceu de que isso estava lá (…). Se alguém tivesse conhecimento de que estava lá, teria sido discutido e removido”.

A cantora também se dedicou a explicar a sequência numérica “777” e o uso da frase “Skinhead para a vida” na legenda de uma foto postada anos atrás.

“Sei que essas coisas, quando justapostas, parecem estranhas. E quase impossíveis de serem negadas. Mas há uma explicação para tudo”, prosseguiu.

Por fim, Aurora explicou o uso do gesto feito pelo baterista, atribuído a movimentos supremacistas brancos. “Nenhum de nós sabia que aquilo tinha duplo significado, atribuído a ideologias de extrema-direita. Na Noruega e em muitos outros países, o símbolo feito com as mãos significa “okay”, “bom trabalho” ou “ótimo!”, que era a emoção que ele estava tentando expressar ao estar no palco. Desculpe se isso aconteceu. Posso imaginar o quão doloroso isso deve ter sido de assistir, pensando que foi de propósito”.

voltando pra home