Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Getty Images
música

Latin Grammy anuncia criação de categoria inédita em Língua Portuguesa; saiba qual!

A Academia Latina de Gravação anunciou, nesta terça-feira (21), que, junto ao mutante cenário musical e de forma a atender melhor seus afiliados, decidiu criar duas novas categorias para o Latin Grammy. Elas contemplam sobretudo a música de Língua Portuguesa e funções até então relegadas aos bastidores, como a de composição.

Passam a ser entregues em novembro deste ano, na cerimônia de gala, Melhor Interpretação de Música Urbana em Português, Melhor Canção de Cantor/Compositor e Melhor Compositor do Ano.

Está prevista ainda uma nova área e alterações no Processo de Premiação do Latin Grammy. No caso de Melhor Compositor do Ano – categoria que reconhece a excelência escrita, a profissão e a arte de compor canções – os compositores devem ter um mínimo de seis canções recém compostas e serem creditados como compositores ou co-autores, e não intérpretes, produtores ou engenheiros.

Já Melhor Canção de Cantor/Compositor premia singles ou faixas que contenham pelo menos 51% de sua letra em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo. Os trabalhos também devem integrar um álbum de cantor ou compositor que concorra na categoria Melhor Álbum de Cantautor naquele mesmo ano.

Quanto à alteração feita na área de Língua Portuguesa, a Academia argumenta que a criação se deve ao fato de reconhecer a enorme quantidade de música urbana feita no Brasil e em Portugal. “Os singles ou faixas podem incluir uma mistura de estilos urbanos com outros gêneros, desde que o caráter urbano predomine”, diz o texto.

Alterações

A partir de agora, as categorias de canção, Melhor Álbum de Engenharia de Produção e o principal troféu da noite, Álbum do Ano, também passam por mudanças. No caso de Álbum do Ano, os discos devem conter um mínimo de 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado. Prêmios ao Artista, Produtor(es), Engenheiro(s), Mixador(es), Engenheiro(s) de Masterização e Compositor(es) de 33% de tempo de reprodução do álbum se outro que não o artista ganhar o prêmio.

De modo similar, o prêmio de Melhor Engenharia de Produção vai para Engenheiro(s) de Gravação e Engenheiro(s) de Mixagem creditado(s) em pelo menos 33% do álbum e Engenheiro(s) de Masterização creditados com pelo menos 51% do álbum dentro do Campo Produção.

No que diz respeito às categorias de Canção, será preciso incluir a data da composição ao submeter inscrições para todas as categorias relacionadas. O processo de inscrição para a 24ª edição do troféu, o mais importante da cultura popular ibero-americana, começa já nesta quinta-feira (23). Para mais informações, acesse o site oficial do Latin Grammy.

voltando pra home