Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Brandon Fraser
cinema

Brendan Fraser vence o Oscar 2023 na categoria Melhor Ator por “A Baleia”

Um dos filmes favoritos da noite, “A Baleia” rendeu a Brendan Fraser o troféu de Melhor Ator no Oscar 2023. A decisão da Academia chamou a atenção pelo fato de ter conferido uma reviravolta à trajetória do ator, que ficou 12 anos sem atuar convivendo com a ideia de uma carreira fracassada por sua participação em filmes considerados como inferiores, entre eles “George, o rei da floresta” e “A Múmia”.

Emocionado, Fraser fez metáforas a respeito das baleias e falou sobre a profundidade da obra em questão, além de relembrar as dificuldades que enfrentou em seus 30 anos à frente das câmeras.

“Agora estou me sentindo num multiverso. Agradeço à Academia por ter feito um filme tão ousado, o convite para esse filme foi um farol. Senhores [referindo-se aos diretores e roteiristas], vocês tem um coração do tamanho de uma baleia e ele foi aberto para que pudéssemos ver a alma de vocês como ninguém mais. Preciso dizer que só as baleias conseguem enxergar a profundidade do talento de protagonista. Comecei há 30 anos e as coisas não foram fáceis, mas aconteceu algo que eu não gostei até que a minha carreira foi interrompida e preciso agradecer por esse reconhecimento. Foi como mergulhar no fundo do oceano e o ar naquele tubo até a superfície foi cuidado pelos meus filhos, minha esposa, minha empresária. Muito obrigado a todos!”.

Mais cedo, na mesma cerimônia, “A Baleia” também venceu o Oscar de Melhor Cabelo e Maquiagem.

A 95ª edição da cerimônia do Oscar aconteceu neste domingo (12), e premiou nomes como Michelle Yeoh, Jamie Lee Curtis e muito mais. Veja a lista com os vencedores AQUI no Papelpop!

O filme

No enredo, Brendan Fraser retorna a fim de interpretar Charlie, um professor de inglês que vive há anos recluso e com um quadro de obesidade mórbida. Após sofrer uma perda afetiva, ele se sente impelido a retomar o contato com a filha Ellie, vivida por Sadie Sink. A tentativa pode fracassar, já que ambos estão afastados há mais de uma década. Para burlar os riscos e conseguir dar um novo sentido à vida, ele conta com a ajuda da parceira Liz.

Com três indicações ao Oscar nesta noite, o longa é mais uma das empreitadas organizadas pela produtora A24. Ao longo dos últimos meses, ele recebeu uma onda de críticas majoritariamente positivas e foi destaque em eventos como o Festival de Cinema de Veneza em 2022. À ocasião, Fraser se emocionou ao ser ovacionado após a sessão de estreia. Além disso, o ator também venceu os troféus de Melhor Ator no Critics’ Choice e no SAG Awards. Quem ficou responsável pela direção foi Darren Aronosfky. Por enquanto, só é possível assistir nos cinemas.

voltando pra home