O dia começou em luto. Um dos maiores cartunistas, chargistas e caricaturistas brasileiros, Paulo Caruso morreu na manhã deste sábado (04), em São Paulo, aos 73 anos.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o artista estava internado no Hospital Nove de Julho, localizado no centro da capital paulista, há cerca de um mês. Ele tratava das complicações decorrentes de um câncer no intestino.
Paulo José de Hespanha Caruso nasceu em 1949, irmão gêmeo do também caricaturista Chico Caruso. Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP) em 1976, mas não seguiu a carreira, pois sua paixão eram os cartuns.
Ele iniciou-se como chargista ainda na década de 1960, no Diário Popular. Chegou a colaborar com O Pasquim, assim como os gigantes Millôr Fernandes, Jaguar e Ziraldo, nos anos de 1970. Depois, inaugurou colunas de humor em revistas, fazendo circular caricaturas de personalidades brasileiras.
Em seu trabalho também estavam momentos da história política do Brasil, sintetizados com sátira e humor. Por sua habilidade, Paulo Caruso recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o de Melhor Desenhista, concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
Atualmente, o cartunista paulistano desenhava ao vivo no “Roda Viva”, tradicional programa exibido na TV Cultura.
O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…
O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…
Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…
Habemus novidades da sequência de “The Batman” (2022). De acordo com fontes ligadas à produção,…
Josh Hutcherson, o eterno Peeta Mellark, não ficou calado e rebateu os comentários de Quentin…
A série de "Harry Potter" está sendo uma adaptação fiel aos livros, segundo Sarah Aubrey,…
Leave a Comment