Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: AgNews/Reprodução/Instagram)
(Foto: AgNews/Reprodução/Instagram)
música

RBD no Brasil: Deputada Erika Hilton solicita investigação sobre suposto esquema ilegal de venda de ingressos pela Eventim

EITA! A deputada federal Erika Hilton, do PSOL, entrou, nesta sexta-feira (3), com um ofício na Câmara dos Deputados, em Brasília, solicitando que o Procon investigue um suposto esquema ilegal de venda de ingressos pela ticketeria Eventim Brasil para shows do RBD no Brasil.

O grupo formado por Anahí, Dulce MaríaMaite Perroni, Christopher Uckermann e Christian Chávez sairão em turnê mundial com a “Soy Rebelde Tour” e tem datas marcadas no Brasil. A banda fará três apresentações em São Paulo, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, e uma no Rio de Janeiro, no dia 19 de janeiro. Os eventos são produzidos pela Live Nation Brasil.

As entradas para um dos shows extras da banda foram vendidas hoje (3), no site da Eventim, e, segundo reportagem do jornal Estadão, em menos de 10 minutos, todas as entradas já haviam sido esgotadas. De acordo com a parlamentar, este fato levou alguns fãs do grupo a ficarem desapontados.

“Segundo portais de notícias, os ingressos se esgotaram em menos de 10 minutos, o que causou bastante frustração aos fãs da banda, que passaram a manifestar sua suspeita de que a compra em massa havia sido realizada por cambistas”, diz o documento, enviado pela assessoria de imprensa de Erika ao Papelpop.

Além disso, Hilton afirmou, também, em lauda encaminhada, a existência de um esquema entre cambistas e a Eventim. “Há também um vídeo que circula nas redes sociais, onde é afirmado que a empresa responsável pela venda dos ingressos possui um esquema com os cambistas”, acrescentou.

A deputada disse, ainda, que, se constatado a veracidade do esquema, a companhia pode ser enquadrada por crime contra a economia popular, previsto na Lei no 1.521, de 26 de dezembro de 1951.

Procurada pelo Papelpop, na tarde desta sexta-feira (3), a Eventim não se pronunciou sobre o despacho enviado por Erika Hilton ao Procon. O espaço segue aberto e será atualizado, caso seja enviado.

***

Leia a lauda completa:

À Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON
Ao Ministério Público do Estado de São Paulo, Promotoria de Defesa do Consumidor

Prezados,

Dirijo-me à Vossa Excelência na condição de Deputada Federal pelo Partido Socialismo e Liberdade de São Paulo (PSOL/SP), na expectativa de obter esclarecimentos em referência ao suposto esquema entre cambistas e a empresa Eventim Brasil, que forneceu os ingressos para o show da banda RBD, previsto para acontecer na segunda quinzena de novembro de 2023.

A referida banda, que possui uma legião de fãs no Brasil, anunciou que realizaria shows no Brasil no ano de 2023. A venda dos ingressos ficou sob responsabilidade da empresa Eventim Brasil, que os disponibilizou em seu site no dia 03 de fevereiro, a partir das 10h. Segundo portais de notícias, os ingressos se esgotaram em menos de 10 minutos1, o que causou bastante frustração aos fãs da banda, que passaram a manifestar sua suspeita de que a compra em massa havia sido realizada por cambistas.

A suspeita foi confirmada em nota publicada pelo R72, que afirmava que diversos pontos de venda estavam tomados por cambistas portando armas de fogo para intimidar os fãs. Há também um vídeo que circula nas redes sociais3, onde é afirmado que a empresa responsável pela venda dos ingressos possui um esquema com os cambistas.

Uma vez sendo comprovado o esquema ilegal de vendas de ingressos, a situação poderia configurar crime contra a economia popular, previsto na Lei no 1.521, de 26 de dezembro de 1951, por configurar ato de manipulação ilegal de preços e tendências de mercado, lesando os consumidores do mercado artístico-cultural no país.

Diante desses fatos, venho por meio deste ofício solicitar a abertura de investigação acerca das denúncias de esquema ilegal relativas à venda de ingressos para o show da banca RBD por parte da empresa Eventim Brasil.

No mais, renovamos nossos votos de estima e consideração, e certos da atenção de Vossa Senhoria, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

voltando pra home