Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Fotos: Divulgação; Reprodução / Twitter)
(Fotos: Divulgação; Reprodução / Twitter)
música

Grammy 2023 e Anitta: quem são os concorrentes da brasileira na categoria de Artista Revelação

Aquecimento para o Grammy 2023 já começou aqui no Papelpop!

Anitta é uma das indicadas na categoria Artista Revelação, prêmio em reconhecimento a um artista cujo recente trabalho avançou e impactou notavelmente o cenário musical. Todos já sabem disso. Mas você conhece os concorrentes da brasileira?

Omar Apollo, DOMi & JD Beck, Muni Long, Samara Joy, Latto, Måneskin, Tobe Nwigwe, Molly Tuttle e Wet Leg são os nomes que também entram na disputa pelo gramofone deste ano. O vencedor só é revelado no próximo domingo (05), em uma cerimônia diretamente de Los Angeles, Estados Unidos.

Enquanto o grande dia não chega, o Papelpop te apresenta — ou apenas relembra — os nove cantores e bandas que, assim como a nossa Girl From Rio, querem se consagrar como Artista Revelação na premiação. Se liga!

Omar Apollo

Nascido nos Estados Unidos, filho de imigrantes mexicanos de Guadalajara, Omar Apollo é um dos fortes concorrentes à estatueta. O cantor e compositor de 24 anos estreou há pouco tempo, com singles como “Ugotme”, “Frío” e “Hit Me Up”, mas foi impulsionado mesmo com o disco “Ivory” (2022).

Esse projeto traz 16 faixas, incluindo os sucessos “Evergreen (You Didn’t Deserve Me At All)”, “Invincible”, parceria com Daniel Caesar, “Go Away” e “Bad Life”, com Kali Uchis. O repertório tem influências R&B, pop, hip hop e muito mais.

Vale lembrar que, com “Ivory”, Apollo se apresentaria no Lollapalooza Brasil deste ano. Ele, no entanto, cancelou o show e se tornou o ato de abertura da “SOS Tour”, nova turnê de SZA que acontecerá pelos Estados Unidos na mesma época. Triste, né?

DOMi & JD Beck

DOMi & JD Beck chamou a atenção com sua mistura de jazz progressivo, hip hop e R&B em 2022, ano em que estreou com “SMiLE”. O single foi fruto de um contrato assinado pela tecladista francesa e pelo baterista estadunidense com a Apeshit, selo de ninguém menos que Anderson .Paak.

A faixa abriu caminhos para o álbum “NOT TiGHT”, também lançado em 2022. O projeto estreitou os laços do duo com .Paak, que colaborou nas músicas “TAKE A CHANCE” e “PiLOT”, e outros artistas, incluindo Snoop Dogg e Busta Rhymes.

Muni Long

Muni Long foi descoberta no YouTube, quando ainda era adolescente e improvisava versos com um dicionário em mãos. Em 2022, já em seus 34 anos, a cantora e compositora norte-americana disparou com “Hrs and Hrs”, single que viralizou no TikTok e parou no top 20 da Billboard Hot 100.

A canção destacou Long na cena R&B e levou ao disco “Public Display of Affection: The Album”, lançado no mesmo ano. Ele reúne outras 17 faixas, incluindo “Ain’t It Easy”, “Time Machine”, “No R&B”, parceria com Ann Marie, e “Baby Boo”, com Saweetie.

Samara Joy

Samara Joy começou cantando na igreja, seguindo as tradições da família. Seus avós se apresentaram com o grupo gospel Savettes e seu pai participou da turnê do cantor gospel Andraé Crouch. Mas, agora, ela está se tornando uma estrela do jazz.

A estadunidense de apenas 22 anos, que cresceu no Bronx, tomou gosto pelo gênero quando formou uma banda na Fordham High School for the Arts e se jogou na cena com o disco “Linger Awhile” (2022). Seu trabalho já foi elogiado por ninguém mais, ninguém menos que Anita Baker e Regina King.

Latto

Latto é uma das favoritas a vencer como Artista Revelação. A rapper norte-americana estreou ainda em 2016 e entrou em ascensão três anos depois, em 2019, com o lançamento de “Bitch From The Souf”. A faixa já ultrapassou os 200 milhões de streams e recebeu o certificado de platina.

A artista de 24 anos ainda criou hits com grandes nomes da música: “Big Energy”, que ganhou um remix em parceria com Mariah Carey e DJ Khaled; “Budget”, com Megan Thee Stallion; “For The Night”, com Chlöe; “Sunshine”, com Childish Gambino e Lil Wayne; e mais. A maioria está no álbum mais recente de Latto, “777” (2022).

Måneskin

Outra aposta da mídia e do público para a categoria é o Måneskin. Formado por Damiano David, Victoria De Angelis, Ethan Torchio e Thomas Raggi, o grupo de rock italiano ganhou o mundo com sua vitória no Eurovision Song Contest e sua releitura de “Beggin’” em 2021.

Eles só cresceram na indústria depois disso, emplacando hits como “ZITTI E BUONI”, “I WANNA BE YOUR SLAVE”, “MAMMAMIA” e “SUPERMODEL”. Até mesmo participaram da trilha sonora de “Elvis”, filme indicado ao Oscar 2023, com a própria versão de “If I Can Dream”.

A banda ainda tocou em premiações como MTV EMA, AMA e VMA nos últimos anos, além de ter se apresentado no Palco Mundo do Rock in Rio 2022. Mais recentemente, em janeiro deste ano, lançou o disco “RUSH!”.

Tobe Nwigwe

O nigeriano-americano Tobe Nwigwe sonhava em ser um jogador da NFL, antes de sofrer uma lesão no pé que o impediu de se profissionalizar, mas encontrou na música o propósito de sua vida. Desde então, vem conquistando fãs e encantando estrelas como Erykah Badu e Sway Calloway.

As músicas do rapper trazem suas experiências em Alief, no Texas, e abordam violência, gangues, drogas e prostituição, mas sem perder a positividade, o poder da fé e a noção de propósito. Entre elas estão “DESTRUCTION”, “LORD FORGIVE ME” e “BEEN BROKEN”, do recente disco “moMINTs” (2022).

Molly Tuttle

Voz em ascensão na cena folk norte-americana, Molly Tuttle é uma cantora, compositora e multi-instrumentista inspirada pelo pai, um professor de música e também multi-instrumentista, e pelo avô, um tocador de banjo. Sua carreira começou com “Rise” (2017), um EP de sete faixas.

O diferencial da artista é como seu trabalho explora o bluegrass, gênero musical típico dos Estados Unidos que tem raízes na música tradicional das Montanhas Apalaches. Isso fica mais evidente em seu último álbum de estúdio, “Crooked Tree” (2022).

Wet Leg

Natural da Ilha de Wight, localizada na costa sul da Inglaterra e acessada apenas de barco, o duo Wet Leg chegou à cena musical com “Chaise Longue” em junho de 2021. A faixa levou a “Wet Dream”, “Too Late Now”, “Angelica” e outros destaques que formaram o álbum “Wet Leg” em 2022.

Formado por Rhian Teasdale e Hester Chambers, o duo vem preenchendo cada vez mais espaços. Além de concorrer ao Grammy, elas lideram a lista de indicados ao BRIT Awards 2023 com Harry Styles. Cada um tem quatro nomeações à honraria que reconhece os talentos britânicos.

E aí, gente, será que a cantora Anitta, a primeira brasileira, subirá ao palco do Grammy 2023 para buscar seu gramafone? Domingo, dia 5, saberemos! Está chegandoooo!

voltando pra home