música

Daniela Mercury comenta no “Roda Viva” como racismo impactou carreira de Margareth Menezes

A jornalista Luanda Vieira questionou a cantora Daniela Mercury nesta segunda-feira (20), durante o “Roda Viva“, sobre sua percepção a respeito do racismo estrutural sofrido pela colega e atual ministra da Cultura, Margareth Menezes. Ela lembrou que, historicamente, as oportunidades de Maga não foram as mesmas de outras artistas contemporâneas, símbolo da cultura popular como Ivete Sangalo e a própria Mercury.

“Essa é uma questão gravíssima, o racismo estrutural sempre foi muito percebido por mim. Tanto que virou um dos temas principais do meu trabalho. Vivo numa cidade em que o racismo é muito evidente, desde criança”, disse.

“Primeiro, que Margareth é uma potência, uma mulher extraordinária. Eu nunca achei que Margareth tivesse dificuldade de conseguir nada, não. Eu acho que quando a gente faz escolhas, e eu também fiz muitas que são mais conceituais, que a gente não trabalha a carreira por dinheiro, que não faz entretenimento, faz arte e cultura, um trabalho mais profundo, a gente vai ter mais dificuldade pra tudo. Ela sempre foi questionadora”.

A artista, que não economizou elogios, também relembrou lutas divididas por ambas e, mesmo sem ter uma resposta formulada a respeito, afirmou que figuras que se colocam diante de questões socioculturais “incomodam o tempo inteiro”.

“Eu não quero dizer que a minha colega que eu amo tanto, que é tão maravilhosa como artista, uma mulher que tudo faz com amor gigantesco, tem compromisso com o País, tenho clareza de como o racismo estrutural, como o machismo e a xenofobia atralha muito todas nós. Ela sofre muito com o racismo estrutural, agora não sei explicar exatamente como isso impactou diretamente. Sei que a gente vai levando, empurrando, vai lutando. Ela teve que lutar muito mais, uma mulher negra tem que fazer o quádruplo do esforço”.

Assista!

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

Robert Pattinson e Zendaya comentam a experiência de fazer três filmes juntos

Robert Pattinson e Zendaya são a dupla do momento! Em entrevista à Vogue norte-americana, divulgada…

2 horas atrás
  • cinema

Lucas Leto e Nicolas Prattes são amigos e sócios em “O Advogado de Deus”, filme que chega em abril

Novidade no cinema nacional: Nicolas Prattes e Lucas Leto vivem os amigos e sócios Daniel…

3 horas atrás
  • música

Com sexta-feira esgotada, Lollapalooza Brasil 2026 tem últimos ingressos para Lolla Pass e Lolla Day de domingo

Após anunciar que os ingressos de pista do Lolla Day para a sexta-feira (20) estão…

19 horas atrás
  • famosos

As cinco produções do cinema e da TV que veremos Zendaya, em 2026

Se Zendaya e Tom Holland se casaram, a gente ainda não sabe, oficialmente. Mas o que…

19 horas atrás
  • música

Casa 1 terá estande no Lollapalooza Brasil com apoio de projeto de Chappell Roan

A Casa 1, organização de apoio e acolhimento à comunidade LGBTQIAPN+ localizada em São Paulo,…

20 horas atrás
  • música

Niall Horan e Zayn, ex-1D, divulgam novidades de seus próximos disco solo

Cadê as viúvas de One Direction? Essa é para vocês! Na esteira do novo disco…

21 horas atrás