Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Doralgina

Os perrengues de crescer! 10 filmes sobre as dores de cabeça de amadurecer

A gente sente nostalgia quando lembra dos tempos da adolescência, não é? Quando os tempos eram mais simples, tínhamos menos responsabilidades e tudo era muito novo. Porém, lembramos também das dores de cabeça da vivência da escola, a procura de amigos e aquela sensação de se apaixonar pela primeira vez que podia nos provocar várias inseguranças.

Ou seja, a transição para a vida adulta é sempre uma montanha-russa de emoções e é impossível ignorar os perrengues que passamos. Por isso, dá até um quentinho no coração quando assistimos aos filmes que retratam justamente esse período da vida. Ao mesmo tempo que a gente lembra dessa fase gostosa, a gente também revive aqueles dilemas da juventude. Por isso, fizemos essa lista de longas temáticos e não estamos sozinhos nessa. Pensando justamente na dor de cabeça que era ser adolescente, montamos essa parceria com Doralgina, que também se preocupa em fazer parte de um ambiente com menos dores de cabeça no dia a dia. Dora que melhora!

Lady Bird

Muito premiado na época em que saiu, “Lady Bird” é exatamente sobre aquela fase da vida em que temos muitas ambições mas passamos pelas limitações de idade, falta de maturidade e dependências dos pais. Saoirse Ronan interpreta Christine McPherson, uma adolescente que está no último ano do ensino médio que deseja sair da cidade para ganhar a vida quando for pra faculdade. Porém, vive com uma mãe tradicional e ainda por cima estuda numa escola católica que é quadrada demais para os ideais dela. Com personalidade forte, a protagonista exige que todo mundo a chame de Lady Bird e passa por um ano em que irá vivenciar muitas coisas da vida pela primeira vez.

O Serviço de Entregas da Kiki

Apesar de ser uma fantasia, esse clássico do aclamado Studio Ghibli traz uma grande metáfora sobre o amadurecimento. Kiki é uma pequena bruxa que, pela tradição, precisa passar um ano numa cidade sem bruxas ao completar 13 anos de idade. Então, ela parte para morar sozinha numa cidade européia e precisa se encontrar nesse novo momento de vida. Ela tem um gato falante, uma vassoura, um rádio e um sonho! Kiki decide usar a capacidade de voar para abrir um serviço de entregas e encontra a ajuda de alguns moradores locais para começar a atender a população. Apesar de ter uma protagonista com poderes mágicos, o filme é sobre a transição para a vida adulta e a crise de personalidade que todos nós passamos nesse estágio de sermos menos independentes dos pais e assumirmos novas responsabilidades.

Boyhood

Lançado em 2014, “Boyhood” foi uma ideia ambiciosa do diretor Richard Linklater ao mostrar uma família literalmente amadurecendo diante dos nossos olhos, já que o filme foi gravado durante 12 anos com todo o elenco original desde o começo. Ou seja, acompanhamos personagens crianças envelhecendo e passando por várias fases da vida como se fosse a realidade. Acompanhamos o crescimento deles na escola, a puberdade, o início da vida amorosa, o amadurecimento, até um dos protagonistas terminar a escola. No meio disso, a família passa por divórcios e os filhos mudam de casa e vivem configurações familiares diferentes. No meio de todas essas mudanças, eles ainda passam pela puberdade, num retrato tão fiel que a gente até lembra das besteiras que fazíamos e gostávamos quando éramos adolescentes. É um filme para ver e se emocionar!

Oitava Série

Sabe quando a gente está numa fase de transição de vida e percebemos que o bem-bom está acabando? “Oitava Série” é sobre isso! Molly e Amy são duas estudantes que percebem que só têm uma única noite para compensar os anos que passaram estudando em vez de viver. Prestes a se formar no Ensino Médio, elas resolvem então viver tudo o que não viveram de divertido e irresponsável na adolescência antes de entrarem para a vida adulta. Elas foram espertas, né? Porque depois de se formar, as dores de cabeça só aumentam! (Junto com várias oportunidades incríveis, claro).

Moonlight

Amadurecer é um processo ainda mais difícil quando se faz parte de uma parcela da sociedade que sofre tanta discriminação. Esse é o caso do vencedor do Oscar de Melhor Filme, “Moonlight”. Dividido em três atos, acompanhamos o envelhecimento do protagonista Chiron, passando pela infância, adolescência e a vida adulta. Além de ser um homem preto, Chiron percebe que é gay e cresce tendo a sexualidade reprimida, vive em condições financeiras difíceis e acaba crescendo seguindo caminhos perigosos. Mesmo com uma história difícil, é lindo ver os momentos em que o protagonista começa a explorar e descobrir as fases da vida com tanta sensibilidade.

Moonrise Kingdom

Um dos filmes mais lindos dirigidos por Wes Anderson! Sam e Suzy são dois adolescentes que se sentem incompreendidos pelas pessoas à volta deles e simplesmente decidem fugir e sair andando por aí e acampando. Claro que eles percebem que viver sozinhos é muito mais complexo e acompanhamos os perrengues de duas crianças que decidem viver como adultos. É muito fofooooo!

Juno

Quer mais dor de cabeça do que precisar assumir responsabilidades que são incomuns para alguém da sua idade? O filme conta a história de Juno, vivida por Elliot Page,  jovem de 16 anos que engravida do melhor amigo e resolve ter a criança para entregar para a adoção. Quando encontra um casal interessado, Juno acaba se aproximando do possível pai adotivo enquanto lida com os sentimentos que tem pelo melhor amigo, Paulie. Além disso, precisa lidar com a inconstância do casal sobre adotar a criança e acaba se envolvendo no dilema dos dois. Quanto drama para uma adolescente lidar, gente!

Quase 18

Nadine tem 17 anos e está num momento difícil da vida. Ela é uma adolescente solitária, que não se dá bem com o irmão e nem com a mãe e ainda perdeu o pai, a única figura que a entendia, aos 13 anos. Para piorar, a única melhor amiga dela, Krista, assumiu um relacionamento com o irmão dela. Se vendo completamente sozinha, ela sofre com os dilemas de estar se tornando uma adulta e ainda ser insegura, mas acaba encontrando uma amizade que pode trazer esperanças de uma vida melhor.

Preciosa – Uma História de Esperança

Claireece “Preciosa” Jones tem uma vida difícil demais e cheia de traumas para uma adolescente. Com a mãe desempregada, as duas vivem num bairro pobre de Nova York e sobrevivem de assistência social. Além disso, ela engravidou duas vezes, vítima de estupros por parte do pai. Após chegar a um enorme momento de crise na vida dela, ela passa a frequentar uma nova escola e começa a enxergar esperança ao ter companhias que a motivam a encontrar o próprio brilho e passam a ser uma enorme rede de apoio para resolver todos os traumas de vida.

As Vantagens de Ser Invisível

Esse clássico sobre amadurecer é um enorme abraço para todo mundo que foi tratado como “o estranho” na adolescência. Baseado no livro de Stephen Chbosky, o filme conta a história de Charlie (Logan Lerman), um jovem tímido e solitário que acaba encontrando duas amizades improváveis que mostram pra ele que a vida é muito menos amedrontadora do que ele pensa. O que torna esse filme singular e necessário é a forma como a história mostra como traumas e dificuldades de socialização podem trazer problemas psicológicos aos jovens, ao mesmo tempo que mostra como o acolhimento de amizades é um fator muito importante para lidar com isso.

Se tem uma coisa que é impossível pensar depois dessa lista é “Não foi fácil”! E não é que vivemos e superamos? Em qualquer momento da vida a gente sempre tem aquele momento mais barra pesada que traz aquela enxaqueca no fim do dia. Por isso, Doralgina é nossa parceira nesses momentos, auxiliando no alívio rápido da dor de cabeça moderada e enxaqueca a partir de 15 minutos*.

Falando em conquistar nosso espaço, Doralgina, um dos N motivos para escolher a Neo Química, apoia a iniciativa EducaDORA, ação que visa capacitar profissionalmente jovens para ingresso no mercado de trabalho como auxiliar de farmácia. Para isso, a marca chamou a Alicerce Educação, empresa de impacto social que traz conceitos inovadores e eficientes em educação para o Brasil. Serão cerca de 100 jovens de 18 a 30 anos impactados nas cidades de São Paulo, Campinas, Salvador, Itabuna e Varginha. Incrível, né?

As turmas de Salvador e Itabuna já estão fechadas, porém ainda há vagas disponíveis para São Paulo, Campinas e Varginha. Saiba mais sobre a Ação EducaDORA acessando www.doralgina.com.br

#doraquemelhora #doralgina #neoquimica

*Referência consultada: bula do produto Doralgina.
Doralgina. dipirona, mucato de isometepteno e cafeína. Indicações: analgésico e
antiespasmódico; incluindo enxaquecas ou para o tratamento de cólicas. MS 1.5584.0380.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Fevereiro/2023.

voltando pra home