música

Margareth Menezes lamenta atos terroristas e diz que fará reunião para avaliar obras destruídas

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou em nota nesta segunda-feira (9) que vai se reunir, nas próximas horas, com membros técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. O encontro tem como objetivo dar início imediato ao restauro das obras destruídas por terroristas bolsonaristas.

Neste domingo (8), extremistas orquestrados invadiram de maneira simultânea o Palácio do Planalto, o Superior Tribunal Federal e o Congresso Nacional, em Brasília. Os prédios ficaram destruídos após a tentativa de golpe.

“É urgente avaliarmos os danos e começarmos a recuperação e restauro de todo patrimônio que foi brutal e absurdamente arrasado. Um quadro de Di Cavalcanti destruído a facadas revela tamanha ignorância e violência desses atos abomináveis”, escreveu a ministra, em seu perfil no Twitter. Ela também classificou a atitude como “estarrecedora”.

A força tarefa contará ainda com as contribuições de Marlova Noleto, diretora e representante da sede brasileira da Unesco.

Ainda não é possível avaliar qual será exatamente o valor pago pelos vândalos. No entanto, uma reportagem do portal UOL obteve informações que dão uma dimensão do estrago: citado pela ministra Margareth, o quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, foi rasgado com golpes de faca. A obra está avaliada em aproximadamente R$ 8 milhões.

Além de objetos e móveis que faziam parte dos ditos espaços, a tela “O Flautista”, de Bruno Giorgi; o vitral “Araguaia”, de Marianne Peretti; a escultura de parede em madeira de Frans Krajcberg e um tapete que pertenceu à Princesa Isabel também foram danificados. Alguns, de modo irreversível.

A obra “Bandeira do Brasil”, de Jorge Eduardo (1995), por exemplo, serviu de cenário para pronunciamento de diversos presidentes. Após a retirada dos terroristas do palácio, ela foi encontrada boiando.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

CCXP25: Selton Mello promete muita ação, aventura e emoção em “Anaconda”: “Ele tem muitas camadas”

E lá vem Selton Mello, mais uma vez, conquistando aclamação mundial! Pelo menos é isso…

4 horas atrás
  • cinema

“O Agente Secreto” vence prêmio dos críticos de cinema de Los Angeles — veja lista

Depois de abocanhar o prêmio dos críticos de Nova York, o longa-metragem de Kleber Mendonça…

5 horas atrás
  • cinema

“É divertido, diferente e estranho”, diz Dylan O’Brien sobre filme que contracena com James Sweeney

Combinando humor, estranhamento e emoção, "Twinless - Um Gêmeo a Menos" chegou aos cinemas do…

1 dia atrás
  • cinema

CCXP25: Prancha de “Bruna Surfistinha 2” vira vulva e novo bordão é revelado: “Agora quero receber”

Em 2011, o frase marcante era “Hoje eu não vou dar não; eu vou é…

1 dia atrás
  • cinema

Wagner Moura recebe prêmio no “IndieWire Honors” e destaca importância da democracia: “Vamos todos nos ater aos nossos valores”

Wagner Moura foi um dos grandes destaques do "IndieWire Honors 2025", onde recebeu o Performance…

1 dia atrás
  • famosos

Anitta revela por que decidiu pausar a carreira internacional: “Eu não estava dando conta”

Na última sexta-feira (05), Anitta esclareceu rumores sobre a carreira internacional. A cantora afirmou que…

1 dia atrás