Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Reprodução / YouTube
Reprodução / YouTube
Melhores de 2022

Tem gogó & conceito: os melhores Tiny Desk de 2022; vem rever com a gente!

É inegável que, com o passar dos anos, o Tiny Desk se tornou um dos melhores programas de música da internet. Afinal, quem não ama uma performance ao vivo e intimista do seu artista favorito?

Criado pela National Public Radio, uma organização de mídia independente norte-americana sem fins lucrativos, o intuito do projeto é colocar cantores e bandas de diversos gêneros e localidades para apresentar uma seleção de suas músicas de forma acústica, geralmente no escritório da rádio. 

Por conta da pandemia, os concertos passaram a ser gravados em estúdio ou na própria casa dos artistas, aumentando ainda mais o clima intimista das performances. No ar desde 2008, artistas como Adele, Dua Lipa, Chloe x Halle, BTS, Alicia Keys, Liniker, Luedji Luna e Seu Jorge já se apresentaram no programa. 

Em 2022, com a flexibilização das medidas de isolamento social, os vídeos voltaram a ser gravados, em sua maioria, no escritório da NPR, mas com alguns ainda acontecendo na versão “Home”.

Pensando nesse comeback, o Papelpop listou algumas das apresentações mais marcantes do Tiny Desk em 2022. Qual foi a sua favorita?  

The Lion King

Para comemorar o aniversário de 25 anos da estreia do musical “O Rei Leão” na Broadway, o elenco da peça foi ao Tiny Desk para uma apresentação para lá de nostálgica! Cantando os hinos que marcaram toda uma geração, os atores e músicos fazem uma performance enérgica e alegre, com harmonizações impecáveis, exibindo as máscaras de Simba e Nala. 

O repertório inclui as icônicas “Circle of Life”, “Can You Feel the Love Tonight”, vencedora do Oscar de melhor Canção Original, e “Hakuna Matata”, compostas por Elton John e Tim Rice para a trilha sonora da animação original, lançada em 1994. Além destas, “They Live in You” e “Endless Night / Shadowland”, escritas exclusivamente para o musical, também são apresentadas. Lindo demais! 

Omar Apollo

Um dos artistas de ascendência hispânica mais importantes da nova geração, sendo indicado a Artista Revelação no Grammy 2023, Omar Apollo levou toda a melancolia e sutileza do “Ivory”, seu primeiro álbum de estúdio, para o Tiny Desk. O cantor abriu a segunda parte do “El Tiny”, em comemoração ao Mês da Herança Hispânica, cantando “En El Olvido”, acompanhado por Las Mariachis Lindas. 

Entregando vocais impecáveis e cheios de sentimento, ele continuou a performance com o sucesso “Evergreen”, seguindo com “Petrified” e “Endlessly”. Antes de finalizar, ele brinca com o público deixando um recado: “Quero que todos pensem em algo. Eu quero que você vá para casa, eu quero que você medite e eu quero que você apenas queime a ponte”.

Para a infelicidade dos fãs brasileiros, Omar era uma das atrações confirmadas do Lollapalooza Brasil 2023, mas cancelou a apresentação dias após ser anunciado como ato de abertura da turnê de SZA — que acontecerá na mesma época. Nos trocou pela Kill Bill!

Usher

Dois anos depois que as conversas dentro da NPR se iniciaram sobre a chegada de uma lenda do R&B no escritório, Usher finalmente fez sua performance no Tiny Desk, encerrando as comemorações do Mês da Música Negra. “Isso tem sido magia negra”, disse o cantor, orgulhoso, em meio a um repertório que passa por diversos sucessos dos seus 25 anos de carreira. 

Usher e sua banda, todos de preto, interpretaram hits como “You Make Me Wanna…”,”U Don’t Have to Call” e “Confessions Part II”, demostrando todo seu talento, como já é de se esperar, e indiscutível presença de palco, transformando o pequeno escritório da NPR em um verdadeiro show. 

Patti LaBelle

Também durante as celebrações do Mês da Música Negra, foi a vez da veterana Patti Labelle, a Madrinha do Soul, mostrar como se faz. Cantando diretamente de sua casa, a cantora e atriz de 78 anos, sendo mais de 50 de carreira, apresentou grandes canções que marcaram sua trajetória. 

Ao lado de sua banda, com backing vocals ferozes, Patti cantou “Something Special (Is Gonna Happen Tonight)”, “Love, Need and Want You”, “If Only You Knew” – sampleada por Nelly no hit “Dilemma”, 19 anos após seu lançamento – e “Lady Marmalade”, a versão original do hino revivido por Pink, Christina Aguilera, Mya e Lil Kim nos anos 2000. Ícone! 

RM do BTS

Tendo feito sua estreia oficial como solista no último dia 2 de dezembro, com o álbum “Indigo”, RM fez sua apresentação no Tiny Desk diretamente de Seul, na Coreia do Sul, desta vez sem os demais integrantes do BTS. E ele entregou tudo! 

Também conhecido como Kim Namjoon, seu nome de batismo, o artista começou sua apresentação com “seoul”, presente na mixtape “Mono”, de 2018. Logo em seguida, tendo programado para que o concerto saísse no mesmo dia do lançamento do álbum, o líder do BTS presenteou os fãs com com primeiras performances ao vivo de “Yun” e “Still Life”, as faixas que abrem o “Indigo”. Mesmo tão recente, o concerto já se tornou um dos mais assistidos de 2022, com mais de 2,5 milhões de visualizações. Realmente um fenômeno! 

Stromae

ELE! O mais recente da lista, Stromae fez sua estreia no Tiny Desk no dia 6 de dezembro, cantando sucessos do EP “Multitude”, o primeiro do belga em oito anos, lançado em março de 2022. 

O repertório inclui “L’enfer”, “Santé” e “Mon Amour”, que traz Camila Cabello como colaboradora. O cantor também aproveita a oportunidade para interpretar a consagrada “Alors On Danse”, lançada originalmente em 2009.  

FKA Twigs

Cercada de velas nos salões da Igreja St. Matthias, em Londres, em sua primeira performance no Tiny Desk, FKA Twigs apresenta seus vocais angelicais falando sobre os perigos da devoção. A cantora, atriz e dançarina britânica também foi uma das atrações especiais do Mês da Música Negra. 

No concerto, FKA apresenta as baladas “home with you” e “celophane”, ambas de 2019, em uma performance inspirada, delicada e potente. Acompanhada de uma banda formada apenas por mulheres, ela também apresenta uma versão etérea do single “killer”, seu lançamento mais recente, onde reflete sobre o perigo de ser uma mulher apaixonada.

 JID

Em sua segunda passagem pelo Tiny Desk, dessa vez como solista – sua primeira vez no programa foi junto ao coletivo Spillage Village, em outubro de 2020 —, JID chegou para reafirmar seu posto como um dos rappers mais talentosos atualmente.

Acompanhado de uma banda inspirada, ele fez a primeira performance ao vivo das faixas “Galaxy”, “Sistanem”, “Surround Sound” e “Kody Blu 31”, presentes no seu aclamado terceiro álbum de estúdio, “The Forever Story”, lançado em agosto deste ano. 

Cantando sobre questões como história, família e cidade natal, JID apresentou também os sucessos “Workin Out”, “Off da Zoinkys” e “Never”, entregando tudo de si à performance. “Somos muito gostosos. Somos gostosos para c*aralho”, falou ele sobre si e seus companheiros — e não mentiu!

Jessie Reyez

VOCAIS! Mais uma convidada do “El Tiny” para o Mês da Herança Hispânica, Jessie Reyez abalou o escritório da NPR com uma performance emocionante e divertida em sua estreia no Tiny Desk. Com uma banda numerosa, com direito até a instrumentos de corda e trompas, a colombiana-canadense fez um show à parte apresentando as faixas “FIGURES”, “ONLY ONE” e “IMPORTED”.

Explorando ao máximo seu timbre único, sentindo cada palavra que cantava, e usando uma escova de cabelo – ! – e uma lata – !! – como instrumentos musicais, Jessie também aproveitou a oportunidade para performar “MOOD”, “MUTUAL FRIEND” e “FOREVER”, presentes no “YESSIE”, seu segundo álbum de estúdio, lançado em setembro. Simplesmente ARTISTA! 

voltando pra home