Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Reprodução / Netflix
Reprodução / Netflix
Melhores de 2022

Pega o lencinho e vem! 6 doramas que furaram a bolha da dramaland e fizeram barulho em 2022

Engana-se quem imagina que o K-pop é o único produto cultural da Coreia do Sul a ser difundido de forma massiva ao redor do mundo. Nos últimos anos, vimos um crescimento expressivo na indústria cinematográfica, nos webtoons, nos produtos de maquiagem e skincare, nos manhwas e, principalmente, nos doramas, também chamados de K-dramas

Round 6” é apenas um dos exemplos de séries sul-coreanas que furaram a bolha da dramaland (apelido para a comunidade de pessoas aficionadas pelas produções), no qual podemos citar também títulos como “Vincenzo”, “Tudo Bem Não Ser Normal”, “Pousando No Amor” e muitos outros.

Seja por sua forma inusitada — na visão ocidental — de retratar relações amorosas, pela narrativa diferenciada ou simplesmente pela curiosidade em saber mais sobre uma cultura tão rica e diferente da nossa, é um fato que cada vez mais pessoas têm se interessado por esses produtos.

Pensando nisso, o Papelpop listou seis produções sul-coreanas que fizeram barulho em 2022, todas disponíveis em streamings.

Uma pequena dica: caso você queira mergulhar de cabeça neste mundo, não esquece de pegar um lencinho, você pode precisar! Kkkk   

“All Of Us Are Dead”

Para quem ama uma boa história de zumbis, “All Of Us Are Dead” é a série certa. Quem assistiu “Invasão Zumbi” (2016), sabe como a Coreia do Sul retrata muito bem produções do gênero. Eletrizante do início ao fim, o dorama estreou sem muito alarde, mas rapidamente se tornou uma das produções de maior audiência da história da Netflix, atingindo mais de 230 milhões de horas assistidas na semana de lançamento. 

Com segunda temporada já confirmada, a narrativa acompanha um grupo de alunos da escola Hyosan tentando sobreviver a uma epidemia mortal que teve início no laboratório de ciências da instituição. Isolados, a única opção possível é lutar por suas vidas, enquanto o vírus se espalha sem controle entre os estudantes, professores e funcionários, até que, finalmente, começa a se alastrar pela cidade.  

Disponível na Netflix.

“Vinte e Cinco, Vinte e Um”

Uma história de amor épica e nostálgica, “Vinte e Cinco, Vinte e Um” faz uma viagem no tempo para contar os altos e baixos do romance entre Na Hee-do (Kim Tae-ri) e Baek Yi-jin (Nam Joo-hyuk). Passando-se entre 1998 e 2021, a produção é emocionante de todas as formas possíveis, mostrando um retrato real da crise financeira que atingiu a Ásia no final dos anos 1990, dramas familiares e rotinas de trabalho extensivas, além de falar sobre um esporte não tão comum no entretenimento: a esgrima. 

A série acompanha a filha de Hee-Do lendo seus antigos diários, que ela encontra na casa da avó. A adolescente então toma conhecimento da evolução da mãe nas competições escolares, sonhando em se tornar uma rival à altura de sua ídolo Ko Yu-Rim, vivida por Bona, integrante do Cosmic Girls, e chegar à seleção coreana. Ela também descobre como foi sua relação conturbada, porém intensa, com Back Yi-Jin, um jovem que tenta recuperar a honra de sua família após a empresa do pai falir.  

Disponível na Netflix.

“Pretendente Surpresa”

Sirva o clichê bem gelado! “Pretendente Surpresa” é a prova de que, nem sempre, um enredo mirabolante é a melhor opção. Simples e engraçada, mas sem ser menos emocionante, o dorama é perfeito para os que procuram um entretenimento mais leve e apaixonante. 

A série acompanha Shin Ha-ri (Kim Sejeong), uma cientista que vai disfarçada em um encontro às cegas para ajudar a melhor amiga a afastar mais um pretendente que seu pai lhe impôs. Após um momento desastroso, ela descobre que o rapaz era Kang Tae-mu (Ahn Hyo-Seop), o novo CEO autoritário da empresa em que trabalha, que foi ao encontro por exigência do avô.

A partir daí, a história se desenrola nas tentativas atrapalhadas de Ha-ri em não ter sua farsa descoberta, enquanto os dois começam a nutrir sentimentos reais um pelo outro.   

Disponível na Netflix.

“Pachinko”

Um dos K-dramas mais aclamados do ano pela crítica especializada, a adaptação do best-seller de Lee Min Jin conta uma história de amor proibido que envolve quatro gerações de uma família coreana.

Com uma segunda temporada já confirmada, a produção conta com um elenco de peso, que inclui a veterana Youn Yuh-Jung, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2021, por sua performance em “Minari: Em Busca da Felicidade” (2020). 

Pachinko” acompanha a jovem coreana Sunja (Youn), que deixa sua terra natal em busca de uma vida melhor no Japão. Falada em coreano, japonês e inglês, a série mostra a realidade da xenofobia e o racismo no início do século XX, enquanto a protagonista luta para construir um legado e proporcionar um futuro confortável para seus filhos, conseguindo trabalho apenas nas tradicionais casas de jogo conhecidas como pachinko. 

Disponível na Apple TV+.

“Alquimia das Almas”

Mesmo com a primeira temporada acabando de ser exibida há pouco tempo, “Alquimia das Almas” já se tornou um dos doramas mais queridos de 2022. Com efeitos especiais de ponta, muita magia e mistérios, a série de fantasia se passa no fantástico país fictício Daeho, parecido com a Coreia medieval, e já tem segunda temporada confirmada para janeiro de 2023 – logo ali!

A narrativa acompanha Jang Wook (Lee Jae-wook), um jovem mestre de uma das famílias mais importantes do país, que possui um segredo obscuro relacionado ao seu nascimento. Sem saber como fugir dos boatos que o cercam, ele pede ajuda a Mu-Deok (Jung So-min), sua serva, sem saber que ela é, na verdade, a poderosa feiticeira e assassina de elite Naksu, que acabou presa no corpo fraco da jovem após um feitiço, a Alquimia das Almas. Juntos, os dois magos partem em uma jornada épica para consertar seus destinos.

Disponível na Netflix.

“Uma Advogada Extraordinária”

Para finalizar, “Uma Advogada Extraordinária” não poderia ficar de fora da lista. A história de Woo Young Woo (Park Eun-bin) foi um sucesso não apenas na Coreia do Sul, mas também em todo o mundo, chegando a acumular mais de 77 milhões de horas assistidas num período de sete dias, enquanto ainda tinha seus episódios disponibilizados na Netflix. Tanta aclamação rendeu uma renovação para a segunda temporada, além de um possível remake norte-americano. Encantou!

A série acompanha uma advogada de 27 anos no espectro autista, que, como o título indica, é uma profissional brilhante. Dona de um QI extremamente elevado, ela consegue um emprego em um dos maiores escritórios de advocacia de Seul. Apesar de competente, a jovem não sabe lidar muito bem com os próprios sentimentos, fazendo com que não consiga criar relações mais íntimas com outras pessoas. Ao longo dos episódios, vemos a evolução de Young Woo como profissional e pessoa, enquanto ultrapassa suas próprias barreiras ao conhecer pessoas que vão mudar sua vida. 

Disponível na Netflix.

voltando pra home