Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Melhores de 2022

Papelpop elege os álbuns e os videoclipes preferidos da redação em 2022!

Último dia do ano e nós não poderíamos deixar de hablar sobre quais foram nossos álbuns e videoclipes preferidos de 2022, né?

A redação do Papelpop, então, catou um papel e uma caneta (mentira, rolou aquela reunião no Zoom!) para elencar e te contar o porquê temos nossos favs em cada uma das categorias.

Cata seu fone de ouvido e vem ouvir nosso sermão!

Amauri Mazzuco — Repórter do Papelpop

ÁLBUM: “Un Verano Si Ti” – Bad Bunny

Além de morar no topo da Billboard 200 na maior parte do ano, consagrou o coelhão como o maior e tem músicas ótimas como “Tití Me Preguntó”, “Moscow Mule”, “Me Porto Bonito” e mais.

VIDEOCLIPE: “Unholy” – Sam Smith feat. Kim Petras

O clipe ilustra muito bem a música, tem uma direção impecável e mostra bem a vida dupla dos chefes da família tradicional. Além disso, toda a profanidade também chama a atenção.

Tiago Mascarenhas — Social Media do Papelpop

ÁLBUM: “HOLY FVCK” – Demi Lovato

Como bom lovatic, a expectativa pra ver ela no rock de novo estava muito alta e foi muito legal ser surpreendido de um jeito tão gostoso. Tava com saudades de ver Demi fazendo bons trabalhos de novo, rs. 

VIDEOCLIPE: “Boy’s Don’t Cry” – Anitta

Vamos ser sinceros? “Boys Don’t Cry”, de Anitta, foi um show, né? Foi ótimo ver a gata saindo da zona de conforto e entregando o melhor clipe da carreira. Tiveram outros? Beleza, mas bora valorizar a Girl from Rio.

Catharina Dourado — Repórter do Papelpop

ÁLBUM: “Quantas Vezes Você Já Foi Amado?” – Baco Exu do Blues

“Quantas Vezes Você Já Foi Amado?”, de Baco Exu do Blues. “Renaissance”, de Beyoncé, e “Un Verano Sin Ti”, de Bad Bunny, também não saíram do meu fone, mas meu conterrâneo baiano me arrebatou com esse disco bem produzido e cheio de sentimentos.

VIDEOCLIPE: “LA FAMA” – Rosalía e The Weeknd

“La Fama”, de Rosalía em parceria com The Weeknd. Nada mais icônico do que a Motomami, em um vestidinho prateado, metendo uma adaga no Abel e dançando uma bachata.

Guilherme Araújo — Repórter do Papelpop

ÁLBUM: “Tu Historia” – Julieta Venegas

Mais pop do que nunca, ainda que flerte com o alternativo, Julieta Venegas entrega um disco que renova seu som. A artista mexicana trata de lembrar durante as dez novas faixas (entre elas a excelente “Mismo Amor”) que é preciso abraçar nossos erros e acertos, ignorando o conceito de “memória seletiva”. Toda experiência é bem-vinda – uma convicção que, quando bem interpretada, pode mudar tudo. 

VIDEOCLIPE: “Monotonía” – Shakira

Admiro muito a coragem de Shakira ao expor questões sentimentais no calor do momento. Logo ela, que sempre foi muito reservada. Com honestidade, criatividade e elegância, ela e Ozuna criaram um registro que tenta dar conta das dores e perguntas que um término pode ocasionar. Cheio de metáforas, o clipe só tem um defeito: ser muito curto. Quando a música, uma bachata bem tradicional, parece que vai engrenar… acaba.

Jovi Marques — Redator-chefe do Papelpop

ÁLBUM: “MOTOMAMI” – Rosalía

Sem dúvida alguma, foi o álbum que mais ouvi em 2022. Foi o álbum que mais me ouviu em 2022. Foi o álbum que mais me emocionou e me divertiu em 2022. Eu fico aos prantos sempre que ouço “Hentai”. O fogo no rabo volta com tudo em “CUUUUuuuuuute”. Me sinto a pessoa mais chique ouvindo “LA FAMA”. Com “Saoko”, eu sinto que vou dominar o mundo. E “Bi É experimental, é pop, é uma mistura de ritmos que tem tudo a ver com ao retorno pós-pandêmico. Foi uma honra ver Rosalía ao vivo em São Paulo esse ano. Curioso para ver como será o show do Lollapalooza Brasil 2023.

EXTRA, EXTRA!

Aqui vale a menção para “Lady Leste“, de Gloria Groove. O segundo álbum de estúdio da drag queen veio para reforçar e esfregar na cara das pessoas o talento, a versatilidade, a potência vocal e artística de Daniel. É pop bem feito, tem conceito, tem ritmos brasileiros. Ouvi demais!

VIDEOCLIPE: “30 semanas” – Rico Dalasam

Como sempre, mais uma canetada do papi Dalasam. É emocionante, sempre, ouvir ele cantar sobre afetos entre dois homens. Em “30 semanas”, uma das músicas que mais ouvi em 2023, ele entrega uma baladinha gostosa de ouvir e sofrer ao som. O clipe é lindo.

Manoela Amorim — Produtora do Um Milkshake Chamado Wanda

ÁLBUM: “El Madrileño” – C. Tangana

Muito além de ex-namorado da Rosalía, nesse álbum, C. Tangana (ou Pucho, para os íntimos) conseguiu unir diferentes estilos de um jeito lindo, sexy e fascinante. Passou pelo flamenco, bachata e até funk, tudo com uma pegada super moderna e inovadora. Passei boas horas do meu ano escutando esse cara, e ainda tive o privilégio de vê-lo ao vivo na sua cidade natal, showzaço! Destaque para a faixa “Comerte Entera”, que é em parceria com o Toquinho (o cantor da MPB, não o influencer, rs).

VIDEOCLIPE: “El Apagón”- Bad Bunny

Não foi o clipe que eu mais assisti, mas é um clipe que TODO MUNDO PRECISA ASSISTIR! Para essa faixa, Bad Bunny resolveu fazer uma coisa diferente: se inicia como se fosse um clipe normal, cenas belíssimas dele cantando, galera dançando e fervendo, mas depois se transforma em um mini documentário (20 minutinhos) contando sobre a situação de Porto Rico, que ainda é uma colônia americana que sofre muito com gentrificação e especulação imobiliária. Enfim, gato, gostoso, música boa e politizado.

Felipe Dantas — Repórter do Papelpop e produtor do Um Milkshake Chamado Wanda

ÁLBUM: “Dawn FM” – The Weeknd

Disparado no meu streaming está o “Dawn FM” do The Weeknd, sendo “Sacrifice” a minha faixa mais ouvida do ano. Adorei como ele levou a estética oitentista que já tinha no “After Hours” de uma forma um pouco mais sombria, com aquela estética de rádio e com letras perspicazes sobre relacionamento!

VIDEOCLIPE: “Player of Games” – Grimes

Eu estaria roubando se eu falar de um clipe que saiu no finzinho de 2021? Porque o clipe que mais vi nesse ano foi “Player of Games”, da Grimes. Ela entregou estética perfeita para uma gay nerdzinha como eu! Toda aquela luta de espada, o visual dela bem elfa e o cenário incrível. E ainda sofro pois ela toca junto uma música que até agora nunca foi lançada.

Paulo Côrrea — Apresentador do Papelpop

ÁLBUM: Mr. Morale & the Big Steppers” – Kendrick Lamar

Falar do “Renaissance” da Beyoncé, maior álbum de 2022, seria previsível demais. Então um dos álbuns que me surpreendeu esse ano foi “Mr. Morale & the Big Steppers”, do Kendrick Lamar. Mantendo o nível de produção elevado do artista, em 19 faixas, ELE seguiu trazendo questões sociais mas, dessa vez, um pouco mais vulnerável, falando de questões pessoais e seus defeitos. Como fã, foi incrível ver Kendrick apresentar suas narrativas como homem preto de maneira mais humanizada e honesta.

VIDEOCLIPE: “Gasoline” – The Weeknd

Diferente do Grammy eu não vou ignorar o trabalho IMPECÁVEL feito por The Weeknd na criação da estética visual do “Dawn FM”, aqui podemos usar “Sacrifice”, que abriu essa era, ou “Gasoline”, que além de ser muito bem produzido, dá continuidade a história criada nos clipes anteriores como “Take My Breath” lançado em agosto de 2021. O principezinho do pop serviu visuais de qualidade.

Phelipe Cruz — Criador do Papelpop e milkshaker no Um Milkshake Chamado Wanda

ÁLBUM: “Renaissance” – Beyoncé

É um álbum que vai marcar pra sempre. É disco, é house, é pop, é tecnho, é funky, é pra dançar e é genial. Musicalmente, uma novidade e uma mudcança muito bem-vinda na carreira de Beyoncé, que amarra todas as faixas de Renaissance, uma após a outra, como se o disco fosse um grande tapete vermelho felpudo estendido no chão da sala pra todos dançarem. Não é só um excelente disco cheio de grooves impecáveis, letras espertíssimas, vocais poderosíssimos e melodias certeiras. É também uma celebração da cor, da sexualidade, da sagacidade, do talento e da alegria das pessoas pretas. Um trabalho completinho, redondinho, uma delícia de ouvir, do começo ao fim. Uma obra-prima do pop assim como foi o dançante e lindo Off the Wall de Michael Jackson ou como foi o maravilhoso e honesto Miseducation da Lauryn Hill. Nós vivemos pra ver isso acontecer.

VIDEOCLIPE: “ride the dragon” – FKA twigs

É um video bem curtinho, bem fofo. Ela tem muitos clipes melhores e mais bem elaborados, mas esse eu achei simpático e vi demais em 2022. Amo por por vários motivos. Primeiro porque amei “CAPRISONGS”, um dos melhores discos do ano, na minha opinião. E depois porque o clipe de “ride the dragon” tem a FKA twigs dançando e ela é uma excelente dançarina. Em terceiro porque ela grava o clipe dançando nas ruas de Londres e lá é proibido dançar em locais públicos. Então a cantora e as amigas dela são sempre interrompidas por autoridades. Parece armado, mas é verdade. Em um dos momentos, ela tenta dizer pra um policial que ela tá gravando pro TikTok. Amo!

Samir Duarte — Milkshaker no Um Milkshake Chamado Wanda

ÁLBUM: “Caprisongs” – FKA twigs

A FKA sempre consegue explorar muitas sonoridades no trabalho dela, mas dessa vez ela conseguiu misturar vários estilos no que não é nem um álbum, mas uma mixtape que provavelmente a FKA usou pra explorar todos os cacos de sons e ideias soltas que ela tinha antes de vir com novo álbum. Acho perfeito!

VIDEOCLIPE: “Shinigami Eyes” – Grimes

voltando pra home