Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Reprodução)
(Reprodução)
Melhores de 2022

O ANO DELAS! 10 girl groups de K-pop que dominaram os charts sul-coreanos em 2022

Não tem jeito, esse foi, definitivamente, o ano das mulheres no K-pop! Com muitos hits, coreografias virais e o surgimento de novos grandes nomes na indústria, os grupos femininos dominaram os charts sul-coreanos em 2022.

O destaque maior ficou em cima dos rookies (como são chamados os artistas estreantes no mercado), que chegaram arrombando a porta para mostrar que é o momento da nova geração ditar o que faz sucesso.

Porém, este ano também tivemos resultados expressivos de grupos mais antigos, que provaram que ainda têm espaço na indústria e sempre podem se renovar. Além disso, é claro, não podemos esquecer das solistas que também entregaram tudo!

Enquanto 2023 não chega com a nova leva de hits para nos viciarmos, o Papelpop te deixa por dentro de 10 dos melhores lançamentos de K-pop de 2022. Vamos lá! 

1 – IVE

Um dos principais nomes da nova geração, o IVE chegou no finalzinho de 2021 disposto a deixar uma marca na indústria. Conseguindo um hit doméstico e internacional com “Eleven”, seu single de estreia, o grupo apenas estava preparando o terreno para o que viria a seguir. 

Foi com “Love Dive”, seu primeiro comeback, que Yujin, Gaeul, Rei, Wonyoung, Liz e Leeseo conquistaram de vez os coreanos. Alcançando o tão almejado All-Kill – quando uma faixa atinge o primeiro lugar dos principais charts do país simultaneamente -, a música se tornou um dos maiores (se não o maior) sucessos do ano, ganhando diversos prêmios de Song Of The Year nas premiações de fim de ano da Coreia do Sul. 

Elas ainda retornaram no segundo semestre com o single “After Like”, que, usando o icônico sample de “I Will Survive”, de Gloria Gaynor, mostra um lado mais alegre e dançante do IVE. Como já era esperado, a canção também chegou ao topo das paradas musicais, com direito até a verso viral! 

2 – (G)I-dle 

Depois de um 2021 conturbado, em que uma grande polêmica resultou na saída da integrante Soojin, muitas pessoas pensaram que aquele seria o fim da carreira do (G)I-dle. Porém, com a chegada de um novo ano, Miyeon, Minnie, Soyeon, Yuqi e Shuhua queriam mostrar que ainda podem fazer muito mais. 

E elas conseguiram. Apostando no pop rock com “Tomboy”, single do álbum “I Never Die”, elas alcançaram o seu primeiro Perfect All-Kill – quando uma faixa atinge o primeiro lugar de TODOS os charts sul-coreanos ao mesmo tempo. Foi um sucesso tão grande, que o grupo praticamente não é mais associado à situação complicada do ano anterior. 

Não satisfeitas, elas fizeram história ao ser o único grupo em 2022 a alcançar o PAK duas vezes e com lançamentos consecutivos. Em outubro, elas colocaram a Coreia do Sul inteira para tirar a roupa com o single “Nxde”, do mini album “I Love”, onde homenageiam Marylin Monroe com uma crítica à forma que a nudez feminina é malvista, seja no entretenimento ou de forma geral. ARTISTAS! 

3 – Red Velvet

Completando oito anos de carreira em 2022, o Red Velvet é a prova viva de que é, sim, possível atingir novos patamares em uma indústria que tanto preza por renovação. E disso elas entendem muito bem! Aclamadas por sua versatilidade, logo no começo do ano elas voltaram com “Feel My Rythm”, single do “The ReVe Festival 2022 – Feel My Rythm”. 

Misturando batidas de trap com o sample da peça clássica “Air on the G String”, do alemão Bach, Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri fizeram a Coreia sentir o ritmo com toda a sua autenticidade e qualidade artística, tanto sonora quanto visual. Lançando umas das maiores músicas do ano, elas tiveram o melhor desempenho nas paradas musicais sul-coreanas desde 2019, com “Psycho”. 

Sendo um dos grupos mais ativos da sua geração, que engloba nomes como Blackpink e Twice, ainda este ano elas também contaram com o debut solo da integrante Seulgi, com o mini album “28 Reasons”, e voltaram no finalzinho de novembro com mais uma etapa do “The ReVe Festival 2022”, desta vez com o single “Birthday”. 

4 – Blackpink 

A este ponto, todos sabem que é impossível falar de sucesso sem citar o Blackpink, o maior girl group do mundo na atualidade. Infelizmente não tão ativas musicalmente quanto suas colegas do tópico anterior, finalmente fomos agraciados em 2022 com o álbum “Born Pink“, que contou com os singles “Pink Venom” e “Shut Down“, após dois anos de hiato. 

Como esperado, o lançamento rendeu à Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa novos recordes (que já eram delas), tanto de vendas físicas quanto de streaming, aumentando ainda mais seu sucesso ao redor do mundo. Também nesta era, elas fizeram sua primeira performance em uma premiação dos Estados Unidos, apresentando “Pink Venom” no VMA 2022, onde ganharam os prêmios de Melhor Grupo e Melhor Performance no Metaverso, tendo Lisa vencido como solista na categoria Melhor K-pop. 

Enquanto o Blackpink segue em turnê mundial, iniciada logo após o lançamento do disco, Jennie se prepara para estrear como atriz na série “The Idol“, da HBO, ao lado de The Weeknd e Lily-Rose Depp. Sem shows marcados na América Latina, rumores apontam a grande possibilidade de que o grupo venha ao Brasil para uma performance no festival The Town, que acontecerá em São Paulo no ano que vem. Estamos na torcida! 

5 – NewJeans 

Chegando para revolucionar totalmente a forma de se divulgar um grupo, o NewJeans debutou em 2022 de surpresa. Uma dia, de repente, a Ador Entertainment, subsidiária da HYBE Labels (BTS, TXT, Enhypen, Le Sserafim e mais), publicou o clipe do single “Attention” sem teasers, sem anúncios, sem sequer divulgar o nome das integrantes. 

O alvoroço foi tanto que não se falava em outra coisa. Ao longo dos dias, a agência foi divulgando as informações aos poucos, junto com os clipes das outras três faixas do mini album de estreia, os singles “Hype Boy” (que possui uma versão para cada integrante) e “Cookie” e a bside “Hurt”. Com um desempenho fora do comum, todos os três singles figuraram ao mesmo tempo no top 10 de todos os charts do país, onde conseguiram o feito raro de alcançar o All-Kill logo no debut, com “Attention”. 

Aclamadas por ter uma estética e sonoridade quase totalmente pautada no início dos anos 2000, Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein conquistaram a Coreia do Sul (e o mundo!) com todo seu carisma e talento. Agora que já conseguiram a atenção que queriam, todos estão ansiosos para os próximos passos do grupo, que deve lançar seu segundo mini álbum em janeiro de 2023. Elas são o momento! 

6 – Nayeon

Diferente do Red Velvet e Blackpink, infelizmente o Twice não se encontra no seu melhor momento em relação aos charts sul-coreanos, apesar de continuarem a expandir seu público internacional, batendo seus recordes pessoais de vendas físicas a cada lançamento. Porém, indo na contramão do grupo, Nayeon foi a primeira integrante a debutar como solista, entregando um dos melhores desempenhos nas paradas musicais em 2022. 

Com “POP!”, a artista figurou dentro do top 5 dos principais charts do país, indo melhor do que os lançamentos do Twice desde 2019. Apostando em um pop chiclete e divertido que foi o responsável por transformar o grupo em um dos maiores nomes da indústria, Nayeon reconquistou o público doméstico com todo o seu carisma e alegria, colocando todos para fazer a icônica dancinha com as mãos. 

7 – Aespa

Figurando entre as principais faces do K-pop na atualidade, o Aespa usou 2022 para aumentar sua popularidade no exterior, fazendo apresentações lotadas nos Estados Unidos, incluindo performance no Coachella, e no Japão, com direito a um single totalmente cantado em inglês, “Life’s Too Short”. 

Na Coreia, Karina, Winter, Giselle e Ning Ning fizeram seu aguardado comeback em julho, com o single “Girls”, que veio algumas semanas após a faixa “Illusion”, disponibilizada como pre-release do mini álbum. Apesar de não ter tido um desempenho tão expressivo quanto seus singles de 2021, como “Savage”, que teve PAK, e “Next Level”, provavelmente a maior música daquele ano, o lançamento ainda assim foi um sucesso, alcançando boas posições nos charts e batendo recordes de vendas físicas.

O destaque maior da era, contudo, ficou justamente com “Illusion”, que ainda se mantém estável nas paradas, enquanto “Girls” não conseguiu se sustentar tanto quanto suas antecessoras. A música já é considerada a maior bside de um grupo feminino deste ano, se saindo melhor do que faixas-título de muitos grupos famosos. 

8 – Le Sserafim 

Mais um grupo que passou por uma polêmica complicada que resultou na saída de uma integrante, o Le Sserafim conseguiu dar a volta por cima em grande estilo. Debutadas em 2022, as garotas viram suas carreiras ameaçadas após uma de suas integrantes, Kim Garam, ser acusada de cometer bullying na escola. Enquanto as investigações corriam, ela foi afastada das promoções de “Fearless”, debut single do grupo, que teve um desempenho morno nos charts. 

Após a jovem ser removida definitivamente, Sakura, Yunjin, Chaewon, Kazuha e Eunchae tinham a difícil missão de mostrar à Coreia que elas não seriam facilmente abaladas e tinham muito o que acrescentar na indústria. E elas fizeram! Em seu primeiro comeback, “Antifragile”, o Le Sserafim canta justamente sobre como são fortes e não vão ser derrubadas tão facilmente. 

A música caiu no gosto dos coreanos, que seguem viralizando passos da coreografia, com diversos artistas os reproduzindo. O grupo também tem sido aclamado por ter ótimas performers, que, mesmo tão jovens, estão entregando as apresentações mais elaboradas das premiações de fim de ano. Ainda vamos ouvir falar muito sobre elas! 

9 – Taeyeon 

Esse ano Taeyeon foi, não ironicamente, a maior. Uma das solistas mais importantes da atualidade, ela deixou sua marca em 2022 ao conseguir o primeiro PAK do ano com “INVU”, faixa-título do seu terceiro álbum de estúdio. Um pouco antes, a artista também havia lançado o rock “Can’t Control Myself”, como pre-release do disco, que conta ainda com a faixa “Weekend”, que foi um dos maiores sucessos de 2021. 

Não há muito o que dizer. Mesmo após 15 anos de carreira como líder e vocalista principal do Girl’s Generation, sendo seis deles como solista, Taeyeon segue mostrando que ainda tem força e qualidade suficiente para seguir sendo umas das maiores cantoras que a Coreia do Sul já viu. KINGA! 

10 – Girl’s Generation 

Sim, elas voltaram por nós! Em homenagem aos seus 15 anos de carreira, o Girl’s Generation se juntou novamente, após cinco anos sem atuar como um grupo completo, para presentear os fãs não apenas com uma música, mas com um álbum. Usando sample de “Into The New World”, sua música de debut, no single “Forever 1”, elas mostraram porque sempre serão o Grupo da Nação, tendo um desempenho expressivo nos charts – o melhor delas desde 2015. 

Com direito até a reality show e apresentações em music shows, Taeyeon, Sunny, Tiffany, Hyoyeon, Yuri, Sooyoung, Yoona e Seohyun não conseguiram segurar toda a felicidade e emoção de poderem performar juntas novamente em frente aos fãs, que nunca deixaram de apoiá-las. 

Com três integrantes fora da gravadora, a SM Entertainment, e com cada uma das oito exercendo suas próprias carreiras, momentos como esse continuarão sendo raros. Porém, enquanto elas ainda quiserem estar juntas e sentirem todo esse amor, com certeza não deixarão de tentar fazer algo em conjunto. Que venha o aniversário de 20 anos! 

voltando pra home