Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Edson Arantes do Nascimenton enfrentava um câncer no colón desde setembro de 2021. (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)
famosos

Morre Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos de idade

Notícia triste para o esporte brasileiro e mundial: morreu o ex-jogador Pelé aos 82 anos nesta quinta-feira (29). Conhecido como Rei do Futebol, o astro estava internado desde o final de novembro no Hospital Israelita Albert Einstein, localizado em São Paulo, para tratar um câncer de cólon, diagnosticado em setembro de 2021.

Edson Arantes do Nascimento retornou aos cuidados dos médicos há quase um mês por conta do agravamento do câncer de intestino que entrou em metástase, atingindo diversos outros órgãos.

Na última semana, o hospital divulgou um boletim sobre o quadro médico do atleta revelando que ele havia tido uma progressão na doença. Veja nota da equipe:

“Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterapica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica”

No início de dezembro, a Folha de S.Paulo informou que o atleta tricampeão mundial não respondia mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde meados do ano passado.

De acordo com o jornal, o craque ficou sob cuidados paliativos exclusivos. A quimioterapia foi suspensa e ele seguiu recebendo medidas de conforto para, por exemplo, aliviar a dor e a falta de ar, sem ser submetido a terapias invasivas.

Nascido em 1940, em Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento fez história no futebol. Ele começou a jogar ainda na adolescência, aos 15 anos, para o Santos e se tornou um dos maiores atletas de todos os tempos ao marcar 1281 gols em 1363 jogos, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol.

Além disso, Pelé ainda é o único jogador a vencer três Copas do Mundo vestindo a amarelinha nos anos de 1958, 1962 e 1970. Até este ano, ele era o único atleta que havia a marca de 77 gols pela Seleção Brasileira.

No entanto, durante a Copa do Mundo 2022, do Qatar, Neymar igualou o feito histórico, segundo contagem oficial da Fifa. Já nos critérios da CBF (que engloba todos os jogos), Neymar ainda está 18 gols atrás do Rei do Futebol.

Em relação a títulos, Edson debutou diversos títulos representando nosso país. Pelé levantou três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), uma Taça do Atlântico (1960), duas Copas Roca (1957 e 1963), três Taças Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968), além da Taça Bernardo O’Higgins (1959).

voltando pra home