Melhores de 2022

Milton Nascimento, Caetano Veloso, Maria Bethânia e mais: os artistas veteranos que saíram em turnê em 2022!

Se você acompanha o Papelpop há bastante tempo sabe que a equipe sempre esteve de olho nas novidades mais quentes da Música Popular Brasileira.

O Brasil, sem novidade alguma, é um país que desde os primórdios transborda musicalidade. No entanto, para que haja essa dita atualização de discursos e estéticas, foi preciso que no passado grandes nomes abrissem caminho por entre zonas ainda desconhecidas.

A década de 1940, especificamente, nos deu de presente os maiores nomes da cultura latino-americana — em sua maioria, um time de intérpretes e compositores que ainda segue em atividade.

A idade, diz o clichê, é só um número. Abaixo, você relembra alguns dos espetáculos comandados por essa galera, turnês bem-sucedidas que cruzaram fronteiras e oceanos a fim de evidenciar o que há de mais bonito no Brasil. Vem relembrar!

Gal Costa

É impossível começar esse texto não lembrando do show “As Várias Pontas de Uma Estrela”, derradeira experiência de Gal Costa nos palcos. Iniciada em 2021, logo após o início da vacinação contra a Covid-19, a turnê prestigiou grandes compositores que marcaram a trajetória da musa da Tropicália, em especial Milton Nascimento.

Foi dele que Gal tomou emprestado o título do espetáculo, que se encerrou em 16 de setembro, cerca de dois meses antes de sua morte repentina. Com passagens pela Europa e grandes festivais nacionais, o show circulou relativamente bem e marcou presença em capitais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Porto Alegre. Gal cantou até o fim, ainda que ninguém estivesse preparado para sua partida.

A expectativa para 2023 é de que a gravação da apresentação no Coala Festival 2022 seja lançada em CD e LP. Vai ser este o jeito da gente matar, pelo menos um pouquinho, da saudade. Gal eterna!

Milton Nascimento

Prolífico cantor e compositor, Milton Nascimento decidiu que era hora de fazer a “Última Sessão de Música”. Símbolo do Estado de Minas Gerais, que lhe serviu como pano de fundo e protagonista para inúmeras composições, o artista embarcou no segundo semestre de 2022 em uma turnê que foi sua despedida dos palcos (da música, ele garante, jamais se ausentar).

Com ingressos esgotados em datas nacionais e internacionais, Bituca encerrou sua jornada de cinco décadas no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, para uma plateia de 50 mil pessoas. Todos cantaram e se emocionaram com os sucessos incluídos no set, que também incluiu homenagens a grandes amigos como o Clube da Esquina (ali presente!) e Mercedes Sosa.

Gilberto Gil

Aos 80 anos de idade, Gilberto Gil quis sair em turnê com a família. “Nós, a Gente” reúne os filhos Bem, José, Preta e Nara, além dos netos João, Flor, Francisco, Pedro, Gabriel, Lucas, Bento, Dom e Sereno. A nora Mariá Pinkusfeld é outro nome que se une ao ícone em cena, repassando um repertório que busca contemplar seus quase 60 anos de carreira e se revela uma grande celebração da vida.

Para quem ficou curioso a respeito de como essa dinâmica se desenrola, é possível assistir ao documentário “Viajando com os Gil”, série exclusiva do Prime Video que os acompanha durante sua passagem pela Europa. A turnê passará pelo Brasil em 2023, com um grande encerramento em Salvador.

Caetano Veloso

Parece redundante dizer, mas a cada trabalho Caetano Veloso parece estar em sua melhor forma. Para a turnê do disco “Meu Coco”, ele apostou em um cenário minimalista e na revisitação de sucessos como “You Don’t Know Me”, do disco “Transa” (1972), há tempos excluída de suas apresentações.

As novas canções, claro, estão lá em posição de destaque, revelando a genialidade do mestre em composições elaboradas, dignas da complexidade verborrágica com a qual sempre estivemos acostumados. O recado é claro: sua mente continua fervilhando entre ideias. Sem samba, definitivamente, não dá!

Marisa Monte

Suntuosa em visuais, figurinos e repertório, a turnê “Portas”, de Marisa Monte, foi e segue sendo um sucesso. Com datas marcadas para 2023, a proposta revisita os 30 anos de carreira da artista (certamente, o nome mais jovem a integrar nossa lista) e celebra seu legado na escrita de canções românticas. Ao longo das duas horas de espetáculo, seu desejo de tempos melhores se transmite entremeado por uma espécie de portal, criado a partir da série “Fundos”, de Lucia Koch.

Todas essas sensações se projetam dentro de uma espécie de caixa cênica arquitetada por Claudio Torres, responsável por preencher toda a dimensão do espetáculo. A banda também merece um destaque especial! Além do músico Dadi, Chico Brown e Pretinho da Serrinha integram o time. Destaque ainda para canções que há tempos estavam fora do repertório como “Maria de Verdade” e “Comida”.

Simone

Após acompanhar o amigo Milton “Bituca” Nascimento em algumas datas da turnê “A Última Sessão de Música”, a musa Simone botou o pé na estrada e partiu rumo à divulgação do LP “Haja Terapia”, lançado em 2022.

Explorando o lado afetivo como nunca, ela celebrou os 50 anos de carreira com uma série de apresentações em Portugal, onde foi recebida com euforia no Coliseu dos Recreios. Ainda este mês, a artista toca em Teresina, no Estado do Piauí, e a expectativa é de que uma nova leva de concertos seja realizada no próximo ano.

Maria Bethânia

Maria Bethânia foi outro nome que, não necessariamente, deu início a uma turnê com título e figurinos acertados. No entanto, a “abelha-rainha” celebrou seus 76 anos de vida sobre o palco.

Ela também festejou (ainda que atrasadamente, em virtude da pandemia) a estreia do documentário “Fevereiros” e agora tem viajado por grandes capitais reunindo grandes êxitos do repertório.

Não é difícil se emocionar nessas ocasiões, visto que com o passar dos anos ela tem se mostrado cada vez mais intensa nas interpretações.

Chico César

É bem verdade que Chico César nunca ficou parado, para o nosso deleite. Mas, depois que a pandemia deu uma certa trégua, o cantor e compositor não quis saber de outra coisa a não ser meter o pé na tábua e partir em busca de novas conexões.

Os últimos anos trouxeram uma renovação de sua plateia (especialmente, a partir da relação que firmou com Juliette e seus milhões de fãs), além de um disco de inéditas. Em “Vestido de Amor”, que serve de apoio para as novas apresentações, o astro pop versa com leveza sobre temas essenciais ao ser-humano, conectando referências que vão da África ao Nordeste brasileiro. Imperdível!

Chico Buarque

Que tal um samba? O companheiro Chico Buarque não tem disco novo na rua, mas se apoia em um single inédito para voltar à estrada. Os planos são de uma longa temporada. A turnê da vez traz a tiracolo a talentosíssima Mônica Salmaso, com quem divide os vocais no objetivo de vislumbrar um Brasil mais otimista diante do caos completo.

O repertório contempla suas criações de modo a exaltar uma obra autoral iniciada em 1967, fechando um ciclo de 55 anos de intensa criação. Vale muitíssimo a pena assistir, especialmente se você quiser ver em ação uma lenda viva da composição.

Angela Ro Ro

Cheia de amor pra dar. Este foi o nome dado por Angela Ro Ro a um de seus espetáculos mais recentes. Com uma frequência menor de apresentações do que a realizada por pares seus como Caetano Veloso e Gilberto Gil, Ro Ro busca revisitar a partir da potência de seu piano os dramas de amor que a consagraram. A artista, uma das mais importantes vozes lésbicas do país e exímia compositora, segue não se intimidando ao tratar do romantismo que é força motriz de suas experiências dentro e fora dos palcos.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Katy Perry e minifã mexicana se abraçam e protagonizam momento fofo no palco

Durante seu show em Inglewood, Califórnia, na última terça-feira (15), Katy Perry compartilhou um momento…

29 minutos atrás
  • música

Miley Cyrus surge na Calçada da Fama no clipe de “Walk of Fame” com Brittany Howard

Miley Cyrus liberou mais um videoclipe da era “Something Beautiful” para os fãs na tarde…

39 minutos atrás
  • cinema

Walter Salles será homenageado em evento da Academia

O cineasta brasileiro Walter Salles é um dos homenageados do Academy Museum Gala, evento da…

2 horas atrás
  • música

Rosé, do BLACKPINK, é a única artista de K-pop entre os maiores nomes da música global em 2025

Rosé, integrante do grupo BLACKPINK, conquistou um feito inédito em sua trajetória: foi reconhecida como…

2 horas atrás
  • famosos

SZA rebate Nicki Minaj e mostra print de convites para feats com a rapper

EITA! Na madrugada desta quinta-feira (17), SZA decidiu não deixar barato e rebateu os comentários…

3 horas atrás
  • cinema

Filme sobre a vida de Marília Mendonça abre seleção para atrizes: veja requisitos

O filme sobre a vida de Marília Mendonça (1995-2021), anunciado em 2023, passa a ganhar…

4 horas atrás