Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Divulgação)
Melhores de 2022

“Marte Um”, “Medida Provisória” e muito mais: o que bombou no cinema nacional em 2022

O ano está chegando ao fim e podemos dizer com firmeza: o cinema nacional foi impecável — como sempre! —, com diversas produções de destaque, abordando narrativas diferentes, relevantes e potentes.

Para relembrar os maiores destaques cinematográficos do Brasil em 2022, o Papelpop listou seis filmes que você não pode deixar de assistir! 

“Marte Um”, de Gabriel Martins 

O primeiro filme desta seleção não poderia ser outro: “Marte Um“, que conta a história de um menino negro que sonha em se tornar astronauta, foi o representante brasileiro na disputa por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional. O último longa-metragem nacional que chegou à cobiçada categoria foi “Central do Brasil”, em 1999.

Com direção de Gabriel Martins, “Marte Um” visita Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), para mostrar como uma criança marginalizada luta para conquistar seus sonhos em um país que elege um candidato de extrema-direita responsável por rechaçar tudo o que sua família representa.

O elenco conta com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião, Rejane Faria, Ana Hilário, Russo APR, Renato Novaes e Felipe Santos.

“Medida Provisória”, de Lázaro Ramos

Marcando a estreia de Lázaro Ramos como diretor, “Medida Provisória” venceu diversos prêmios em festivais de cinema ao redor do mundo, incluindo o de Melhor Filme no Miami Brazilian Film Festival. O longa é uma adaptação da peça “Namíbia, Não!”, do dramaturgo Aldri Anunciação. 

A história acompanha Capitú, Antonio e André, enquanto tentam resistir a uma lei criada pelo governo brasileiro que pretende deportar todos os cidadãos afrodescendentes para o continente africano, como forma de reparação pelos mais de 300 anos de escravidão no país. 

O trio principal é interpretado por Taís Araujo, Alfred EnochSeu Jorge, que contracenam com nomes como o próprio Anunciação, Adriana EstevesEmicida, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Flavio Bauraqui, Pablo Sanábio e mais.

“Medida Provisória”, enfrentou uma grande batalha contra a Ancine e o governo de Jair Bolsonaro para estrear nos cinemas brasileiros. O filme ganhou as telonas eventualmente e agora está disponível na Globoplay.

“Eduardo e Mônica”, de René Sampaio 

Uma das muitas produções afetadas pela pandemia de Covid-19, “Eduardo e Mônica” finalmente conseguiu chegar aos cinemas no comecinho de 2022. O filme ilustra a icônica história do casal criado por Renato Russo, na música lançada pelo Legião Urbana em 1986, e venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cinema de Edmonton de 2020.

Sob a direção de René Sampaio – que também comandou “Faroeste Cabloco” (2013), inspirado em outra canção do Legião –, Alice Braga e Gabriel Leone vivem Eduardo e Mônica, que se conhecem em uma festa estranha, com gente esquisita. Mesmo com a diferença de idade e os gostos e modos de vida totalmente discrepantes, os dois se apaixonam perdidamente e tentam fazer com que a relação dê certo. O filme demorou horrores para sair, mas está no mundão conquistando corações.

“A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky

Estreando bem próximo ao bicentenário da Independência do Brasil, “A Viagem de Pedro“, dirigido por Laís Bodanzky, faz um retrato intimista da viagem de Dom Pedro I de volta para Portugal, em 1831, nove anos após declarar o Brasil uma nação independente.

A produção traz uma análise física e psicológica do príncipe, que reflete sobre os erros e acertos de sua administração no país.

O (gostoso!) Cauã Reymond vive o protagonista ao lado de Luise Heyer, de “Dark“,  que interpreta Leopoldina. O elenco conta ainda com Francis Magee, Vitória Guerra, Rita Weiner, João Lagarto, Luísa Cruz, Isac Graça e mais.

“Carro Rei”, de Renata Pinheiro

Única ficção científica da lista, “Carro Rei” conta a história de Uno, que, desde criança, tem a estranha habilidade de se comunicar com automóveis. Quando uma lei de sua cidade proíbe a circulação de carros antigos nas ruas, ameaçando a empresa de seu pai, o jovem Uno conta com a ajuda de seu tio para transformar seu melhor amigo de infância, um carro, no Carro Rei: um veículo que pode falar, ouvir e ter sentimentos.

O longa foi o mais premiado do 49º Festival de Cinema de Gramado, em 2021, recebendo cinco Kikitos, incluindo o de Melhor Filme. O elenco é formado por Luciano Pedro Júnior, Matheus Nachtergaele, Jules Elting, Clara Pinheiro, Tavinho Teixeira, Okado do Canal e Rizian. 

“A Suspeita”, de Pedro Peregrino

Em uma performance impecável, Glória Pires vive Lúcia, uma policial que sofre de Alzheimer, em “A Suspeita”. Pelo papel, aos 58 anos, ela recebeu seu primeiro Kikito, na categoria de Melhor Atriz, no 49º Festival de Cinema de Gramado. Glória também produziu o filme.

Com direção de Pedro Peregrino e roteiro de Thiago Dottori, a trama acompanha a comissária da inteligência da Polícia Civil que, após receber o diagnóstico de Alzheimer, descobre um esquema criminoso durante a sua última investigação. Ela se põe em risco tentando achar o paradeiro de um traficante, virando uma das principais suspeitas no seu próprio caso. 

voltando pra home