Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Maria Bruaca: 10 cenas de “Pantanal” em que Isabel Teixeira brilhou MUITO!

Melhores de 2022
(Foto: João Miguel Júnior/Globo)
Maria Bruaca ( Isabel Teixeira )

Um dos grandes sucessos da teledramaturgia, finalmente, ganhou um remake para lá de especial em 2022, a novela “Pantanal”. Com imagens belíssimas, a trama de Benedito Ruy Barbosa, apresentou um texto adaptado por Bruno Luperi e trouxe ao grande público vários nomes de peso e algumas revelações no elenco.

Entre os destaques, esteve Isabel Teixeira, que deu vida a personagem Maria Bruaca. A atriz foi premiada, neste domingo (25), com o prêmio de Melhor Atriz de 2022 no “Melhores do Ano” do Domingão do Huck. Em seu discurso, Isabel dedicou a honraria a todas as Mari Bru’s da vida real:

“Queria dedicar esse prêmio para você, que sabe que estou falando com você, que vendo essa Maria se viu, reviu, olhou para o lado, teve coragem e deu um primeiro passo, porque o movimento se faz quando damos o primeiro passo. Esse premio é para você que fez o mais difícil. O mais difícil foi você que fez”

Reveja:

Nascida em São Paulo, a atriz roubou a cena e foi capaz de emocionar e envolver os telespectadores que acompanharam cada passo de sua personagem. Apesar de ser um rosto relativamente novo na Televisão, Teixeira possui uma carreira de sucesso, com 38 anos de reconhecimento nos palcos, dentro e fora do Brasil, sendo também dramaturga e diretora. Aliás, no teatro, a artista já recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Shell e o Prêmio APCA de Crítica de Teatro.

Seu primeiro trabalho em uma novela foi em “Amor de Mãe” (2019), de Manuela Dias, interpretando a médica Jane. Uma participação rápida, mas que foi o suficiente para que a atriz começasse a ganhar o coração dos apaixonados por novelas. No entanto, foi interpretando Mari Bru, como carinhosamente foi apelidada nas redes, que se tornou um rosto amplamente popular no país.

João Miguel Júnior

Isabel Teixeira como Maria Bruana, em “Pantanal”. (Foto: João Miguel Júnior/Globo)

Maria Bruaca é uma mulher madura, sensível, forte, com magoas e maltratada, tanto pela vida quanto pelo marido, Tenório (Murilo Benício). Foi ele quem colocou o apelido de Bruaca na personagem, deixando claro o desprezo pela esposa. Ela possui uma filha, Guta (Julia Dalavia).

Durante a trama, por muito tempo, ela se submete a todos os desaforos do marido, de forma submissa, e não desconfia que Tenório tem uma amante em São Paulo, muito menos que tenha filhos com ela. Porém, com um arco de personagem bem construído, a doce mulher toma consciência do seu poder e se liberta para, finalmente, começar uma nova vida.

Todo esse processo apresentou registros emocionantes, cômicos, tensos e, sem dúvidas, de encher os olhos com atuações primorosas. Pensando nisso, o Papelpop reuniu momentos em que Maria Bruaca, foi a verdadeira rainha de “Pantanal”. Confira aqui!

Tenório (Murilo Benício), Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Guta (Júlia Dalavia) de “Pantanal”. (Foto: João Miguel Júnior/Globo)

Logo no início da trama, Bruaca já mostrou que não estava para brincadeira. Ao descobrir que sua filha não era mais virgem, a atriz Isabel Teixeira expressou com maestria o desespero e surpresa da personagem.

A relação entre mãe e filha, aliás, foi um dos pontos importantes para construção da trama de Maria. O que foi a despedida e o reencontro entre Guta e Mari Bru?


Em uma relação de libertação, amor e sexo, Maria entregou cenas lindas de afeto e bom humor ao lado de Alcides (Juliano Cazarré).

Em um dos momentos de maior expectativa do público, Maria chega ao seu limite. Com o anúncio da chegada de Zuleica (Aline Borges), a outra esposa de Tenório, a dona de casa toma uma atitude contra seu abusador e atira em seu marido. É claro que antes disso, ela faz questão de devolver um pouco da humilhação que passou durante anos.

“Dormi com os seus peões às suas costas, né? Pois eu dormi mesmo! E lhe digo mais: eles são muito melhores que ocê… Todos os dois. Até porque, ocê é uma porcaria de homem, Tenório. Sempre foi. Sempre vai ser!”, diz Bruaca.

Embora tenha disparado a arma, Bruaca não consegue acertar o marido que acaba expulsando-a de casa. A sequencia dessa cena, no entanto, desencadeou um dos momentos mais delicados e sensíveis da trama da personagem.

Cantando a música “Meu Primeiro Amor”, escrita pelo pai da atriz, o artista Renato Teixeira, a cena é uma obra-prima que entrega TUDO em atuação, direção e fotografia. Isabel Teixeira chegou a relatar, ao jornal Extra, que o registro ao lado de Eugênio (Almir Sater) deixou seu pai extremamente emocionado.

“Meu pai não conseguiu falar comigo por uns dois dias. É o jeito de ele dizer que ficou muito emocionado, conheço. É ficar um pouco quieto para conseguir falar depois. Então, quando ficou na dele por um dia, eu já falei: ‘Ih, pegou nele’”, revelou a atriz.

Um dos destaques de “Pantanal” é a direção. Na reta final da trama, as escolhas do diretor Davi Lacerda mostram isso. Tenório (Murilo Benício) vai em busca de vingança contra Alcides (Juliano Cazarré).

A cena, que na primeira versão da trama conta com violência sexual e castração, dá espaço para uma insinuação de que houve um estupro. Porém, é colocado em primeiro plano a visão de Maria.

Ela fica responsável por traduzir o olhar de tensão do público naquela situação. Outro momento em que Isabel Teixeira mostra versatilidade.


Sobre Murilo Benício, Juliano Cazarré e Isabel Teixeira: ATORES!

Alcides (Juliano Cazarré) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira). (Foto: João Miguel Júnior/Globo)

No último capítulo de Pantanal, a atriz decidiu fazer uma homenagem ao grande ator Lima Duarte, usando um dos bordões do personagem Sinhozinho Malta, da novela “Roque Santeiro” (1985). “Foi um ato de rebeldia meu. Achei que fossem cortar”, comentou Isabel, em entrevista ao programa “Embrulha sem Roteiro”.

MUSA! Com tantas cenas incríveis, nos resta esperar a próxima personagem de Isabel Teixeira enquanto recordamos Mari Bru. E aí, qual outro momento da Maria que ficou guardadinho na memória?

voltando pra home