Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Fotos: Georgia Thomé/Divulgação
Eu Quero

Já conhece os Tincos? Personagens inspiram colecionáveis que exploram universo afetivo

“Muito longe do Sistema Solar, onde o Sol é só um pequeno ponto luminoso no céu estrelado, um asteroide metálico vaga solitário na vastidão do universo numa quase completa escuridão. É lá onde vivem os Tincos, seres que passariam por pequenos robôs aos nossos olhos, mas que não possuem mecanismos elétricos nem baterias”.

Essa descrição traz um panorama do que são os Tincos, personagens robóticas e um tanto curiosas, sempre prontas pra fazer contato com a Terra. Agora elas são a inspiração de colecionáveis criados pelo artista Rodrigo Bastos Didier. Em parceria com a empresária Andréa Fanton, CEO das indústrias Fanton, ele acaba de estrear uma série de obras disponíveis nos formatos físico e digital, que podem ser adquiridas online.

Batizada como Tinco Collectibles, a obra traz uma série de significados que vão além do conceito de toy art. Feitos de metal, tal qual o asteroide que estes simpáticos personagens habitariam, os colecionáveis constituem uma experiência que “associa a relação com o produto físico (a montagem, customização etc) e o valor afetivo” que cada um contém em si.

“Desde o começo do projeto, tínhamos o objetivo de que os Tincos fossem vistos com peso artístico. Interessa pra gente que as pessoas criem uma relação de afeto com as obras e mergulhem nas histórias delas. Por isso escolhemos lançá-los como toy art, que é um campo crescente na arte contemporânea, um movimento, que não trata esses bonecos como brinquedos, mas sim como artes colecionáveis”, explica Bastos Didier.

Se liga, hein? A cada edição haverá um número limitado de itens disponíveis, que promete fazer alusão a temas variados da história da cultura. A ideia é que os colecionáveis sirvam a quem adquirir como um objeto afetivo e, eventualmente, façam com que este se envolva de forma ativa nos lançamentos e no desenvolvimento das ideias formadoras do universo Tinco.

Ao adquirir um produto físico, o consumidor recebe automaticamente um NFT do produto, de modo que pode escolher a carteira digital à qual o código será direcionado. Pra saber mais, acesse https://loja.tincofactory.com.br/os-tincos/

voltando pra home