Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)
(Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)
Melhores de 2022

Comeback de Lula: relembre momentos em que a trajetória do político esbarrou na cultura pop

COMEBACK DA LENDA! Luiz Inácio Lula da Silva está de volta à presidência do Brasil, a partir deste domingo (1º de janeiro). A cerimônia de posse acontecerá em Brasília, capital do País, a partir desta tarde.

Provando que hita quando quer, o petista assume a liderança da nação pela terceira vez, fazendo história como o único presidente do País a ser eleito tantas vezes por votação popular.

Com gigantesca demanda, Lula foi o candidato #1 de 60.345.999 de eleitores, vencendo a corrida presidencial com 50,9% dos votos válidos. Toda essa aclamação é fruto de diversas conjunturas e heranças de seus governos passados, além da esperança nesta nova era que se inicia.

Um dos traços de sua jornada tem sido a valorização da produção cultural, o que fez com que inúmeros artistas de diversos setores apoiassem o atual presidente. Há anos, essa capacidade de circular por vários estilos coloca Lula em contato direto com a cultura pop dentro e fora do país.

Afinal, quem não se lembra de quando o presidente, no início de seu primeiro mandato, com Gilberto Gil como ministro da Cultura, recebeu no Palácio do Planalto uma comitiva formada por grandes nomes do movimento Hip Hop, como o DJ KL Jay, dos Racionais, MV Bill, Gog e Rappin Hood? E os feats internacionais? Lula já realizou encontros icônicos, com nomes como Lenny Kravitz, Bono Vox, Shakira e a banda RBD.

É claro que a aclamação continuou em 2022. Pabllo Vittar, por exemplo, foi grandona sem medo ao levantar uma toalha vermelha com o rosto do presidente da República, que ganhou de um fã durante seu show no Lollapalooza Brasil 2022. Ela também fez o sinal de um “L” com a mão em outros momentos do show, em referência ao presidente.

Em março do ano passado, em sua passagem pelo Rio de Janeiro, Lula recebeu o carinho de vários artistas brasileiros, como Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Lenine, Gabi Amarantos, Antonio Pitanga, Ludmilla, entre outros. Eles posaram para fotos e até gravaram um vídeo com o já lendário jingle “Olê, olê, olê, olá… Lula, Lula”.

Quem sabe faz ao vivo! Esbanjando vitalidade e fôlego, ao contrário de muitas estrelas, o presidente Lula provou que consegue segurar a multidão, nos palcos ou no trio elétrico. O homem não para!

Durante as eleições, Lula marcou presença em videocasts, como o Podpah e Flow — esse último, inclusive, chegando à marca de 1,7 milhão de espectadores em tempo real. Indiretamente, o petista também fez uma participação especial no PodDelas. Isso porque, depois de declarar voto em Lula, Anitta foi uma das figuras que falou sobre o presidente, pelo menos durante o primeiro turno.

Diretamente do sótão de sua casa, no Rio de Janeiro, a cantora decidiu mostrar áudio enviado pelo então candidato do PT enviado â ela. De acordo com a cantora, ela convidou o ex-presidente para participar do programa, e ele disse que aceitaria, sim, ser convidado para uma conversa com Tata Estaniecki e Boo Unzueta, apresentadoras do videocast.

“Eu fiz um convite, sem vocês saberem, e, se quiserem, vocês recebem. Se não, nem precisa”, explicou Anitta. “Fiz o convite hoje e já tive a resposta”, disse a cantora, que logo mostrou o celular e deu play no áudio de Lula.

Sucesso nos Charts

Embora a concorrência tenha mobilizado várias pessoas para fazer dancinhas e flashmoob, Lula mostrou que quem tem história tem tudo. O Presidente recrutou diversos artistas para um feat e lançou uma nova versão do jingle “Sem medo de ser Feliz”. O hit, intimista e emocionante, contou com um grande lançamento e nomes de peso da música.

Ouça de novo:

Um verdadeiro ícone não pensa apenas nas paradas de sucesso. É por isso que Lula também investe no legado cultural. De acordo com site do petista, os governos do PT atuaram para refundar o marco legal do setor, criando programas para ampliar o acesso a bens e serviços culturais, voltados especialmente a populações historicamente excluídas, e atuaram para reverter a concentração de recursos, até então encontrada na região Sudeste.

Eles informam, ainda, que o orçamento da área foi multiplicado por cinco. Em 2002, somava R$ 770 milhões e saltou para R$ 4 bilhões em 2015. O Programa Cultura Viva implantou 4.500 pontos de cultura em mais de mil municípios em todos os estados brasileiros. Já o Programa Mais Cultura nas Escolas, entre 2014 e 2015, contemplou 5 mil projetou, atendendo cerca de 2 milhões de estudantes.

Tendo essas, e outras várias iniciativas, como base, as expectativas para o novo governo Lula estão altíssimas. E tudo indica que serão correspondidas. Para começar, a rainha Margareth Menezes é quem assume o posto de Ministra da Cultura, marcando em grande estilo o retorno do ministério que havia sido extinto no governo anterior, e transformado em uma Secretaria Especial, alocada no Ministério do Turismo.

Fazendo o que muitos gostariam, mas poucos conseguem, Lula terá seu próprio LULAPALOOZA, o “Festival do Futuro”, que acontece neste domingo ( 1º) e celebra o começo de um novo tempo no País.

O evento conta com a presença de Paulinho da Viola, Pablo Vittar, BaianaSystem, Os Gilsons, Otto, Gabi Amarantos, Duda Beat, Martinho da Vila, Luedji Luna, Tereza Cristina, Fernanda Takai, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Tulipa Ruiz, Maria Rita, Almério, Valesca Popozuda, Juliano Maderada, Kleber Lucas, Leonardo Gonçalves e Margareth Menezes.

Resta agora acompanhar os próximos passos desse ícone pop, desse rockstar, desse PRESIDENTE ELEITO, não apenas na cultura, como em todos os setores nacionais.

voltando pra home