Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Hallit / Divulgação)
(Foto: Hallit / Divulgação)
famosos

Gilberto Gil é insultado por bolsonaristas durante Copa do Mundo no Qatar; famosos reagem

O cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi alvo de militantes golpistas durante a partida Brasil X Servia, na Copa do Mundo do Qatar. O caso aconteceu na última quinta-feira (24), mas só veio à tona neste sábado após o deputado André Janones (Avante), que integra o governo de transição do presidente Lula (PT), ter divulgado as imagens.

É possível ver Gil, que tem 80 anos, acompanhado pela esposa Flora, caminhando por um corredor enquanto bolsonaristas ironizam e insultam sua presença. “Vamo, Bolsonaro. Vamo, Lei Rouanet”, dizem os primeiros. Um pouco depois, eles passam à sua frente e convidam Gil para se encaminhar rumo às arquibancadas. O cantor não responde e nenhuma das agressões e para para atender a um fã.

Os agressores, que até o momento não foram identificados, também xingam Gil de “filho da p.”.

Entidades das mais diversas áreas condenaram a atitude, entre elas a filha Preta Gil, que classificou o episódio como “violento e assustador”.

Um dos melhores amigos de Gil, o cantor Caetano Veloso também prestou solidariedade.

Vários foram os colegas e lideranças que repercutiram o assunto. Entre as principais figuras estão o deputado Guilherme Boulos (PSOL), os jornalistas Chico Pinheiro e Astrid Fontenelle, além da primeira dama do Brasil, Janja Lula. Ela disse em seu perfil no Twitter que falou com o casal Gil horas depois, lamentando o ocorrido. Janja também pediu por responsabilização.

Os cantores Juliette, Emicida e Daniela Mercury, bastante próximos da família Gil, também se pronunciaram. A baiana chegou a oferecer recompensas para quem fosse capaz de identificar os agressores.

Cantor agradece mensagens

Gil usou as redes sociais neste domingo (27) para agradecer a todas as mensagens de solidariedade enviadas à família. Em um rápido vídeo, ele disse estar bem e atribuiu os atos a “inconformados que querem manter o ódio e a agressividade”.

voltando pra home