Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Reprodução
cinema

Morre aos 109 anos mulher que teria inspirado Mamá Coco, personagem do filme “Viva – A Vida é Uma Festa”

Morreu neste domingo (16), aos 109 anos, Doña María Salud Ramírez Caballero. Ela ficou conhecida internacionalmente por inspirar a personagem Mamá Coco, da animação “Viva – A Vida é Uma Festa“, da Disney.

Quem confirmou a notícia, por intermédio do jornal espanhol El País, foi Roberto Monroy, secretário de turismo do estado mexicano de Michoacán. Ele lamentou em nota dizendo que Ramírez Caballero foi uma mulher “incansável” e um “exemplo de vida”, que serviu de inspiração “para este amável personagem”.

Nascida em 1913 no mesmo povoado que morreu neste domingo, a senhorinha acabou não tendo o devido reconhecimento da indústria. Isto porque a Pixar chegou a confirmar que percorreu diversas cidades do México a fim de pesquisar, documentar e compor os personagens do filme, sempre tendo como premissa as tradições do Dia dos Mortos.

No entanto, o El País lembra que desde 2017 os familiares de Caballero, em especial sua neta Paty, buscaram contato com os produtores para que reconhecessem que tinham se inspirado nela – algo que não chegou a acontecer. “As pessoas da cidade nos disseram que a fotografaram na praça, e a igreja e algumas ruas aparecem no filme”, disse à reportagem.

Desde a estreia, Doña María, que se transformou em um arquétipo vivo das avós mexicanas, passou boa parte de seus dias sentada em uma cadeira de rodas ao lado de um enorme cartaz de filme. Os turistas de todo o mundo que passavam pela cidade de Santa Fe de la Laguna começaram a se enfileirar pra tirar uma foto com ela em troca de alguns pesos.

A verdadeira Mamá Coco, informou ainda a publicação, passou grande parte de sua vida trabalhando com olaria ao lado do marido e dos três filhos, que lhe deram dezenas de netos e uma soma enorme de bisnetos e tataranetos.

voltando pra home