Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
cinema

Cineasta Pier Paolo Pasolini ganha mostra especial em São Paulo; saiba detalhes

Programão! A partir desta quarta-feira (3) até o próximo dia 17 de agosto, o Sesc São Paulo e o Instituto Italiano di Cultura promovem uma mostra em honra dos 100 anos do cineasta Pier Paolo Pasolini. Se estivesse vivo, o cineasta teria celebrado a data no mês de março.

O evento em questão traz filmes, encontros e debates, além de cópias restauradas em 2K e 4K. Uma sessão especial com projeções em 35mm também está confirmada.

Se liga, hein? Serão exatamente 15 longas e 1 curta-metragem, sendo 13 ficções e 3 documentários em cartaz. Alguns destaques: “Mamma Roma”, filme lançado em 1962, conta como uma prostituta de meia-idade trava uma batalha para se inserir em uma outra classe social e recuperar o direito de viver com o filho. A obra, claro, despertou a ira da opinião pública conservadora que a tratou como “obscena”.

Outro sucesso incluído é “O Evangelho Segundo São Mateus” (1964), em que a história de Jesus Cristo é revisitada a partir do texto supostamente escrito pelo discípulo. No enredo, as parábolas, a intolerânea e a solidão do filho de Deus, sob a ótica pasoliniana.

Agora, se você não puder ou não quiser sair de casa, saiba que alguns projetos estarão disponíveis para streaming na plataforma Sesc Digital por 30 dias. Uma das obras que integram o percurso é “Teorema” (1968), que alfineta o modo de vida italiano da década de 1960 a partir de seus protagonistas, uma família burguesa da cidade de Milano.

A vida de todos se vê de pernas para o ar após a chegada de um visitante misterioso, motivado a seduzir um por um dos moradores da casa. “Comícios de Amor” (1964), “Anotações para uma Oréstia Africana” (1969), “Medeia” (1969), “Decameron” (1971), “Contos de Canterbury” (1972), “As Mil e uma Noites” (1974) e “Salò, ou os 120 Dias de Sodoma” (1975), este último um filme lançado postumamente, também estarão na programação.

Mais informações sobre horários e integrantes das rodas de conversa podem ser conferidas na página oficial do Sesc. Não deixe de participar! Para acessar o cronograma, clique aqui!

voltando pra home