Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Reprodução / Twitter)
(Reprodução / Twitter)
música

“O Ritmo de Gil”: Gilberto Gil ganha museu virtual com gravações históricas

Prestes a completar 80 anos de vida, com próximo aniversário em 26 de junho, Gilberto Gil celebra nesta terça-feira (14) a inauguração de um museu virtual em sua homenagem. Intitulada “O Ritmo de Gil”, a mostra reúne mais de 40 mil imagens e 900 gravações históricas na plataforma Google Arts & Culture.

Resultado de uma pesquisa coordenada por Chris Fuscaldo, o projeto é uma viagem à história e ao som do ícone brasileiro a partir dessa coleção de documentos, fotos, vídeos e mais itens digitalizados. Itens que revelam não só a trajetória de Gil, mas também sua influência na cultura nacional e mundial.

Entre os materiais, distribuídos em 140 seções, entrevistas com grandes nomes da arte brasileira, presentes na vida de Gil, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Jorge Ben Jor.

Um dos maiores destaques desse museu digital é um disco que foi gravado em 1982, em Nova York, mas que nunca foi lançado. O álbum, dado como perdido quando Gil voltou ao Brasil, foi encontrado por Fuscaldo e Ricardo Schott durante a pesquisa.

Todas as nove músicas, em sua mixagem original, registrada na época em uma fita K7, agora podem ser ouvidas pelo público na mostra da Google Arts & Culture; escute aqui.

voltando pra home