Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
cinema

SE LIGA! Você tem até quarta-feira (4) para regularizar seu título de eleitor

Vamos falar de coisa séria? No próximo dia 2 de outubro deste ano, você, cidadã(o) brasileira(o), vai ajudar a decidir o futuro do nosso país! Como? Votando em quem deve ocupar os cargos de Presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Mas, para isso, é necessário estar em dias com a Justiça Eleitoral, e o prazo para a regularização do seu título de eleitor termina JÁ nesta quarta-feira (4).

Para acertar pendências como multas, ausências em eleições passadas ou até mesmo o cancelamento do título, a hora é a agora! Mudou de cidade, estado ou país? Foi morar em um bairro distante ou mesmo em outra cidade? É chegada a hora! Até o dia 4, também vale alterar o seu local de votação!

Outro ponto importante: nunca antes na história do Brasil foi tão baixo o número de jovens com 16 ou 17 anos que não tiraram seus títulos de eleitor. Somente 13% destes estavam aptos a escolher seus representantes (e isso conta MUITO!).

Bem… este post serve justamente pra explicar direitinho como fazer todo esse rolê sem precisar sair de casa. Já dizia a lenda Regina Rouca… se liga, hein?!

Como regularizar o título

Antes de tudo, você vai precisar checar a regularidade do seu título. Todo o processo é feito no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no aplicativo e-Título (iOS ou Android).

Ao entrar na página oficial do TSE, no canto esquerdo da tela, em “Serviço ao eleitor”, basta clicar em “Situação eleitoral”. Em seguida, digite seu CPF e prossiga com os comandos das próximas etapas.

 

Reprodução

 

Reprodução

 

Em alguns casos, pode haver algum débito com a Justiça Eleitoral e será necessário gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e fazer o pagamento. Essas multas eleitorais são decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais.

Clique aqui para mais informações!

Emitindo o título de eleitor

Para tirar seu título de eleitor pela primeira vez, será necessário digitalizar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito);
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral)

Feito tudo isso, inicie seu atendimento online na página do Título Net. Se liga no passo a passo (assista ao vídeo):

Em caso de 2ª via do título, você pode utilizar a versão digital do documento pelo app oficial do TSE (e-Título).

Como alterar o local de votação

Para alterar seu local de votação (caso você tenha se mudado), é preciso residir por pelo menos 3 meses na cidade em questão. É super rápido! Acessando também a plataforma Título Net (clique aqui!), você só vai precisar ter em mãos os scans dos seguintes documentos:

  • FOTO SUA, NÍTIDA, SEGURANDO UM DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO (PODE SER RG, CARTEIRA DE TRABALHO, PASSAPORTE…)
  • CARTEIRA DE IDENTIDADE/RG (FRENTE E VERSO)
  • COMPROVANTE DE ENDEREÇO
  • CERTIFICADO DE RESERVISTA (Para homens maiores de 18 anos residentes no Brasil).

Prazo para realizar os procedimentos termina nesta quarta, dia 4!!!

De 5 de maio até o final das eleições, o cadastro eleitoral fica indisponível, tá? Nenhuma alteração ou quitação poderá ser efetuada após esta quarta (4). O único procedimento permitido é a emissão da 2ª via do título, que estará liberada até dez dias antes do primeiro turno das eleições. Não vacila!

Quaisquer outras dúvidas, é só ficar de olho nos canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral.

AGORA MUDA, BRASIL! 

voltando pra home