Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Disney+ / Divulgação
Foto: Disney+ / Divulgação
series

“Percy Jackson”: Rick Riordan repreende comentários racistas sobre Leah Jeffries no papel de Annabeth

Nesta terça-feira (10), Rick Riordan falou sobre os comentários racistas em relação à escalação de Leah Sava Jeffries para o papel de Annabeth Chase na série de  “Percy Jackson e os Olimpianos“, do Disney+. Desde que a atriz de 12 anos foi anunciada como a personagem, no último dia 5 de maio, muitas pessoas se mostraram descontentes com o fato dela não ser branca, como descrito na obra original. 

Em seu blog, o escritor afirmou que, caso alguém tenha algum problema com a escalação, deve falar com ele, pois “devemos concordar que intimidar e assediar uma criança online é indesculpavelmente errado”. Segundo ele, a possibilidade de coisas do tipo acontecerem já haviam sido discutidas com Leah, mas que, por mais forte que ela seja, os comentário negativos passaram do limites. “Eles precisam parar. Agora”, decretou. 

“Eu fui bem claro há um ano, quando anunciamos nosso primeiro casting aberto, que estaríamos seguindo a política da empresa Disney sobre não discriminação: estamos comprometidos em um elenco diversificado e inclusivo”, lembrou Riordan. “Deixei claro, como autor, que estava procurando os melhores atores para habitar e dar vida às personalidades desses personagens e que a aparência física era secundária para mim. Nós fizemos isso. Levamos um ano para fazer esse processo minuciosamente e encontrar os melhores atores. Esse trio é o melhor. Leah Jeffries é Annabeth Chase.”

Tio Rick, como é conhecido entre os fãs brasileiros, elencou uma série de pontos que vão contra aqueles que se sentiram ofendidos quando suas objeções foram consideradas racistas. Primeiro, ele cita o fato das pessoas simplesmente estarem chateadas ou com raiva porque uma atriz negra foi escalada para interpretar uma personagem imaginada branca para os livros. Em seguida, ele aponta como os que criticam invalidam totalmente o processo e os talentos de Leah, afirmando que ela não conseguiu o seu papel por seu talento, mas sim para cumprir uma cota. “E, a propósito, essas críticas vieram de todo o espectro político, da direita e da esquerda”, afirmou. 

O autor criticou que tenham decretado que ele, o criador daquele universo, não poderia dizer que “a verdadeira natureza da personagem está em sua personalidade”, ou que, enquanto um homem branco, ele “nunca teria escolhido uma atriz negra para o papel dessa garota canonicamente branca”. 

“Uma vez que você veja Leah como Annabeth, ela se tornará exatamente do jeito que você imagina Annabeth, supondo que você dê a ela essa chance, mas você se recusa a acreditar que isso possa ser verdade”, disse Riordan. “Você está julgando a adequação dela para o papel única e exclusivamente por sua aparência. Ela é uma garota negra interpretando alguém que foi descrito nos livros como branco. Amigos, isso é racismo.” 

Segundo ele, a mensagem principal de “Percy Jackson” sempre foi que a diferença é a força. “Há poder na pluralidade”. Para o escritor, não importa o quanto tenham lido os livros, se alguém ficou chateado com o elenco escolhido, essa pessoa não aprendeu nada com eles. 

Rick reforçou que essa será uma adaptação que ele tem “muito orgulho e que honra totalmente o espírito de Percy Jackson e os Olimpianos”. “Pegando a história de ninar que contei para o meu filho, há vinte anos, para fazê-lo se sentir melhor por ser neurodivergente e aprimorando-a para que crianças de todo o mundo possam continuar a se ver como heróis no Acampamento Meio-Sangue”, finalizou. 

voltando pra home