Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Orquestra Rumpilezz e mais unem forças em disco póstumo do maestro Letieres Leite

música
Foto: João Atala/Divulgação
Foto: João Atala/Divulgação

“Moacir de Todos os Santos” é o título escolhido para o disco póstumo do maestro Letieres Leite, falecido precocemente aos 61 anos, em outubro de 2021. Disponível em todos os tocadores e nas principais lojas de LPs a partir deste fim de semana, o material busca honrar o minucioso trabalho feito pelo criador ao longo de seus muitos anos de estrada.

Para isso, ele conta com a presença de amigos como Caetano Veloso (que canta na faixa “Coisa nº 5 – Nanã”) e da Orquestra Rumpilezz, a quem, aliás, ajudou a fundar. Gilberto Gil, por sua vez, assina o texto da contracapa, uma poderosa declaração ao amigo que diz em determinado trecho:

“Letieres Leite reuniu em Salvador um grupo seleto e eclético de músicos, uns vinte e poucos, negros, mestiços e brancos – todos eles associados às vertentes mais populares ou mais clássico-eruditas da música que se faz na Bahia. Egressos das orquestras de concertos, dos conjuntos de baile, dos terreiros de candomblé, dos clubes musicais cultivadores do jazz e das vanguardas mais recentes do pop internacional, esses músicos se juntaram sob a regência de Letieres – ele, multiartista interessado em promover resgates e impulsionar avanços na música da Bahia e do Brasil. “Inspirado no grande mestre pernambucano Moacir Santos, que o antecedera em algumas décadas nesse mister de estimular a fusão mais abrangente e profunda das linguagens nas músicas afro-americanas (a estadunidense, a cubana e brasileira), Letieres realizou, no breve período que a vida lhe concedeu, um trabalho de grande envergadura que deixa registrado agora neste disco que nos chega às mãos”.

‘Moacir de Todos os Santos’ foi concebido, arranjado e regido por Letieres Leite, além de ter direção artística de Leite e Sylvio Fraga. A produção fica por conta do artista, Sylvio e Pepê Monnerat, enquanto as gravações ocorreram pelas mãos de Pepê e Edu Costa no Estúdio Rocinante.

Ouça já nas plataformas digitais clicando na foto abaixo!

voltando pra home