Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram
música

Quem é JonTheProducer, produtor por trás de hits de Camilo, Mau y Ricky e Christina Aguilera

Embora seja um hitmaker de carteirinha, JonTheProducer ainda é um nome recente na cena pop. Ele não é necessariamente conhecido pelo grande público, mas se você já ouviu faixas como “No Me Acuerdo”, de Thalia, “Tutu”, de Camilo, e “Medicina”, da brasileira Anitta, com certeza já se esbarrou com ele por aí.

Nascido Jonathan David Leone, o rapaz é hoje um dos principais nomes da música hispano-americana quando o assunto é a função de produção. Formado no Berklee College of Music, uma das mais imponentes escolas de música dos Estados Unidos, Leone fez seu debut trabalhando na função de engenharia de som em estúdios da região de Miami. Ao assinar seu primeiro contato, novas oportunidades foram surgindo até que foi convidado a colaborar na sequência com três artistas femininas de impacto global.

Em abril de 2018, inaugurando sua estadia no cargo de produtor, ele assinou a mixagem de “Sin Pijama”, colaboração feita entre Natti Natasha e Becky G. A consagração viria alguns meses depois, em junho, quando Thalia, por intermédio de Natasha, entregou a ele a tarefa de tornar “No Me Acuerdo” um hit. O desejo foi cumprido e em questão de pouco tempo a faixa tinha atingido a marca de 1 bilhão de reproduções.

“Uma grande parte de ser um produtor é estar a serviço de outros criadores e artistas”, contou ele à página do Grammy, em 2020. “Às vezes você tem que apurar um pouco sua visão em relação ao artista e refinar algo que acha legal ou muito diferente do que eles querem ouvir. Hoje sinto que, finalmente, estou em posição de explorar todos os meus instintos”.

Tão bem-sucedida tem sido essa experiência que outros trabalhos de peso chegaram na esteira, entre elas “Tutu”. Foi graças à parceria com o colombiano Camilo, em que obteve papel fundamental na formação de seu som, que o criador venceu o primeiro Grammy da carreira na categoria Melhor Canção Pop. A faixa, tempos depois, acabou chamando a atenção da colombiana Shakira para um remix que teve ainda a participação de Pedro Capó.

“Por causa da pandemia, não conseguimos comemorar a vitória no Grammy pessoalmente, então estávamos todos juntos em casa com a família”, conta. “Eu sempre rezo, mas nunca fico muito esperançoso porque você não quer ficar amargurado. Quando ouvimos nossos nomes serem chamados, tenho certeza de que desmaiei. Eu vejo vídeos de nós comemorando. Eu não me lembro de nada. Eu só me lembro dos cinco minutos depois disso, quando todos se acalmaram, eu fiquei dizendo coisas do tipo ‘Merda, isso aconteceu”.

Outros trabalhos marcantes obtiveram destaque nos charts. É o caso de “Pa Ti”, parceria entre Jennifer Lopez e Maluma que foi tema do filme “Case Comigo” (2022).

Ainda no que diz respeito às família, surgiu através de Camilo um vínculo com a dupla venezuelana Mau y Ricky, que são cunhados do colombiano. Ambos acabaram sendo responsáveis por dar voz à primeira faixa autoral de Leone, batizada como “Doctor”. Lançada em abril de 2021, a novidade tem ainda nos vocais o príncipe da bachata, Prince Royce, e o grupo Piso 21.

Comparado com Timbaland e Tainy, dois nomes fundamentais para entender as engrenagens e bastidores da música pop deste milênio, Jon the Producer segue quebrando barreiras ao empreender sua busca por um som que apaixone, mas também imprima força. Foi assim, provavelmente, que Christina Aguilera o convocou para entregar a faixa de abertura do EP “La Fuerza”, batizada como “Ya Llegué”.

É um afago nos corações de seus fãs hispânicos e a perfeita conjunção de todos os elementos que formam seu trabalho, das origens aos sentimentos. Tal qual ocorre com Leone. As coincidências, já se sabe, estão por toda parte quando se acredita na arte.

***

voltando pra home