Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Cerimônia acontece em 27 de março (Divulgação)
(Divulgação)
cinema

Oscar 2022: onde assistir aos filmes indicados na 94ª edição da premiação

Uma das listas mais aguardadas do ano, a seleção de indicados ao Oscar 2022 foi divulgada na manhã de hoje (8).

Seguindo a trilha de outras premiações, “Ataque dos Cães” e “Duna” estão na disputa de Melhor Filme e lideram as indicações com 12 e 10 nomeações, respectivamente. Os longas “Belfast”, “Amor, Sublime Amor” e “King Richard: Criando Campeãs” também estão na corrida pela principal estatueta da noite.

A categoria ainda inclui “Drive My Car”, que também disputa Melhor Filme Internacional e Melhor Direção, o hit da Netflix “Não Olhe para Cima”, “O Beco do Pesadelo”, “Amor, Sublime Amor”, “Licorice Pizza” e “No Ritmo do Coração”.

Depois de conhecer os filmes, atores, diretores, roteiristas e profissionais de Hollywood que vão disputar as estatuetas de ouro, muitos começam a procurar pelas produções que ainda não assistiram.

Para ajudar os cinéfilos de plantão, mostramos onde assistir aos filmes que integram a 94ª edição da premiação. Alguns longas estão disponíveis por VOD (alguém ou compra digital), outros já desembarcaram nas plataformas de streaming e muitos ainda não chegaram às telonas. “Drive My Car” e “Flee”, por exemplo, seguem sem previsão de estreia.

Boa maratona!

Cinemas

“O Beco do Pesadelo”: disponível nos cinemas

O trhiller noir segue um homem corrupto (Cooper) que se junta a uma psiquiatra (Cate Blanchett ) para aplicar golpes em milionários. O projeto ainda reúne Rooney Mara e Willem Dafoe no elenco. Todos atuam com um roteiro baseado em “O Beco das Almas Perdidas” (1946), romance de William Lindsay Gresham.

“Spencer”: disponível nos cinemas

Estrelado por Kristen Stewart, o projeto imagina como foram os últimos dias de Lady Di antes da decisão de se divorciar do príncipe Charles. O longa tem direção de Pablo Larraín, conhecido por “Ema”, “Jackie” e “Neruda”.

“Amor, Sublime Amor”: disponível nos cinemas / estreia em 2 de março no Disney+

A adaptação do musical da Broadway gira em torno da briga entre duas gangues para dominar uma área no lado oeste de Nova York, onde estão localizados imigrantes e pessoas de classes mais baixas. O elenco ainda conta com Maddie Ziegler, Ariana DeBose, Mike Faist, David Alvarez e Talia Ryder. O remake de “Amor, Sublime Amor” tem direção de Steven Spielberg.

“Casa Gucci”: disponível nos cinemas

“Casa Gucci” reconta a história de Maurizio Gucci (Adam Driver), cujo assassinato foi encomendado pela própria ex-esposa, a socialite Patrizia Reggiani (Lady Gaga), na década de 1990. A direção é de Ridley Scott, responsável por “Gladiador”, “Blad Runner” e “Alien”.

“Licorice Pizza”: 17 de fevereiro

“Licorice Pizza” é a história de Alana Kane e Gary Valentine crescendo e se apaixonando no Vale de San Fernando, em 1973. Escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, o filme acompanha a complexidade traiçoeira do primeiro amor.

“Belfast”: 10 de março

Do aclamado diretor Kenneth Branagh, e estrelado por um aclamado elenco, Belfast é uma história pessoal e alegre sobre o poder da memória, ambientada no final dos anos 1960 na Irlanda do Norte. No centro do filme está Buddy, um menino à beira da adolescência, cuja vida é repleta de amor familiar, diversões de infância e um romance florescente. No entanto, com sua amada cidade natal envolvida em turbulências crescentes, sua família enfrenta uma escolha importante: esperar que o conflito passe ou deixe tudo o que conhecem para trás por uma nova vida.

“Cyrano”: 31 de março

Demasiado autoconsciente para cortejar a Roxanne (Haley Bennet), o poeta Cyrano de Bergerac (Peter Dinklage) ajuda ao jovem Christian (Kelvin Harrison Jr.) a conquistar o seu coração através de cartas de amor. A direção é de Joe Wright.

Netflix

“Ataque dos Cães”: já disponível

“Ataque dos Cães” tem roteiro e direção da vencedora do Oscar® Jane Campion. Segundo a sinopse divulgada no Festival de Cinema de Nova York, o longa “escava o tormento emocional vivido em uma fazenda de gado em Montana na década de 1920”. Na trama, “a jovem viúva melancólica Rose (Dunst) veio morar com seu novo marido sensível( George Plemons), embora suas vidas sejam cada vez mais complicadas pelo comportamento errático e potencialmente violento de seu irmão taciturno e agressivo, Phil (Cumberbatch), cuja desconfiança em Rose e em seu filho desajustado (Kodi Smit-McPhee) leva a consequências trágicas.”

“Não Olhe Para Cima”: já disponível

Escrito e dirigido por Adam McKay, de “Vice” e “A Grande Aposta”, o filme acompanha dois astrônomos de baixo escalão (DiCaprio, Lawrence) que devem fazer um turnê gigante pela mídia global. A missão não é tão simples: alertar a humanidade sobre a aproximação de um cometa que destruirá o planeta Terra. O elenco inclui Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Timothée Chalamet, Tyler Perry, Mark Rylance, Jonah Hill, Meryl Streep, Ariana Grande, Kid Cudi e Rob Morgan.

“A Filha Perdida”: já disponível

As férias pacatas de uma mulher mudam de rumo quando sua obsessão por uma jovem mãe hospedada nas proximidades traz à tona antigas lembranças. Estrelado por Olivia Colman, Jessie Buckley e Dakota Johnson, o longa tem direção de Maggie Gyllenhaal.

“Tick Tick…BOOM!”: já disponível

Lin-Manuel Miranda, vencedor do Pulitzer e do Tony, estreia na direção com “tick, tick…BOOM!”, uma adaptação do musical autobiográfico de Jonathan Larson, que revolucionou o teatro com a peça “Rent”. Ambientado na década de 1990, o filme conta a história de Jon (Andrew Garfield, indicado ao Oscar e vencedor do Tony), um jovem compositor teatral que trabalha como garçom em um restaurante de Nova York enquanto tenta criar um grande musical.

“A Mão de Deus”: já disponível

Ambientada na tumultuada Nápoles da década de 1980, de acordo com a sinopse, o longa apresenta “uma narrativa repleta de alegrias inesperadas, como a chegada da lenda do futebol Diego Maradona. Mas também não faltam tragédias. O destino faz a sua parte, misturando alegrias e tristezas, e o futuro de Fabietto está em jogo”. A direção é de  Paolo Sorrentino.

“A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”: já disponível

Dos criadores de “Homem-Aranha no Aranhaverso“, a produção acompanha uma família que decide se reunir para levar uma das crianças à faculdade como uma oportunidade de promover a união entre eles. Os planos dos Mitchells são interrompidos pelo início de uma revolução tecnológica que pode atrapalhar o passeio e o futuro da Terra.

“Mães Paralelas”: 18 de fevereiro

Estrelado por Penélope Cruz, Milena Smit, Israel Elejalde e Aitana Sánchez-Gijón, o novo filme de Pedro Almodóvar conta a história de duas mães que entram na mesma enfermaria para dar à luz. Os poucos momentos que passam juntas muda o rumo de suas vidas de forma decisiva.

Disney+

“Encanto”: já disponível

O longa acompanha os integrantes da Casa Madrigal. Escondidos nas montanhas da Colômbia, em um lugar chamado Encanto, todos os membros da família têm poderes, com exceção de Mirabel (Beatriz). Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, a jovem decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.

“Luca”: já disponível

Dos criadores de “Viva – A Vida é uma Festa“, “Toy Story” e “Divertida Mente“, a animação acompanha o desenvolvimento da amizade de Luca e Alberto durante o verão italiano. Apesar de se apresentarem como humanos, na verdade, os dois são criaturas marinhas mágicas. Juntos, eles passam experimentar a vida terrestre caminhando, correndo, passando o dia todo tomando sol e descobrindo as belezas da humanidade.

“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”: já disponível

“Shnag-Chi” é o primeiro filme do Marvel Studios protagonizado por um herói asiático. A trama acompanha um jovem chinês criado em reclusão, que recebe um forte treinamento de artes marciais ao longo da vida. Quando entra em contato com o restante do mundo, ele descobre a verdadeira origem de sua família, assim como a real natureza de seu pai.

“Cruella”:  já disponível

Ambientado na Londres dos anos 70 em meio à revolução do punk rock, o filme mostra a transformação de uma jovem vigarista chamada Estella, uma garota inteligente e criativa determinada a fazer um nome para si através de seus designs, em uma das grandes vilãs da cultura pop.

“Raya e o Último Dragão”: já disponível

Na trama, Raya embarca em uma missão de encontrar o último dragão vivo e restaurar a paz entre os povos de Kulandra, um mundo distante da Terra, habitado por antigas civilizações. Trata-se da primeira história da Disney a abordar personagens do sudeste asiático.

Prime Video

“Um Príncipe em Nova York 2”: já disponível

O recém coroado Rei Akeem (Eddie Murphy) e seu confidente Semmi (Arsenio Hall) voltam aos EUA quando ficam sabendo da existência de um filho (Jermaine Fowler) com uma mulher americana (Leslie Jones), sendo um improvável herdeiro do trono de Zamunda.

“No Ritmo do Coração”: já disponível

Ruby (Emilia Jones) é a única pessoa que escuta em uma família com deficiência auditiva. A vida da jovem sempre foi ajudar o irmão e os pais nas tarefas do dia e no negócio de pesca da família, mas logo ela se envolve no coral da escola e se vê dividida entre seguir seu sonho na música ou ajudar a família.

“Apresentando os Ricardos”: já disponível

Lucille Ball (Nicole Kidman) e Desi Arnaz (Javier Bardem) se casaram em 1940 e viram sua fama decolar após estrearem uma das mais memoráveis sitcoms americanas chamada “I Love Lucy”. Entretanto, quando tudo parecia estar indo bem, os dois são envolvidos em uma trama de acusações chocantes que ameaçam sua vida pessoal e profissional. Ao longo da semana mais tensa de gravações, o relacionamento complexo dos dois será posto à prova, enquanto algumas verdades vêm à tona.

“007 – Sem Tempo Para Morrer”: disponível para aluguel

Uma missao para resgatar um cientista sequestrado acaba sendo muito mais traiçoeira do que esperado, colocando Bond (Daniel Craig) no rastro de um misterioso vilão armado com uma perigosa nova tecnologia.

APPLE TV+

A Tragédia de Macbeth: já disponível

Com direção de Joel Coen, responsável por “Bravura Indômita” e “Fargo”, o longa apresenta uma nova montagem cinematográfica do clássico de William Shakespeare. Estrelado por Denzel Washington e Frances McDormand, o filme do estúdio A24 ainda conta com Alex Hassell, Bertie Carvel, Brendan Gleeson, Corey Hawkins, Kathryn Hunter e Harry Melling no elenco.

Star+

“Free Guy: Assumindo o Controle”: já disponível

A trama acompanha a jornada de um personagem secundário de videogame que, ao descobrir o universo em que está inserido, resolve aproveitar as inúmeras possibilidades dessa ambientação. O elenco conta com Ryan Reynolds, Jodie Comer, Joe Keery, Lil Rel Howery, Utkarsh Ambudkar, Camille Kostek e Taika Waititi. Todos estão sob direção de Shawn Levy, de “Stranger Things”.

“Os Olhos de Tammy Feye”: em breve

“Os Olhos de Tammy Faye” acompanha a ascensão e queda da norte-americana Tammy Faye Bakker (Jessica Chastain) e de seu marido, Jim Bakker (Andrew Garfield) nas décadas de 1970 e 1980, que vieram de origens humildes e conseguiram criar a maior rede de radiodifusão religiosa do mundo.

Globoplay

Summer of Soul: disponível

Premiado no Festival de Sundance pelo Grande Juri, o filme conta a história e o registro histórico criado em torno do Harlem Cultural Festival de 1969, um evento épico que celebrou a história, a cultura e a moda negra. O documentário conta com importantes nomes da música como Nina SimoneStevie Wonder, Mahalia Jackson, Sly and the Family Stone e mais.

HBO Max

Duna: já disponível

Descrita como uma jornada mítica e emocional, “Duna” conta a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), jovem talentoso e brilhante que nasceu com um destino grandioso, para além até da sua própria compreensão. Ele precisa viajar ao planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua família e de seu povo. Enquanto forças malévolas levam à acirrada disputa pelo controle exclusivo do fornecimento do recurso mais precioso existente no planeta – capaz de liberar o maior potencial da humanidade, apenas aqueles que conseguem vencer seu medo vão sobreviver.

King Richard: Criando Campeãs: já disponível

Baseado em uma história real que vai inspirar o mundo, “ King Richard – Criando Campeãs” acompanha a jornada de Richard Williams, um pai incansável que foi fundamental na criação de duas das atletas mais talentosas de todos os tempos e que mudaram o tênis para sempre. Guiado por uma visão clara do futuro das filhas e utilizando métodos não convencionais, Richard tinha um plano para levar Venus e Serena Williams das ruas de Compton, Califórnia, para os holofotes mundiais como ícones lendários.

voltando pra home