Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

tecnologia

Instagram estimula uso consciente da plataforma com “Faça uma Pausa”; recurso é impulsionado pela iniciativa “A internet que a gente faz”

Desembarca no Brasil nesta quinta-feira (3) um novo recurso do Instagram, o “Faça uma Pausa (Take a Break)”. Lançado em dezembro em cinco países, a ferramenta foi desenvolvida para ajudar as pessoas a terem maior consciência sobre o tempo que passam conectadas. Ao ativá-lo, as pessoas receberão lembretes para fazer uma pausa no uso do aplicativo após determinado período de tempo navegando pela plataforma – 10, 20 ou 30 minutos. Durante o período de testes da ferramenta, mais de 90% dos adolescentes que configuraram o recurso, o mantiveram ativo.

O recurso é impulsionado pela iniciativa “A internet que a gente faz”, fruto de uma parceria entre a Contente, o Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio e a Safernet, em parceria com o Facebook e o IG, da Meta.

A ação é voltada para a discussão coletiva acerca do bem-estar digital que reunirá, ao longo de seis meses, especialistas, profissionais de saúde mental, criadores de conteúdo, pais, educadores para debater, em diferentes formatos de conteúdo, como podemos ter uma relação mais saudável com a internet. O lançamento do projeto será acompanhado de uma live no perfil do DJ e produtor Alok, que acontece hoje (03), às 20h.

Alok baterá um papo sobre sua rotina digital com a psicóloga Karen Scavacini, fundadora do Instituto Vita Alere; Luiza Voll, co-fundadora da Contente; e Natália Paiva, Head de Políticas Públicas do Instagram na América Latina.

Embarcaram na iniciativa criadores como Ademara Barros, Camila Coutinho, Gabriela Prioli, Lorena Eltz, Lorena Monique, Monique Evelle, Rafa Brites, Roger Cipó, que foram convidados a participar provocando suas comunidades a refletir sobre o uso que fazem da internet. Eles também testaram a ferramenta Faça uma Pausa em primeira mão e compartilharão suas impressões com seus seguidores.

“Passamos cada vez mais tempo conectados e isso traz à tona uma questão fundamental: estamos usando a internet com intenção e propósito? Para ajudar a encontrar respostas, nasce o projeto A Internet Que a Gente Faz. Por meio dele, e com a ajuda dos nossos parceiros especialistas, queremos incentivar as pessoas a trazer intencionalidade ao tempo que passam online e provocar reflexões sobre o assunto. Acreditamos que é possível ter uma vida digital muito melhor quando pensamos sobre ela”, afirma Natália Paiva, Head de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina.

Para acessar os lembretes, acesse seu perfil pela foto que aparece no canto inferior direito. No menu, selecione “Sua atividade” e, posteriormente, “Definir lembretes para fazer uma pausa”. Faça a escolha do período (10, 20 ou 30 minutos” e selecione “Concluir”.

A Internet que a gente faz

A cada mês o projeto “A Internet que a gente faz” terá um tema central de discussão: Sua Internet, Consumo, Conexões, Comparação, Criação e Tempo. Em torno desses assuntos serão produzidos conteúdos como podcasts, guias e posts no Instagram das organizações parceiras, buscando respostas para perguntas que estão na cabeça de todo mundo, como: “O que faz uma pessoa ter uma experiência positiva online?”, “Como podemos sair de um uso automático e termos um papel ativo na construção da internet que queremos?” e “É possível não metrificar as nossas vidas com base nas redes sociais?”.

“A saúde mental é influenciada por diversos fatores, e a tecnologia, tão presente em nossas vidas, é um deles. Por isso, é fundamental que possamos pensar e repensar como usá-la para a criação e manutenção de vínculos e conexões saudáveis, bem como a promoção de bem-estar, saúde mental e a prevenção da violência e do suicídio”, analisa a psicóloga Karen Scavacini, fundadora do Instituto Vita Alere.

“Com a pandemia, todos nós tivemos que reorganizar nossas rotinas que tornaram-se mais digitais do que nunca. Gerenciar tempo é um ponto de partida e não de chegada. Fazer pausas na vida online e se reconectar com atividades fora da internet é vital para o bem-estar, justamente por estimular outra reflexão ainda mais importante: a qualidade da presença digital e a intencionalidade das conexões”, pontua o diretor de Educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm.

“A forma como usamos o digital impacta todas as áreas da nossa vida. Estimular essa tomada de consciência é a missão da Contente. Não poderíamos estar mais felizes de somar forças com esses parceiros e dezenas de especialistas e influenciadores nesta iniciativa. Será uma linda jornada para sairmos do piloto automático e compreendermos que podemos, sim, ser os protagonistas na nossa relação com a internet e as redes sociais”, diz Luiza Voll, co-fundadora da Contente.

voltando pra home