Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Cerimônia acontece em 13 de março (Divulgação)
(Divulgação)
cinema

BAFTA 2022: “Duna”, “Belfast” e “Ataque dos Cães” lideram indicações; confira a lista completa

Uma interessante adição à temporada de premiações foi divulgada nesta quinta-feira (3) com a liberação dos indicados ao BAFTA 2022.

Com um grupo liderado pelo blockbuster de ficção científica “Duna”, que angariou 11 nomeações, a lista contempla 48 filmes na disputa pela estatueta de ouro. Longas aclamados em outras honrarias chegam na sequência: “Ataque dos Cães“, que está em oito categorias, e “Belfast“, na disputa em seis.

Kristen Stewart não foi contemplada na seleção de Melhor Atriz, por “Spencer”, assim como Olivia Colman, que protagonizou o intenso “A Filha Perdida” recentemente. A lista dá espaço para Lady Gaga (“Casa Gucci”), Alana Haim (“Licorice Pizza”), “Emilia Jones (“No Ritmo do Coração”), Tessa Thompson (“Identidade”), entre outras estrelas.

Benedict Cumberbatch, Will Smith, Mahershala Ali, Adeel Akhtar, Stephen Graham e Leonardo DiCaprio entraram na disputa de Melhor Ator na premiação britânica. Não teve espaço para Andrew Garfield, Bradley Cooper e Denzel Washington.

Das 24 indicações de desempenho no geral, 19 artistas foram indicados pela primeira vez ao BAFTA. Entre eles estão nomes como Will Smith, Alana Haim, Ariana DeBose e Tessa Thompson. Também existem diretores estreantes na honraria. O grupo inclui Aleem Khan, Ryûsuke Hamaguchi, Audrey Diwan e a vencedora da Palma de Ouro Julia Ducournau.

Abaixo, confira a lista de indicados ao BAFTA 2022: 

Melhor Filme

“Belfast”

“Não Olhe Para Cima”

“Duna”

“Licorice Pizza”

“Ataque dos Cães”

Melhor Filme Britânico

“After Love”

“Ali & Ava”

“Belfast”

“Boiling Point”

“Cyrano”

“Todos Estão Falando sobre Jamie”

“Casa Gucci”

“Noite Passada em Soho”

“007 – Sem Tempo Para Morrer”

“Identidade”

Melhor Direção

Aleem Khan, por “After Love”

Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”

Audrey Diwan, por “Happening”

Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”

Jane Campion, por “Ataque dos Cães”

Julia Ducournau, por “Titane”

Melhor Atriz

Lady Gaga, por “Casa Gucci”

Alana Haim, por “Licorice Pizza”

Emilia Jones, por “No Ritmo do Coração”

Renate Reinve, por “The Worst Person in the World”

Joanna Scanlan, por “After Love”

Tessa Thompson, por “Identidade”

Melhor Atriz Coadjuvante

Citriona Balfe, por “Belfast”

Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”

Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”

Ann Dowd, por “Mass”

Aunjanue Ellis, por “King Richard: Criando Campeãs”

Ruth Negga, por “Identidade”

Melhor Ator

Adeel Akhtar, por “Ali & Ava”

Mahershala Ali, por “Swan Song”

Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”

Leonardo DiCaprio, por “Não Olhe Para Cima”

Stephen Gragam, por “Boiling Point”

Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”

Melhor Ator Coadjuvante

Mike Faist, por “Amor, Sublime Amor”

Ciarán Hinds, por “Belfast”

Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”

Woody Norman, por “Sempre em Frente”

Jesse Plemons, por “Ataque dos Cães”

Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”

Melhor Roteiro Original

Aaron Sorkin, por “Apresentando os Ricardos”

Kenneth Branagh, por “Belfast”

Adam McKay, por “Não Olhe Para Cima”

Zach Baylin, por “King Richard: Criando Campeãs”

Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”

Melhor Roteiro Adaptado

Siân Heder, por “No Ritmo do Coração”

Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”

Denis Villeneuve, por “Duna”

Maggie Gyllenhaal, por “A Filha Perdida”

Jane Campion, por “Ataque dos Cães”

Melhor Estreia de Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico

Aleem Khan, por “After Love”

James Cummings & Hester Ruoff, por “Boiling Point”

Jeymes Samuel, por “Vingança & Castigo”

Posy Dixon & Liv Procter, por “Keyboard Fantasies”

Rebecca Hall, por “Identidade”

Melhor filme de língua não inglesa

“Drive My Car”
“A Mão de Deus”
“Mães Paralelas”
“Petite Maman”
“The Worst Person in the World”

Melhor elenco

“Boiling Point”
Duna
“A Mão de Deus”
“King Richard: Criando Campeãs”
“Amor, Sublime Amor”
“Melhor documentário”
“Becoming Cousteau”
“Cow”
“Flee”
“The Rescue”
“Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”

Melhor animação

“Encanto”
“Flee”
“Luca”
“A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”

Melhor trilha sonora

Daniel Pemberton, por “Apresentando os Ricardos”
Nicholas Britell, por “Não Olhe Para Cima”
Hans Zimmer, por “Duna”
Alexandre Desplat, por “A Crônica Francesa”
Jonny Greenwood, por “Ataque dos Cães”

Melhor fotografia

Greig Fraser, por “Duna”
Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”
Linus Sandgren, por “007 – Sem Tempo Para Morrer”
Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
Bruno Delbonnel, por “A Tragédia de Macbeth”

Melhor edição

Úna Ní Dhonghaíle, por “Belfast”
Joe Walker, por “Duna”
Andy Jurgensen, por “Licorice Pizza”
Tom Cross & Elliot Graham, por “007 – Sem Tempo Para Morrer”
Joshua L. Pearson, por “Summer of Soul (… ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”

Melhor design de produção

Sarah Greenwood & Katie Spencer, por “”Cyrano”
Patrice Vermette & Zsuzsanna Sipos, por “Duna”
Adam Stockhausen & Rena DeAngelo, por “A Crônica Francesa”
Tamara Deverell & Shane Vieau, por “O Beco do Pesadelo”
Adam Stockhausen & Rena DeAngelo, por “Amor, Sublime Amor”

Melhor figurino

Jenny Beavan, por “Cruella”
Massimo Cantini Parrini, por “Cyrano”
Robert Morgan & Jacqueline West, por “Duna”
Milena Canonero, por “A Crônica Francesa”
Luis Sequeira, por “O Beco do Pesadelo”

Melhor cabelo e maquiagem

“Cruella”
“Cyrano”
“Duna”
“Os Olhos de Tammy Faye”
“Casa Gucci”

Melhor som

“Duna”
“Noite Passada em Soho”
“007 – Sem Tempo Para Morrer”
“Um Lugar Silencioso: Parte II”
“Amor, Sublime Amor”

Melhores efeitos especiais

“Duna”
“Free Guy: Assumindo o Controle”
“Ghostbusters: Mais Além”
“Matrix Resurrections”
“007 – Sem Tempo Para Morrer”

Melhor curta britânico em animação

“Affairs of the Art”
“Do Not Feed the Pigeons”
“Night of the Living Dead”
“Melhor curta britânico”
“The Black Cop”
“Femme”
“The Palace”
“Stuffed”
“Three Meetings of the Extraordinary Committee”

voltando pra home