Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
música

Manuel Turizo, Tokischa, Paloma Mami… Os artistas latinos que você deve ficar de olho em 2022

O ano de 2021 fez brotar na música pop em espanhol um momento em que as estreias se fizeram fartas e relevantes. Foram muitos os nomes que brilharam nos mais diversos nichos e bolhas, com especial destaque para a argentina Nicki Nicole que, logo em seu segundo disco, emplacou não apenas uma indicação ao Latin Grammy, como também seu nome ao topo do streaming entre estreias que envolveram, inclusive, uma parceria com Christina Aguilera.

De fato, a música parece prometer ainda mais para o próximo ciclo. Ainda não sabe quais jovens nomes deve ficar de olho? A gente faz isso por você, a começar por…

Manuel Turizo

Com dois discos já lançados e parcerias estabelecidas com Maluma, El Alfa, Will.I.Am e Farruko, o colombiano Manuel Turizo, de 21 anos, crava seu potencial para fazer estreias ainda mais ousadas em 2022. Quem sabe novos materiais individuais? Após colaborar com Maluma, conquistou uma fã base considerável nos países vizinhos. É mais do que hora de cruzar a fronteira.

O que ouvir: “Antes Que Te Vayas” e “Esperándote”.

Tokischa

Da República Dominicana chega uma grande aposta. Com letras provocativas, que evocam a emancipação romântica e a dominação feminina sobre o próprio corpo, Tokischa tem conferido ao dembow, tradicional gênero nacional, novos contornos. Após lançamentos esparsos como o single “Linda”, com Rosalía, mais estreias devem acontecer em 2022. Entre elas, quem sabe, surpresas ainda mais intensas? Você pode ler um perfil da artista publicado neste mesmo site clicando aqui.

O que ouvir:“Singamo”, “Dorito & Coca-Cola” e “Pícala”.

Juliana Velásquez

Ao receber o prêmio de Artista Revelação no Latin Grammy 2021, Juliana Velásquez entoou versos da faixa “Joaquín”, uma balada que remete a suas vivências e memórias na Colômbia. Conquistou de cara quem ainda não a conhecia. O timbre suave da artista e os delicados experimentos eletrônicos que faz em suas faixas tornam o disco autointitulado que chegou ao streaming em 2021 um dos melhores trabalhos lançados em espanhol nos últimos tempos. Em outras palavras, ela é parte de mais uma vitória artística do país.

O que mais ouvir: “Cóseme (2:22am)” e “Juro (Cap. 3)”

Farina

A colombiana Farina Pao Paucar Franco é uma das pioneiras do reguetón, sendo considerada uma das primeiras mulheres a se arriscar no gênero em 2005. Sua projeção, apesar de tudo, só viria a crescer em 2021 com a estreia do single “Las Nenas”, produzido por gente grande como Natti Natasha. Um EP colaborativo com Arcángel chegou a ser lançado, mas a verdade é que os fãs esperam um novo disco para suceder o elogiado e solitário “Del odio al amor” (2012).

O que ouvir: “Las Nenas” e “Trakatá”.

Paloma Mami

Mais ou menos “apadrinhada” por Ricky Martin nos anos recentes, Paloma Mami tem uma carreira já estabelecida desde os anos 2000. No entanto, suas canções chegaram com mais força ao Brasil somente nos últimos meses a partir da estreia de seu primeiro disco de estúdio, “Sueños de Dalí”. O projeto mescla entre outras sonoridades o tradicional R&B ao pop urbano – uma escolha criativa que pode, muito bem, abrir portas para futuras estreias da artista norte-americana com ascendência chilena.

O que mais ouvir: “Qué Rico Fuera”, “No Te Debí Besar” e “No Te Enamores”.

Ir Sais

Nascido nas Antilhas Holandesas, o cantor Ir Sais apresenta uma fusão de culturas que vai da língua castelhana ao papiamento, um idioma crioula com antigas influências do português e modernas do holandês. Essa rica combinação explode por meio de canções essencialmente pop e que são feitas sob medida para as pistas. Um desses exemplos é o single “Dream Girl”, que entre as várias versões que ganhou traz como convidada a brasileira Tati Zaqui.

O que mais ouvir: “Baila Kumi” e “Konsentra”

Tainy

Uma das grandes surpresas deste ano, o já consagrado produtor Tainy anunciou planos concretos para um primeiro álbum solo. Como aperitivo, entregou uma parceria que reúne o clássico e o contemporâneo nas vozes da já consagrada Julieta Venegas e do potente Bad Bunny. “Lo Siento BB :/” chega na sequência de sua parceria com Dua Lipa e J Balvin e é um deleite para os admiradores de seu excelente trabalho, composto por várias camadas e promissor em termos de surpresas que só tendem a reforçar sua dimensão e relevância no pop latino.

O que ouvir: “Summer of Love” (com Shawn Mendes), “Un Dia (One Day)” e “Callaita”.

***

voltando pra home