Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Divulgação)
(Divulgação)
games

“Resident Evil”: lançamentos especiais dos 25 anos da franquia de survival horror

Em 2021, a franquia “Resident Evil” completou 25 anos de existência. Neste período, os mais de vinte games de survival horror venderam cerca de 110 milhões de cópias globalmente. Para comemorar o primeiro quarto de século da série de jogos eletrônicos, a Capcom decidiu fazer uma série de lançamentos especiais. 

Lançado em 22 de março de 1996, o primeiro game da franquia, que no Japão ganhou o nome de “Biohazard”, estreou originalmente para Playstation 1. Inspirado no gore com pitadas de trash e filme B, o jogo apresentou uma trama intensa que unia o melhor do suspense de zumbis com um time de personagens icônicos. A partir daí, jogadores do mundo inteiro passaram a acompanhar as aventuras cheias de sangue e, eventualmente, muita ação, de Leon, Claire, Jill, Chris, Ada, Wesker, Ethan, e diversos outros heróis urbanos. 

Neste ano, a IP foi explorada em novos jogos, filme, série, crossover com outros títulos, além de algumas novidades para o futuro. Esta seleção contempla os principais lançamentos dos últimos meses (como “Village” e o filme “Bem-Vindo a Raccoon City”), mas também dá destaque para produções menores, entre elas o crossover com “Dead By Daylight” e “Fortnite”. 

Confira se existem recursos suficientes para entrar nessa jornada, desconfie de qualquer barulho à espreita e conheça os destaques dos 25 anos de “Resident Evil”!

Resident Evil Village

Para começar vamos trazer o principal lançamento do ano. “Resident Evil Village” é o oitavo título principal da série de jogos e uma continuação direta de “RE 7”. Na trama, após uma surpreendente aparição de Chris Redfield, Ethan Winters retorna aos holofotes em uma perigosa jornada em busca da filha. Recentemente, o título ultrapassou a marca de 5 milhões de cópias vendidas.

Para aqueles que gostaram da aventura anterior, esta sequência vai oferecer uma experiência quase perfeita. Equilibrando terror, suspense e ação, abre-se uma nova escala na história da franquia. De forma inédita, o game foi lançado com dublagem em português PT-BR. O título está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series (X|S) e PC.

Em 2022, o game ganhará uma DLC gratuita.

Resident Evil 4 VR

O mundo icônico de “Resident Evil 4” se expande nesta versão totalmente nova, inteiramente feita para VR. Assim como no título original, o jogador entra no lugar do agente especial Leon S. Kennedy em sua missão para resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos, que foi sequestrada por um culto misterioso.

Em uma vila rural na Europa, inimigos desafiadores, criaturas horríveis infectadas pelo parasita Las Plaga, inimigos agressivos e segredos devem desafiar a jogatina. Leon é encarnado inteiramente em primeira pessoa com ambientes de realidade virtual imersivos que aumentam a densidade da jornada.

O jogo está disponível apenas para Oculus Quest 2. Em breve, o modo “The Mercenaries” será lançado em atualização gratuita.

Resident Evil: No Escuro Absoluto

A primeira minissérie animada de “Resident Evil” teve Leon e Claire como protagonistas. Na trama, a dupla se reencontra alguns anos depois do incidente de Raccoon City. Há uma trama misteriosa que envolve o presidente dos Estados Unidos e uma nova epidemia zumbi. A história acontece em 2006, após os acontecimentos de “Resident Evil 2”, onde a dupla se conhece, e “Resident Evil 4”. A história é canônica e faz parte da cronologia dos games.

Para quem já assistiu aos filmes animados da franquia, vai encontrar muitas familiaridades com o projeto da Netflix. Curta, a produção talvez não ofereça a história mais inventiva, mas entrega a galhofa e a previsibilidade de qualquer jogo de “Resident Evil”.

Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City

Em 2002, menos de dez anos após o primeiro “Resident Evil”, Milla Jovovich e Paul W. S. Anderson levaram a franquia para as telonas em “O Hóspede Maldito”. Com algumas referências ao produto original, o filme deixou claro que aquela história levaria o público para uma outra direção e, aos poucos, os projetos se distanciaram cada vez mais dos jogos.

Após o sexto capítulo, a Constantin Film e a Sony Pictures, detentoras dos direitos de adaptação da série, decidiram reiniciar “Resident Evil” nos cinemas. O resultado chegou às telonas no início de dezembro com a ideia de adaptar os dois primeiros games, dando espaço para Leon, Claire e Jill viverem suas histórias no audiovisual. O elenco inclui Kaya Scodelario, Robbie Amell, Hannah John-Kamen, Tom Hopper, Avan Jogia e Neal McDonough. Todos estão sob direção de Johannes Roberts.

Confira a sinopse oficial:

“Outrora a próspera casa da gigante farmacêutica Umbrella Corporation, Raccoon City é agora uma cidade agonizante do meio oeste. O êxodo da empresa transformou a cidade em um deserto … com um grande mal fermentando abaixo da superfície. Quando esse mal é desencadeado, os habitantes da cidade irão… mudar…para sempre e um pequeno grupo de sobreviventes deve trabalhar junto para descobrir a verdade por trás da Umbrella e sobreviver à noite.”

Apesar de conter certa fidelidade aos videogames, o longa não agradou a crítica. Aos fãs, sempre fica a esperança de que o próximo título entregue uma experiência que faça jus às horas de tensão da jogatina. Agora, resta saber se os heróis de Raccoon City terão uma nova chance de se redimir nas telonas.

Resident Evil + Dead by Daylight

Dead By Daylight” é um jogo multiplayer de terror e sobrevivência. É conhecido por trazer diferentes personagens da cultura pop para as ambientações virtuais. Em temporadas anteriores, por exemplo, teve elementos de “Stranger Things”, “Silent Hill” e “Pânico”.

Neste ano, o título homenageou a série “Resident Evil” com a inclusão de uma temporada especial com Leon, Claire, Jill e Nemesis. Abrigando os personagens em uma nova versão da delegacia de Raccoon City, os jogadores puderam se divertir a partir das mecânicas do multiplayer.

O jogo tem versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series (S|X) e PC.

Re:Verse

Depois de “Resistence”, a Capcom decidiu investir em outro multiplayer para a franquia. Anteriormente previsto para chegar neste ano, “Re: Verse” será disponibilizado para todos os jogadores que comprarem “Resident Evil Village”.

O game poderá ser jogado com até seis pessoas e apresentará uma perspectiva em terceira pessoa. Os jogadores poderão utilizar personagens queridos da franquia como Leon S. Kennedy, Chris e Claire Redfield, Ada Wong, Jill Valentine e HUNK.

“Resident Evil Re:Verse“ será lançado para PC e consoles em algum momento de 2022.

RE + Fortnite

Assim como “Dead By Daylight”, “Fortnite” é um jogo de referência quando se trata de crossovers com franquias da cultura pop. Assumindo uma caracterização de plataforma multimídia, o game, inclusive, tem recebido shows e festivais virtuais ao longo dos últimos anos.

Um desses encontros foi promovido pela Capcom e Epic Games ao levar dois membros lendários da S.T.A.R.S., Chris Redfield e Jill Valentine, para o jogo. Confira um teaser:

“Fortnite” é um battle royale gratuito. Pode ser jogado no PlayStation 4, Playstation 5, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox Series (S|X), PC e mobile.

Resident Evil – Netflix (2022)

Baseada em um dos games de terror de sobrevivência mais bem-sucedidos de todos os tempos, a série “Resident Evil” se distancia da história dos jogos para criar algo novo, como aconteceu nos cinemas na década passada.

A produção live-action terá duas cronologias: na primeira, as irmãs de 14 anos Jade e Billie Wesker se mudam para New Raccoon City, uma cidade mecânica e corporativa que se impõe a elas justamente no auge da adolescência. Com o passar do tempo, Jade e Billie percebem que a selva de pedras é mais do que isso e descobrem que o pai pode estar escondendo segredos sombrios capazes de destruir o mundo.

Já na segunda cronologia, mais de dez anos depois, a Terra tem menos de 15 milhões de habitantes e mais de 6 bilhões de monstros: pessoas e animais infectados pelo T-vírus. Jade, agora com 30 anos, luta para sobreviver nesse novo mundo enquanto é assombrada por segredos do passado que envolvem sua irmã e seu pai.”

O elenco é composto por Lance Reddick, Ella Balinska, Tamara Smart, Siena Agudong, Adeline Rudolph, e Paola Nuñez.

voltando pra home