Menu Papel POP
(Divulgação/Reprodução)

Reality shows que tiraram a gente da mesmice em 2021

Sem sombra de dúvidas, 2021 foi um ano conturbado, agitado e, no mínimo, esquisito. Claro, viver no Brasil por si só já é uma experiência única (pelo bem e pelo mal), mas os efeitos do segundo ano de pandemia mostraram, mais uma vez, como a cultura pop é essencial para que possamos nos desligar de tanto caos que nos rodeia.

Dentre tantas séries, filmes, programas e atrações musicais, os reality shows ocupam um espaço especial no imaginário popular. Normalmente, eles são fruto de um experimento social que serve à um propósito ou premissas básicas: confinamento, disputa por performances artísticas, gincanas megalomaníacas, embate culinário, entre outros inúmeros formatos – sempre em busca de uma bolada em dinheiro, status social, milhões de seguidores etc.

Para além do tradicional, para um ano como 2021, apenas reality shows bizarros ou sem noção para nos tirar dessa distopia (para talvez adentrar em outra). Portanto, essa lista visa apresentar ou relembrar os programas que nos tiraram da mesmice durante este ano e, majoritariamente, tiveram suas primeiras temporadas a partir de janeiro. É importante dizer que não se trata de um ranking. Também existem menções honrosas de produções que tiveram uma temporada excepcional em 2021, com acontecimentos bombásticos que vão ser lembrados por muito tempo.

Bora lá!

Sexy Beasts: Amor Desmascarado

Onde assistir? Na Netflix

Com direito a duas temporadas em 2021, “Sexy Beasts: Amor Desmascarado” é um daqueles programas que reúnem momentos inusitados e um suspense delicioso por cerca de 25 minutos, tempo médio dos episódios. Cansados de relacionamentos superficiais, solteiros da vida real são transformados em animais e outras criaturas míticas para testar a química em encontros às cegas. Talvez alguns participantes sejam um tanto irritantes com suas exigências utópicas, mas ver a relação de duas feras tomando um drink e utilizando a arte da conquista é uma experiência bem singular.

The Masked Singer Brasil

Onde assistir? No Globoplay

Falando em pessoas mascaradas, não podemos esquecer da primeira edição do “The Masked Singer Brasil“. Exibido na TV Globo e disponível no Globoplay, o reality comandado por Ivete Sangalo traz personalidades de diferentes áreas para se enfrentarem em um desafio musical com fantasias. Tais Araújo, Rodrigo Lombardi, Simone e Eduardo Sterblitch formaram o grupo de jurados da edição.

Toda terça-feira, durante a exibição do programa, as redes sociais ficavam em polvorosa para descobrir a identidade secreta dos famosos fantasiados. Para quem gosta de especular, buscar evidências e investigar, esse é o reality certo. Digo mais: a quem se diz bom conhecedor das personalidades brasileiras, essa é atração para tirar a prova real.

Tattoo Fail

Onde assistir? Na Netflix

Essa é para os arrependidos de plantão. Fez aquela tatuagem para o mozão e agora não estão mais juntos? Aquela tattoo na adolescência que não combina mais com você? Pois bem, “Tattoo Fail” vai te satisfazer (em partes). Apresentado por Jessimae Peluso, que também é comediante, o programa é liderado ao lado dos tatuadores Matt Beckerich, Miryam Lumpini, Rose Hardy, Tommy Montoya e Twig Sparks; e do gerente de estúdio Paul.

Existe apenas um detalhe que torna tudo mais divertido: quem escolhe o desenho são os acompanhantes dos clientes. Adentre nas histórias bizarras das tatuagens e confira a reação dos participantes após o trabalho dos profissionais. Existe um bom nível de satisfação nisso. Juro!

Brincando com Fogo – Brasil

Onde assistir? Na Netflix

Todo mundo passou algum tipo de vontade ou saudade durante a quarentena, e existe um programa em que o telespectador acompanha outras pessoas na mesma premissa: “Brincando com Fogo”. Aqui o tema é sexual. Muitos conheceram a edição original do programa, feita nos Estados Unidos, mas ao chegar em solo nacional, a coisa ficou séria.

Aos que desconhecem o reality, vale uma breve sinopse: em uma praia paradisíaca, jovens solteiros se conhecem e se envolvem. Mas há um desafio: para ganhar o prêmio de 100.000 dólares, eles precisam renunciar ao sexo.

Na edição brasileira, os participantes desafiam todas as regras do jogo e, inclusive, batem alguns recordes descumprindo os acordos do retiro. Vale a maratona!

FBoy Island

Onde assistir? Na HBO Max

FBoy Island” é um experimento social que traz uma velha questão do mundo dos relacionamentos: um boy lixo tem conserto ou o cara legal sempre leva a melhor? Três mulheres se mudam para uma ilha tropical onde se juntam a 24 homens – 12 autoproclamados “caras legais” em busca do amor e 12 autoproclamados “boy lixo” – para competir por dinheiro. As mulheres exploram as possibilidades com a esperança de encontrar uma conexão amorosa duradoura. No final, tudo será revelado – quem é um cara legal, quem é um boy lixo e quem as mulheres escolhem no final das contas.

Esse programa poderia ser feito com a agenda de contatinhos de muitas pessoas. Descobrir se o boy lixo tem jeito ou se o cara legal se sustenta? Chamamos de jogo da vida real. Vale se entregar a este suspense cheio de paralelos com a vida adulta.

Casamento às Cegas – Brasil | Netflix

Onde assistir? Na Netflix

Com direito a episódio de reencontro, a primeira edição brasileira de “Casamento Às Cegas” deu e continua dando o que falar nas redes sociais. Assim como a versão original, o reality traz participantes que estão em busca do amor verdadeiro. Só que eles têm que escolher seus futuros parceiros sem conhecê-los pessoalmente.

Assim como outros programas que ganharam versões nacionais, a edição brasileira tem nuances muito específicas e um bocado de fofoca, arrependimentos, questões duvidosas, o “sim” e o “não” no altar e mais… prato cheio para você passar horas na frente da TV, depois no Instagram, Facebook, Twitter e por aí vai.

Finding Magic Mike

Onde assistir? Na HBO Max

Magic Mike” ganhou um novo desdobramento no finalzinho de 2021. Dos produtores da franquia cinematográfica, um reality chegou no catálogo da HBO Max para mostrar um grupo de homens tentando encontrar sua magia aos moldes da atração original.

Segundo a sinopse, dez homens vão desnudar suas almas (e mais) à medida que evoluem seus corpos, realizam rotinas espetaculares e desenvolvem um novo nível de autoconfiança. Eles vão se despir literal e figurativamente enquanto se livram da bagagem emocional e recuperam seu molejo… mas apenas um será o “Real Magic Mike”.

Um programa para se divertir, talvez se emocionar, e com certeza passar um tempo (ou vontade) enquanto 2022 vai se aproximando.

Largados e Pelados – Brasil

Onde assistir? No discovery+

Depois de tanto tempo lá fora, “Largados e Pelados” finalmente ganhou uma versão nacional. Exibido pelo Discovery Brasil, o reality acompanha homens e mulheres – que se conhecem nus diante das câmeras – durante 21 dias.

Após formar duplas, o desafio é viver os perrengues propostos pela natureza, sem comida, água ou roupas. Tem que se virar! Se você quer aprender a como se virar caso se perca na mata, aqui encontrará um tutorial do que fazer e do que não fazer. Além disso tudo, obviamente, o relacionamento entre os guerreiros participantes guia a tensão do programa. Vê se aprende, “No Limite!”.

House of Ho

Onde assistir? Na HBO Max

House of Ho” chega com uma proposta um pouco diferente das atrações anteriores. Lançada na HBO Max neste ano, a série acompanha a rica família Ho e seus membros intensos. Apesar da configuração distinta, o público de “Keeping Up With the Kardashians” e “Family Karma” poderá se identificar com a premissa do programa.

Acompanhe as vidas, os amores e os conflitos dos Ho, uma família vietnamita-americana abastada de Houston, nos Estados Unidos, que construiu um império multimilionário. Nesse novo reality show único e divertido, disputas de poder e drama familiar entram em choque, enquanto Binh e Hue, imigrantes que, com orgulho, alcançaram o sonho americano, e tentam controlar as vidas de seus filhos adultos, Washington e Judy, que vivem sob pressão constante para atender as expectativas impossíveis de seus pais.

O reality oferece um mergulho na cultura vietnamita, da culinária à educação, mas também propõe, superficialmente, debates importantes sobre alcoolismo, masculinidade tóxica e os problemas que a riqueza obscena pode causar na mente dos integrantes da família. É uma incursão interessante no mundo dos realities.

Império da Ostentação

Onde assistir? Na Netflix

Na linha da riqueza proposta por “House of Ho”, o reality “Império da Ostentação” ganha espaço na Netflix para falar das riquezas dos milionários asiáticos de Los Angeles em suas compras, festas e barracos.

Já renovado para a segunda temporada, o programa apresenta um retrato real da vida de luxo – que a gente adora acompanhar, desejar e opinar. Diferente da rotina de meros mortais como nós, os episódios apresentam um vida de ostentação, como propõe o título, mas sem deixar conflitos e certo drama de lado. Assim como “House of Ho”, também é uma boa pedida para conhecer mais sobre novas culturas, aprender com as diferenças e, se você quiser, problematizar algumas coisinhas aqui e ali (algo importante!).

Funerária Família Bernard

Onde assistir? Na Netflix

Já estamos falando de famílias, então chegou a hora da divertida “Funerária Família Bernard”. Mais parecido com uma sitcom do que com um reality, o engraçado programa mostra como a família Bernard administra sua funerária em Memphis e ajuda os clientes a se despedirem de pessoas queridas.

Apesar da premissa, há espaço para o humor entre os episódios. Se tratando de um tema sério como a morte, a comicidade traz uma leveza importante para os momentos dramáticos do programa. Inclusive, momentos que relembram famosos mocumentários, como “The Office” e “Modern Family”, são essenciais para gargalhar de certos absurdos. Vale seu play!

Futuro Ex-Porta

Onde assistir? No Youtube

Com quase uma década de história, o Porta dos Fundos resolveu criar o primeiro reality show do canal para escolher um novo integrante do elenco. Ou seja, um Futuro Ex-Porta.

Em clima de festa da firma, elenco e sócios se reúnem pela primeira vez em muito tempo para escolher apenas 10 humoristas entre as milhares de inscrições de todo o Brasil. Com games hilários, desafios, participações especiais e muito humor, que perpassa por diversas esquetes e histórias do canal, o grupo de participantes se desafia para ser o novo integrante da trupe. Com certeza, vai alegrar o seu final ou começo de ano.

LOL: Se Rir, Já Era! | Prime Video

Onde assistir? No Prime Video

Na seara das comédias, “LOL: Se Rir, Já Era!” é a nova aposta do Prime Video no ramo do humor. Apresentado por Tom Cavalcante em parceria com Clarice Falcão, a atração é baseada no sucesso global “Last One Laughing”.

Com seis episódios de 30 minutos, o programa reúne Nany People, Thiago Ventura, Bruna Louise, Estevam Nabote, Diogo Defante, Marlei Cevada, Igor Guimarães, Flavia Reis, Noemia Oliveira e Yuri Marçal juntos em um estúdio com 46 câmeras. Os participantes se desafiam para ver quem consegue ficar sem rir e, ao mesmo tempo, tentam fazer seus oponentes gargalharem.

A última pessoa a restar no jogo ganha um prêmio de R$ 350 mil, que será revertido para uma instituição de caridade escolhida pelo vencedor. O grupo tem a oportunidade de apresentar diversos estilos de comédia, como stand-up, improviso, comédia física e de personagens, entre outros.

Enquanto o elenco de humoristas batalha para segurar a risada, o público se diverte com as situações inusitadas e absurdas do programa.

New Face Brasil

Onde assistir? No Youtube

O final desta lista será coroado com “New Face Reality Brasil“, um programa de baixo orçamento que fascinou muitas camadas da internet ao apresentar um grupo de pessoas confinadas em um galpão de eventos.

Transmitido durante 24 horas por dia no Youtube, o reality show acompanhou 21 participantes, entre anônimos e influenciadores digitais, em uma rotina intensa e caótica. Você vai acompanhar a rotina dessas pessoas e, provavelmente, ficar fascinado com as surpresas desse programa de baixo orçamento, mas de coração grande e muita treta.

[Menções Honrosas]

Big Brother Brasil 21

O maior reality show do Brasil não poderia ficar de fora dessa lista. Responsável por brigas entre amigos e famílias por pessoas de diferentes torcidas, a edição deste ano foi tomada por inúmeras emoções. Olhando para trás, às vezes nem parece que isso aconteceu em 2021, mas muita coisa foi superada e as pessoas seguiram suas vidas – agora, totalmente transformadas, após a participação na atração global.

Segundo o Painel Nacional de Televisão, ao longo dos seus 100 dias, o BBB21 foi visto por 40 milhões de pessoas por dia. A média de audiência foi de 27,3, a melhor desde 2012. tal registro mostra a força da TV brasileira e como o seu consumo ainda é extraordinário mesmo na era dos aplicativos, streamings e da internet num aspecto geral.

Com um elenco polêmico, que ainda está na mídia quase um ano depois da exibição, essa foi a temporada com maior audiência em nove anos, de acordo com o Painel Nacional de Televisão.

Power Couple Brasil

Segundo colocado no ranking de programas de TV mais procurados no Google por brasileiros, “Power Couple” teve um elenco polêmico e muitas reviravoltas em sua quinta edição. Com Adriane Galisteu no apresentação do reality, 13 casais de diferentes perfis, personalidades e áreas de atuação entraram disputa por um prêmio de até R$ 1 milhão.

O programa de confinamento promove uma competição divertida, agitada e emocionante entre casais, que passam por uma série de desafios de afinidade, que valem dinheiro e visam testar o quanto eles se conhecem de verdade.

A Fazenda 13

Finalizada em dezembro deste ano, a “A Fazenda 13” trouxe a primeira temporada apresentada por Adriane Galisteu após a saída de Marcos Mion da RecordTV. Foram 22 participantes na disputa, confinados em Itapecerica da Serra, São Paulo.

Na reta final, o programa bateu recorde de ibope em algumas ocasiões. Com a primeira roça dupla antes da final, que culminou na eliminação de Aline Mineiro e MC Gui, o reality marcou 10,8 pontos na Grande São Paulo (via Notícias da TV). Números históricos também foram computados durante a última roça e a festa de despedida da edição.

O cast do programa trouxe um fato curioso: este foi o terceiro reality show em que Bill participou em 2021. Além do programa em questão, o educador físico também esteve no “BBB21” e no retorno do “No Limite”.

Comentários

Topo