Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Divulgação/Reprodução)
(Divulgação/Reprodução)
games

Os melhores games do ano para se divertir no Playstation, Switch, Xbox, PC ou mobile

O que seria de nós, meros mortais, sem uma diversão escapista? Além dos livros, séries, filmes e outras atrações da cultura pop, dá pra dizer que a indústria de videogames teve um ano incrível. Se você não acompanhou os principais lançamentos do ano, fique tranquilo(a)! O Papelpop fez uma seleção de jogos para todos os gostos e plataformas. Aqui você encontra opções para consoles Playstation, Xbox, Nintendo Switch, PC e mobile.

Apenas para destacar os principais games da temporada, vale dizer que o início desta lista apresenta os títulos que mais receberam indicações ou foram premiados no The Game Awards.

Já para aqueles que curtem uma aventura lúdica e interdimensional, a dica é se aventurar com “Ratchet & Clank: Rift Apart”, “Psychonauts 2” ou até mesmo “Metroid Dread”, um dos hits nintendistas de 2021. Mas, pensando em uma narrativa mais centrada em ação e, por vezes, também cadenciada por suspense e terror, é possível encontrar diversão com “Deathloop” ou “Resident Evil Village”. Dois games imperdíveis para quem ama jogos de tiro, estratégia e um enredo instigante.

“It Takes Two”, por sua vez, é um show à parte. Formulado para ser executado exclusivamente em duplas, o jogo apresenta uma história divertida a partir de uma crise familiar. Inventivo e cheio de surpresas, o game oferece uma variedade gigantesca de mecânicas e dinâmicas de jogatina. Na trama, os jogadores controlarão o casal Cody e May, que prestes a se separar acabam transformados em bonecos a partir do desejo da filha. Descrito como uma aventura romântica, divertida e essencialmente de cooperação, o jogo venceu o prêmio principal do The Game Awards 2021, Jogo do Ano. E a parte boa é que ele ainda está disponível em diversas plataformas.

Para os amantes de jogos indies ou metroidvanias, aqui também há um espaço para vocês! Além de alguns projetos brasileiros citados nos parágrafos abaixo, a seleção de games independentes contempla “Death’s Door” e “Twelve Minutes”. Enquanto no primeiro o jogador precisa, literalmente, ultrapassar um reino intocado pela morte, o segundo apresenta uma narrativa intimista com elenco de voz liderado por Daisy Ridley, James McAvoy e Willem Dafoe.

Agora, se você curte um game que te traga fortes emoções, “Life is Strange: True Colors” é uma boa pedida. Considerado o melhor jogo com impacto social na TGA 2021, o título narrativo apresenta uma história envolvente, cativante e tocante em muitos níveis. Nele, a empatia ganha outro significado quando se torna um atributo da jogatina.

Antes de conferir a lista, que apresenta ainda trailer e sinopses de cada game, fica também o nosso conselho pra acompanhar os jogos brasileiros desta seleção, como “Kaze and The Wild Masks”, um metroidvania inspirado em aventuras noventistas ou o estretégico cyberpunk “UNSIGHTED”, que foi conduzido pelo Pixel Punk, estúdio composto majoritariamente por pessoas LGBTQIA+ – algo que influencia a narrativa plural do game. Temos também “Senna Sermpe”, uma expansão de “Horizon Chase Turbo”, que faz um emocionante tributo ao lendário piloto Ayrton Senna, e “Dodgeball Academia”, inventivo título que leva a queimada para outro nível.

Sem mais delongas… eis a lista de a lista de melhores games do ano para se divertir no Playstation, Switch, Xbox, PC ou mobile!

It Takes Two

Plataformas: Microsoft Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series (X|S).

Embarque na jornada mais maluca da sua vida em “It Takes Two”, uma aventura de plataforma inovadora criada exclusivamente para o jogo co-op! Convide um amigo para se juntar de graça com o Passe de Amigo e trabalhem juntos em uma variedade de desafios deliciosamente perturbadores.

Domine habilidades de personagem únicas e relacionadas em cada nível. Ajudem um ao outro em obstáculos inesperados e momentos hilários. Acompanhe a história emocionante de um relacionamento complicado. “It Takes Two” é feito pela Hazelight, líder da indústria em jogos cooperativos.

Deathloop

Plataformas: PlayStation 5 e Microsoft Windows.

“Deathloop” é um jogo de tiro em primeira pessoa da nova geração da Arkane Lyon, a desenvolvedora premiada por trás da série Dishonored. No game, dois assassinos rivais estão presos em uma misteriosa distorção temporal na ilha de Blackreef, condenados a repetir o mesmo dia por toda a eternidade. No papel de Colt, a única chance de escapar é fechar o ciclo assassinando oito alvos essenciais antes que o dia reinicie.

Aprenda com cada ciclo: experimente novos caminhos, colete informações e encontre novas armas e habilidades. Faça o que for preciso para quebrar o ciclo.

Metroid Dread

Plataforma: Nintendo Switch.

Ao investigar uma transmissão misteriosa no planeta ZDR, Samus enfrenta um inimigo misterioso que a aprisiona neste mundo perigoso. O planeta remoto foi invadido por cruéis formas de vida alienígenas e robôs assassinos chamados E.M.M.I. Cace ou seja caçado enquanto abre caminho através de um labirinto de inimigos na aventura de deslocamento lateral mais intensa de Samus.

Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão

Plataforma: PlayStation 5.

Produzida pela Insomniac Games, a nova aventura da inusitada dupla deve acompanhar mais um embate dos heróis contra o maligno Dr. Nefarius, um vilão recorrente da franquia. Ele agora possui uma máquina capaz de viajar entre realidades alternativas. O jornada também trará uma nova personagem, Rivet!

Resident Evil Village

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox One, Microsoft Windows e Google Stadia.

“Resident Evil Village” é o oitavo título principal da série de jogos e uma continuação direta de “RE 7”. Na trama, após uma surpreendente aparição de Chris Redfield, Ethan Winters retorna aos holofotes em uma perigosa jornada em busca da filha. Recentemente, o título ultrapassou a marca de 5 milhões de cópias vendidas. De forma inédita nos 25 anos da franquia, o game conta com dublagem em português PT-BR.

Life is Strange: True Colors

Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Microsoft Windows e Google Stadia.

O novo jogo acompanha Alex Chen, uma garota que tem uma forte empatia pelas pessoas ao redor. Algo que, em determinadas situações, pode transbordar a ponto de fazê-la sentir exatamente o que os outros sentem, como um dom. Ela viaja para cidade de Haven para reencontrar o irmão Gabe após muitos anos e, sem a oportunidade de estreitar os laços, o perde em um acidente de carro. Ainda em luto, Alex se reúne aos amigos Steph e Ryan, que podem ser opções amorosas da protagonista, para tentar desvendar os mistérios da tragédia.

Marvel’s Guardians of the Galaxy

Plataformas: Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series (X|S) e PC.

Embarque numa nova e empolgante viagem pelo cosmos em Guardiões da Galáxia da Marvel. Neste jogo de ação e aventura em terceira pessoa, você é o Senhor das Estrelas, que, graças à sua liderança ousada, porém questionável, reuniu uma tripulação excêntrica de heróis improváveis. Algum idiota (com certeza não foi você) desencadeou uma série de eventos catastróficos, e só você pode manter os imprevisíveis Guardiões unidos por tempo suficiente para impedir o colapso interplanetário absoluto. Use pistolas elementais, ataques coletivos, botas a jato… Vale tudo. Se acha que tudo correrá como planejado, você terá um bocado de surpresas, pois as consequências de suas ações vão manter os Guardiões em alerta. Nesta história original dos Guardiões da Galáxia da Marvel, você vai se deparar com novos seres poderosos e personagens emblemáticos, todos envolvidos em uma luta pelo destino da galáxia. É hora de mostrar ao universo do que você é capaz. Você consegue. Acho.

Desenvolvido pela Square Enix em conjunto da Eidos-Montreal,“Marvel’s Guardians of the Galaxy” é um jogo single-player em terceira pessoa inspirado nos quadrinhos da Marvel. Além do foco em combate, o game conta com um sistema de escolhas em momentos-chave da trama.

Kena: Bridge of Spirits

Plataformas:PlayStation 4, PlayStation 5 e Microsoft Windows.

“Kena: Bridge of Spirits” é uma aventura de ação baseada em uma história que se passa em um mundo encantador, rico em exploração e combate em ritmo acelerado. Os jogadores encontram e desenvolvem uma equipe de minúsculos companheiros espirituais chamados de Rot, aprimorando suas habilidades e criando novas maneiras de manipular o ambiente. Kena, uma jovem Guia Espiritual, viaja para uma vila abandonada em busca do santuário sagrado da montanha.Ela luta para descobrir os segredos dessa comunidade esquecida, oculta em uma floresta coberta de vegetação, onde espíritos errantes acabam ficando presos.

Far Cry 6

Plataformas: Xbox Series X, PlayStation 4, Amazon Luna, PlayStation 5, Xbox One, Google Stadia e Microsoft Windows.

Em “Far Cry 6”, os jogadores vão “mergulhar em um mundo caótico e cheio de adrenalina de uma revolução de guerrilha moderna “, conforme diz a sinopse oficial.

“Bem-vindo a Yara, um paraíso tropical congelado no tempo”, continua a descrição. “Como ditador de Yara, Anton Castillo (Esposito) pretende restaurar sua nação de volta à sua antiga glória por qualquer meio, com seu filho, Diego, seguindo seus passos sangrentos. Torne-se um guerrilheiro e incendeie seu regime”.

Forza 5

Plataformas: Xbox Series (S|X), Xbox One e Microsoft Windows.

Sua maior aventura Horizon te espera! Lidere impressionantes expedições pelo mundo aberto vibrante e em constante evolução nas terras mexicanas. Participe de corridas divertidas e sem limites enquanto pilota centenas dos melhores carros do mundo.

Death’s Door

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Nintendo Switch, Xbox Series X e Microsoft Windows.

Ceifar a alma dos mortos e bater o cartão pode ser uma rotina monótona, mas é o trabalho honesto de um Corvo. Mas isso está prestes a mudar, quando sua alma designada é roubada, e você deve perseguir um ladrão desesperado até um reino intocado pela morte, onde criaturas vivem muito além do que deveriam e acumulam ganância e poder.

Pokémon Unite

Plataformas: Nintendo Switch, Android e iOS.

“Pokémon UNITE” é um jogo eletrônico free-to-play, arena de batalha multijogador online desenvolvido pela TiMi Studios e publicado pela The Pokémon Company.

Trata-se de um game de desafio estratégico que dá aos jogadores a oportunidade de competir em batalhas de equipe de cinco contra cinco a partir do universo fantástico de “Pokémon”.

Returnal

Plataforma: Playstation 5

“Returnal” é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa. O jogador acompanha Selene, uma exploradora espacial, que, ao cair num planeta hostil, entra em um loop temporal de ressurreição.

Após o pouso forçado neste mundo que muda de forma, Selene deve pesquisar a paisagem árida de uma antiga civilização para escapar. Isolada e solitária, ela se vê lutando com unhas e dentes pela sua sobrevivência. Repetidas vezes ela é derrotada – forçada a reiniciar sua jornada sempre que morre.

Por meio de um jogo implacável de RPG tipo masmorra, você descobrirá que, assim como o planeta muda a cada ciclo, os itens à sua disposição também mudam. Cada loop oferece novas combinações, forçando você a ultrapassar seus limites e a combater com uma estratégia diferente.

Back 4 Blood

Plataformas: Xbox Series X, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Microsoft Windows.

“Back 4 Blood” é um jogo de tiro em primeira pessoa dos criadores da franquia aclamada pela crítica Left 4 Dead. Você está no centro de uma guerra contra os contagiados. Esses humanos portadores de um parasita mortal se transformaram em criaturas assustadoras inclinadas a devorar os restos da civilização. Com a extinção da humanidade em jogo, cabe a você e seus amigos enfrentar esse inimigo, erradicar os corrompidos e reconquistar o mundo.

Monster Hunter Rise

Plataformas: Nintendo Switch e Microsoft Windows.

Passado na vila com temática ninja de Kamura, explore ecossistemas vivos e enfrente terríveis monstros para se tornar o caçador supremo. Já faz meio século desde que a última calamidade ocorreu, mas um novo monstro aterrorizante deu às caras e ameaça mergulhar a terra no caos novamente.

Cace sozinho ou em um grupo com amigos para ganhar recompensas que você pode usar para criar uma enorme variedade de armas e armaduras. Novos sistemas de jogabilidade como a os voos com a “Ação de Fios” e seu companheiro canino “Amicão” adicionam novas camadas empolgantes ao já robusto combate pelo qual Monster Hunter é conhecido.

Knockout City

Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Nintendo Switch, Xbox Series X e Microsoft Windows.

Chame sua turma e enfrente equipes rivais em Knockout City, onde você acerta as contas com disputas épicas de queimada. Prepare-se para uma competição intensa e divertida em uma nova abordagem dos jogos multiplayer baseados em equipe.

Personalize personagens e monte uma equipe com amigos e amigas para começar a conquistar “Knockout City”. Nocauteie adversários com arremessos complicados e coordene o trabalho em equipe enquanto desvia e agarra bolas que voam pelo mapa. Sem bola? Sem problema! Você pode literalmente se encolher, rolar até as mãos de colegas e se tornar a arma definitiva.

Psychonauts 2

Plataformas: PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox One, Microsoft Windows, macOS e Linux.

Razputin “Raz” Aquato, ágil acrobata e magnífico mentalista, cumpriu o seu sonho de fazer parte da organização internacional de espionagem psíquica conhecida como… Psychonauts! Mas agora, estes superespiões têm um pequeno problema. O líder não voltou a ser o mesmo desde que foi raptado e há alguém infiltrado na sede.

Combinando missões divertidas com conspirações misteriosas, o “Psychonauts 2” é um jogo de aventura e plataformas com um estilo único e inúmeros poderes personalizáveis. Controla o Raz numa viagem tão perigosa quanto hilariante através das mentes de amigos e inimigos até derrotarem um vilão implacável.

Twelve Minutes

Plataformas: Xbox One, Xbox Series (X|S), PC, PS4, PS5 e Nintendo Switch.

A trama apresenta um ciclo infinito de loop temporal a partir de uma noite romântica que termina de forma trágica. A cada volta, novas camadas e segredos dessa relação poderão ser explorados. Mesclando ritmo, mecânica e história, a prévia demonstra as inúmeras possibilidades narrativas. Com sistema de escolhas, tudo pode acontecer em 12 minutos.

Desenvolvido por Luis Antonio, de “The Witness”, o jogo narrativo conta com elenco de vozes estelar liderado por Daisy Ridley, James McAvoy e Willem Dafoe. É descrito pelos desenvolvedores como uma mistura de “O Iluminado”, “Janela Indiscreta” e “Amnésia”.

Kaze and The Wild Masks

Plataformas: PlayStation 4, Microsoft Windows, Linux, Google Stadia, Nintendo Switch, Mac OS, Xbox One

No brasileiro “Kaze and the Wild Masks”, você se aventura através das Crystal Islands ao melhor estilo dos clássicos jogos de plataforma. Jogue como Kaze e salve seu amigo Hogo de uma maldição que espalha caos pelo arquipélago. Escale paredes ferozmente como um tigre, cruze os céus como uma águia, corra com a tenacidade de um lagarto e domine o oceano como um tubarão.

MARVEL Future Revolution

Plataformas: iOS e Android.

Explore um vasto mundo aberto e desfrute de várias interações com heróis em cada região. Jogue em conjunto com outras pessoas no primeiro RPG de mundo aberto da Marvel para celular.

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre

Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, App Store, Google Play e PC pelo PC pelo Steam e Epic Games Store

Apesar de ser uma atualização, “Horizon Chase Turbo – Senna Sempre” merece seu lugar nesta lista. Na expansão, você seguirá os passos do lendário piloto brasileiro no exclusivo Modo Carreira de cinco capítulos para único jogador. Sinta o calor do momento de dentro de um cockpit com a nova visão em primeira pessoa (específico de Senna Sempre).

Faça escolhas difíceis com as novas mecânicas de estratégias de corrida (específicas de Senna Sempre). Acerte o carro considerando cada circuito e condições climáticas. Conquiste mais de 130 Façanhas do Senna no Modo Carreira, buscando atingir a histórica performance do piloto.

Crash Bandicoot: On the Run!

Plataformas: Android e iOS.

Pense rápido para manter Crash e Coco correndo, saltando, girando e quebrando tudo em pistas cheias de obstáculos. Corra por terras misteriosas, derrotando os capangas do Doutor Neo Cortex.

Deslize para explorar locais selvagens e exóticos. Personalize Crash e Coco com Visuais N. Sane, monte um arsenal de armas estupendas e aprimore suas habilidades de corrida para ganhar prêmios. Prepare-se para a corrida da sua vida!

UNSIGHTED

Plataformas: PlayStation 4, Microsoft Windows, Nintendo Switch e Xbox One.

Composta apenas por pessoas LGBTQIA+, o estúdios brasileiro Pixel Punk criou uma narrativa de fantasia focada na trajetória de Alma, uma autômato que precisa resgatar a sua companheira e salvar todos os Autômatos de perderem suas consciências. O metroidvania, estilo de jogo que mistura elementos de “Metroid” e “Castlevania”, possui um grande foco em speedrun, incentivando o jogador a retornar e tentar encontrar caminhos mais rápidos.

Dodgeball Academia

Plataformas: Xbox Series X, PlayStation 4, Microsoft Windows, Nintendo Switch e Xbox One.

Num mundo onde a queimada é tudo, controle Otto na academia e treine para se tornar o maior campeão de queimada de todos os tempos! Ao longo de oito episódios, você fará amizades e encontrará rivais, tudo para montar a melhor equipe de queimada.

Evolua Otto e monte uma equipe dinâmica usando um sistema de progressão amplo e personalizável. Além disso, explore a imensa Dodgeball Academia e revele verdades ocultas dentro da academia na qual você vive, aprende e treina para se tornar campeão.

***

voltando pra home