Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

O artista já é vencedor dos prêmios Emmy, Grammy e Tony (Reprodução / YouTube)
(Reprodução / YouTube)
cinema

O Oscar de Lin-Manuel Miranda vem aí? Todos os projetos lançados pelo ícone em 2021

Em 2008, graças a “In The Heights”, Lin-Manuel Miranda recebeu seu primeiro prêmio Tony. Ele tinha 28 anos e se tornou o mais jovem vencedor da categoria Melhor Trilha Sonora na maior honraria do teatro dos Estados Unidos. Naquela mesma noite, sua peça levou mais três estatuetas: Melhor Musical, Melhor Coreografia e Melhor Orquestração.

Também foi com “In The Heights” que o dramaturgo, ator, cantor, compositor e produtor filho de porto-riquenhos venceu seu primeiro Grammy. Ele levou o gramofone de Melhor Álbum de Teatro Musical na grande premiação de música em 2008. Mas Miranda ganhou ainda mais destaque na cena artística com o ambicioso e revolucionário “Hamilton” na Broadway.

O espetáculo conquistou o público e a crítica especializada ao recontar a história de Alexander Hamilton com um elenco diverso e uma fusão de hip hop, rap, jazz e R&B. “Hamilton” não só levou 11 prêmios Tony e um Grammy em 2015, como também venceu um Pulitzer em 2016 e um Emmy em 2021.

O musical consolidou a carreira de Miranda, aproximando-o do título de EGOT, dado aos vencedores do Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Ou seja, agora, o que lhe falta é o Oscar. O artista chegou a ser indicado à maior premiação do cinema em 2017, concorrendo com a trilha sonora da animação “Moana”, da Disney, mas não saiu vitorioso. Desde então, ele tem expandido seu currículo, buscando mais espaço na indústria.

É difícil prever uma vitória enquanto a lista de indicados ao próximo Oscar não sai – para isso, é preciso esperar até fevereiro de 2022 – e as campanhas não começam. Mas uma coisa é certa: Miranda tem opções significativas para concorrer a uma estatueta ou, pelo menos, chamar a atenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no processo de seleção.

Vamos repassar as produções?

“Em Um Bairro de Nova York”

Em um Bairro de Nova York” transforma o premiado musical “In The Heights” para as telonas. O filme apresenta a comunidade latina de Washington Heights, em Nova York (EUA). O foco da trama é um grupo de moradores em busca de seus sonhos, incluindo Usnavi de la Vega, dono de uma mercearia local.

Anthony Ramos, Melissa Barrera, Stephanie Beatriz, Leslie Grace, Corey Hawkins, Gregory Diaz IV e Dascha Polanco formam o elenco principal do longa-metragem, já disponível no catálogo da HBO Max. Eles atuam sob a direção de Jon M. Chu.

“A Jornada de Vivo”

Com canções originais e dublagem de Miranda para a Netflix, “A Jornada de Vivo” conta a história de um jupará que faz shows em uma praça de Havana com Andrés. Quando a ilustre Marta Sandoval convida Andrés para uma performance, Vivo embarca em uma verdadeira aventura.

Gloria Estefan, um dos maiores ícones da música latina, integra o elenco de voz da animação com Zoe Saldaña, Brian Tyree Henry, Ynairaly Simo, Juan de Marcos, Michael Rooker e Nicole Byer. A direção é de Kirk DeMicco.

“tick, tick…BOOM”

Lin-Manuel Miranda faz sua estreia como diretor de cinema com a adaptação do musical autobiográfico de Jonathan Larson, conhecido por revolucionar o teatro com a peça “Rent” na década de 1990. Trata-se de “tick, tick…BOOM”.

No filme, Andrew Garfield dá vida ao compositor teatral prestes a completar 30 anos. Ele trabalha como garçom em um restaurante de Nova York, enquanto tenta criar o próximo grande musical americano e lidar com questões de amor e amizade.

Joshua Henry, Vanessa Hudgens, MJ Rodriguez, Alexandra Shipp, Robin de Jesús, Bradley Whitford, Tariq Trotter e Judith Light complementam o elenco com Garfield. A obra já está disponível no catálogo da Netflix.

“Encanto”

Com Miranda assumindo o posto de produtor e compondo canções originais, “Encanto”, a 60ª produção da Walt Disney Animation Studios, acompanha a mágica Casa Madrigal. Cada membro da família, que vive escondida nas montanhas da Colômbia, possui um dom único – exceto Mirabel.

O elenco de voz traz nomes como Stephanie Beatriz, John Leguizamo, María Cecilia Botero, Wilmer Valderrama, Diane Guerrero, Jessica Darrow e Angie Cepeda. Jared Bush e Byron Howard unem forças como diretores da animação, que chegou aos cinemas em novembro e deve estar na Disney+ em breve.

“Rita Moreno: Just a Girl Who Decided to Go For It”

“Rita Moreno: Just a Girl Who Decided to Go For It” é o documentário sobre Rita Moreno. Com direção de Mariem Pérez Riera, o projeto se debruça sobre a história da porto-riquenha que é EGOT e possui 70 anos de carreira, além de abordar questões como representatividade e sexismo na indústria.

Lin-Manuel Miranda não só participa do filme, como também se consagra como produtor. Morgan Freeman, Whoopi Goldberg, Eva Longoria, Justina Machado e Gloria Estefan marcam presença no doc, que estreou em janeiro de 2021 no Festival Sundance e foi ao ar em outubro na PBS, nos Estados Unidos.

***

voltando pra home