Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Reprodução)
(Reprodução)
famosos

Lina Wertmüller, primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção, morre aos 93 anos

A cineasta Lina Wertmüller veio a falecer nesta quinta-feira (9), aos 93 anos. Conhecida como a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Direção, a diretora morreu em casa próxima da filha e demais familiares.

Em 1963, Lina mudou os rumos da indústria cinematográfica e de sua carreira após comandar “The Basilisks”, seu primeiro longa-metragem. Pelo projeto de estreia, ela recebeu o prêmio de Melhor Diretora no Festival de Cinema de Locarno. O filme, inclusive, está disponível no catálogo nacional do MUBI. Na época, também atuou como assistente de direção em “8½”, de Federico Fellini.

Ao longo dos anos, a cineasta foi aclamada por filmes como “Por um Destino Insólito” e “Pasqualino Sete Belezas”, filme pelo qual recebeu a histórica indicação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ainda conquistou duas indicações à Palma de Ouro, do Festival de Cannes, por “Mimi, o metalúrgico” e “Amor e Anarquia”.

Em 2019, a Academia concedeu a Wertmüller um Oscar honorário e fez uma homenagem repleta de estrelas. As outras diretoras indicadas ao Oscar, Greta Gerwig e Jane Campion, presentearam Wertmüller com a honraria. Gerwig saudou os filmes de Wertmüller como “o cinema da sedução” e os chamou de “pessoais, verdadeiros e idiossincráticos… impertinentes e brincalhões, terrestres e obscenos”.

“Como você corrige séculos de dominação patriarcal?”, questionou Campion na ocasião. “Você é uma guerreira do cinema, uma artista corajosa e brilhante. … ‘Pasqualino Sete Belezas’ é um dos melhores filmes do século XX.”

voltando pra home