Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Série está disponível no Globoplay (Divulgação)
(Divulgação)
series

Jodie Turner-Smith fala sobre atuar em “Ana Bolena – A Rainha” e consciência racial do público

Jodie Turner-Smith, estrela de “Ana Bolena – A Rainha”, concedeu uma entrevia ao IndieWire sobre a nova atração do Globoplay e falou sobre a relevância da personagem histórica, que teve a maioria de suas narrativas contadas por homens. O conteúdo foi divulgado nesta terça-feira (14).

No thriller psicológico, a atriz interpreta a rainha Ana Bolena, a mais notória das esposas de Henrique VIII, conhecida por sua morte prematura por execução. O seriado dividido em três partes promete explorar os meses finais de Ana Bolena, enquanto luta para garantir um futuro à filha e desafiar o patriarcado da realeza britânica.

“As mulheres ainda são colocadas em caixas dessa maneira”, disse a atriz  sobre a condenação da figura real. “Este é o objetivo de uma sociedade patriarcal: processar mulheres que são perturbadoras, que são fortes, que são desafiadoras, [e] que exigem um assento à mesa.”

Ela continua: “Não há nenhum relato real sobre ela em suas próprias palavras”, disse ela. “Não temos nenhum de seus escritos. […] Não temos nem um retrato oficial dela. Isso só mostra que ao longo do tempo, quem registra a história e qualquer que seja sua agenda, é o que leva para o que sobrevive, e isso geralmente é um homem. E estamos descobrindo que geralmente é algo sobre o qual devemos pensar duas vezes, porque talvez esteja errado ”, disse Turner-Smith.

A atriz disse que se sentiu atraída pelos roteiros de Eve Hedderwick Turner, mas ainda realizou própria pesquisa. Ao longo da observação, ela percebeu como muitos homens escreveram sobre Bolena e como a rainha passou grande parte de sua adolescência aprendendo sobre o poder com mulheres que o exerciam por conta própria.

“Ela passou basicamente toda a sua infância em torno de mulheres poderosas, e isso pode tê-la influenciado a ser a mulher que era”, disse Turner-Smith. “Ela cresceu acotovelando-se com artistas e pensadores incríveis da época na corte francesa. Então, é como se ela voltasse para a Inglaterra com algumas grandes ideias. ”

A série também inova ao escalar Turner-Smith, que é negra, para o papel de Ana Bolena, que era branca. Mas para a atriz não é algo para celebrar. “Há muito tempo você vê isso no teatro, esse conceito de artistas negros desempenhando papéis diferentes”, disse ela. “Talvez seja porque é muito mais fácil suspender a crença no teatro quando você está experimentando pessoalmente ao vivo do que quando você é apresentado a algo que foi embalado para você assistir em sua casa ou em um cinema ”, disse ela. “[Talvez] o público queira que esteja mais perto de algo que parece ser a verdade exata [no audiovisual].”

Ela ainda completa: “Há um público muito maior que está cansado de ver filmes apenas com brancos. Acho que é necessário continuar a criar dessa maneira, estou feliz por fazer parte deste início de criação de uma forma diferente.”

“Anne Boleyn” está disponível no Globoplay.

voltando pra home