Menu Papel POP

Hora de Aventura, Steven Universo, Gumball e mais: os cartoons que a gente mais amou nos últimos dez anos

Associar desenhos animados apenas a crianças é coisa do passado. Ainda bem! Seja pela nostalgia ou pelo alto nível de construção dos roteiros, as animações seriadas têm conquistado espaço na rotina de muitos jovens e adultos de todo o mundo ao longo dos últimos anos.

Entrando nesta nova década, o Papelpop resolveu elencar algumas animações que fizeram a nossa cabeça nos últimos onze anos – a partir de 2010. Para isso, checamos as atrações disponíveis nas plataformas de streaming para quando a saudade bater, todos possam acessar estes universos coloridos sem grandes dificuldades.

A seleção apresenta desde produções infantis com textos profundos cheios de camadas, como “Hora de Aventura”, “Steven Universo” e “Apenas Um Show”, até desenhos adultos, como “BoJack Horseman”, “Harley Quinn” e “The Midnight Gospel”.

Apaixonados por super-heróis como somos, nós também separamos alguns desenhos protagonizados por grandes equipes da DC Comics e da Marvel. Não precisa brigar, pois tem espaço para todo mundo.

“Hora de Aventura”

Onde assistir? Na HBO Max

via GIPHY

Um dos desenhos animados mais queridos da última década, “Hora de Aventura” traz dois heróis um tanto incomuns: Finn & Jake, amigos que chegam à mítica Terra do Ooo e encontram seus habitantes coloridos.

Inicialmente inofensiva, a série vai ganhando densidade ao longo das temporadas. Com episódios curtos, com cerca de dez minutos cada, o telespectador se questiona inúmeras vezes se a atração realmente foi feita para crianças, já que, em determinados momentos, abre discussões profundas e filosóficas que rondam a vida adulta.

Adentrar neste universo cheio de personagens singulares e conhecer histórias verdadeiramente perturbadoras é uma experiência única e surpreendente. Aqui vai um pequeno spoiler, o último episódio da produção regular apresenta a formação de um casal queer. As dez temporadas estão disponíveis na HBO Max.

“O Incrível Mundo de Gumball”

Onde assistir? Na HBO Max

Se está procurando uma atração que brinque com diferentes linguagens, traços, estilos e diversos memes com uma pitada de nonsense e muito coração, “O Incrível Mundo de Gumball” é a pedida perfeita.

O desenho animado acompanha a família Watterson, que, à primeira vista, segue uma configuração familiar diversa. O pai é um coelho, a mãe é uma gata. Além dos filhos biológicos, ainda existe o Darwin, que foi adotado pela família de maneira inusitada e tocante. Gumball é um garoto de doze anos egocêntrico e com uma quedinha por confusões.

As seis temporadas estão disponíveis na HBO Max. Para os fãs, fica o lembrete de que a história ganhará uma continuação em 2022 com um filme e uma nova série.

“Jovens Titãs em AÇÃO”

Onde assistir? Na HBO Max

Muito se fala sobre o multiverso da Marvel, mas precisamos falar sobre a tranquilidade da DC Comics em fazer várias adaptações dos mesmos personagens em diferentes mídias. “Jovens Titãs em Ação” é a prova de que algo que já dava muito certo pode ficar ainda melhor. Abandonando a seriedade da antiga série da equipe, o desenho acompanha Robin, Estelar, Ciborgue, Mutano e Ravena se divertindo com as aventuras mais bizarras que a Cartoon Network poderia bolar.

Inclusive, falando de multiverso, o grupo já encontrou diversas outras versões de si mesmos no filme “Jovens Titãs em Ação! vs. Jovens Titãs”. É simplesmente genial como o filme utiliza o conceito de forma divertida e ainda faz referência a “Vingadores: Ultimato” na maior tranquilidade.

Sempre atual e aprimorando o texto inclusivo a cada temporada, vale dar umas risadas com heróis de Jump City.

Apenas um Show

Onde assistir? Na HBO Max

Com certeza, as crianças que assistiram “Apenas um Show” vão chegar na vida adulta com certos receios. Desenvolvida por J.G. Quintel, a série tem como protagonistas dois zeladores de um parque: um gaio-azul de mais de 1,80 m de altura chamado Mordecai, e um guaxinim chamado Rigby. Mordecai e Rigby são melhores amigos que passam seus dias tentando se divertir, de todas as maneiras possíveis.

Trazendo o espírito desolador de uma rotina monótona de trabalho, a atração recebeu algumas indicações ao Annie Awards e BAFTA Children’s Award, além de conquistar o Emmy de Melhor Curta Animado por “Ovocelente”.

Ao trabalhar conceitos como amizade, compromisso e juventude de maneira sincera, porém sempre lúdica, os episódios envolvem elementos mágicos, sobrenaturais ou estranhos de maneira divertida e inusitada.

Steven Universo

Onde assistir? Na HBO Max

Fofo demais, “Steven Universo” é uma daquelas atrações que dá vontade de guardar em um potinho. A trama acompanha Steven, um garoto metade humano metade Genn que está aprendendo a salvar o mundo e a lidar com os próprios poderes mágicos que vem do seu umbigo. Junto de uma família incrível formada por seu pai, Garnet, Ametista e Pérola (as CRYSTAL GEMS!), ele passa por uma jornada de amadurecimento cheia de sacrifícios e muita pureza.

Organicamente, a narrativa também propõe histórias cheias de inclusão e representatividade, tendo, inclusive, romances queer no enredo. Além da trama, o traço da animação, a paleta de cores utilizada e a trilha sonora lo-fi são um show à parte.

As cinco temporadas estão disponíveis na HBO Max, assim como “Steven Universo Futuro”, série que apresenta os acontecimentos posteriores ao filme da atração. Uma dica importante é assistir os episódios com um lenço e um copo d’água próximos, pois a enxurrada de emoções é forte.

Justiça Jovem

Onde assistir? Na Netflix e na HBO Max

Dando um tom mais adulto para essa lista, “Justiça Jovem” fez algo que o cinema da DC Comics demorou muito tempo para atingir. Na verdade, as animações adultas da editora sempre foram referência de qualidade, e a animação não se distancia dessa questão.

A partir de tramas intensas, com perigos e consequências reais, super-heróis adolescentes do Universo DC atingem a maioridade em um mundo animado tomado por intrigas. Em sua terceira temporada, por exemplo, a equipe encara seu maior desafio ao enfrentar o tráfico de meta-humanos e a ameaça terrível que isso cria para uma sociedade no meio do fogo cruzado de uma corrida armamentista genética que abrange o globo e a galáxia.

A quarta temporada, que será dividida em duas partes, já tem seus primeiros episódios disponíveis na HBO Max. As demais também estão no catálogo do streaming. Se você gosta de ação, política, romances, reviravoltas e, obviamente, super-heróis, boa maratona!

Avatar: A Lenda de Korra

Onde assistir? Na Netflix

O universo de “Avatar: A Lenda de Aang” é rico, vasto e extremamente cativante. Prova disso são as envolventes quatro temporadas que conduzem a história da avatar Korra.

Setenta anos depois dos eventos da série original, uma jovem rebelde da Tribo da Água do Sul que domina a água, a terra e o fogo está em busca da dominação do último elemento: o ar.

Com a presença de easter-eggs, participações especiais e uma trama política densa, as quatro partes dessa aventura acompanham a jornada da nova avatar, que se distancia em muitos aspectos do seu antecessor.

Gravity Falls

Onde assistir? No Disney+

Mistérios, enigmas e um clima constante de Halloween são apenas alguns termos para descrever a atmosfera proposta por “Gravity Falls“.

Ao misturar comicidade e um bocado de suspense, a série acompanha os gêmeos Dipper e Mabel durante as férias de verão. As crianças urbanas se distanciam da cidade para ficar com o velho e rabugento tio-avô, Stan, que mora em Gravity Falls, no Oregon.

Criado por Alex Hirsch, o desenho aproveita diversas teorias da conspiração que permeiam o imaginário popular e faz uma grande celebração ao desconhecido. O roteiro afiado e as inúmeras referências a assuntos não tão infantis fazem dessa animação um objeto divertido e delicioso de se observar. As duas temporadas estão disponíveis no Disney+.

Rick and Morty

Onde assistir? Na HBO Max

Uma das atrações contemporâneas de mais sucesso dos últimos anos, “Rick and Morty” é uma viagem ácida de ficção científica, filosofia, bizarrices e crítica à pós-modernidade em formato de animação.

A trama base acompanha o alcoólatra Rick, que passa o tempo entre viagens intergalácticas e universos alternativos, e seu neto Morty, um adolescente solitário e perturbado por uma família disfuncional. Ao longo das temporadas, os Smith passam a ganhar mais destaque neste programa complexo, genial e impactante.

Com sua quinta temporada encerrada em 2021, a série ainda tem mais duas temporadas confirmadas até o momento. Todos os episódios estão disponíveis na HBO Max.

A Casa Coruja

Onde assistir? No Disney+

Aos fãs de “Harry Potter”, “A Casa Coruja” é uma sucessora espiritual da mágica franquia sobre o jovem que salvou o mundo bruxo das garras de Voldemort. Na trama, Luz, uma adolescente humana, tropeça em um portal para um mundo mágico logo após ser enviada para um acampamento por sua mãe, que, apesar de amar seu jeito peculiar, acredita que, às vezes, a garota precisa se encaixar melhor na sociedade.

Ao chegar nesse lugar desconhecido, ela faz amizade com uma bruxa rebelde, Eda, e um guerreiro minúsculo, King. Apesar de não ter habilidades mágicas, Luz vai atrás de seu sonho de se tornar bruxa, servindo como aprendiz de Eda na Casa da Coruja, e ela acha uma nova família peculiar. Fofo e cheio de reviravoltas, o desenho tem a primeira protagonista bissexual de uma animação do Disney Channel.

Trem Infinito

Onde assistir? Na HBO Max

Nesta série de animação, após embarcarem num misterioso trem interdimensional, os passageiros deverão encarar mundos estranhos, montar quebra-cabeças e enfrentar monstros, se quiserem encontrar o caminho de volta para casa.

A partir do conceito do trem infinito, essa série antológica de ficção científica e fantasia brinca com diferentes linguagens, tons, gêneros e estilos narrativos. Trabalhando temas como liberdade, amor e identidade, há espaço tanto para comédia como para melancolia. As quatro primeiras temporadas de “Trem Infinito” estão disponíveis na HBO Max. 

Harley Quinn

Onde assistir? Na HBO Max

Se você gostou da Arlequina de Margot Robbie, “Harley Quinn” é uma série que não pode deixar de ser vista. Recheada de violência, ação e humor ácido, a animação para maiores acompanha a personagem lidando com o término do seu relacionamento com o Coringa. Agora, morando com Hera Venenosa, ela tenta trilhar seu caminho sozinha como a criminosa que sempre quis ser.

Ao incluir um verdadeiro arco de redenção para a vilã, a série ainda conta com diversos personagens do universo DC, dos mais conhecidos aos mais bizarros. Com duas temporadas disponíveis na HBO Max, episódios inéditos devem chegar na plataforma em 2022.

BoJack Horseman

Onde assistir? Na Netflix

Sombria e melancólica, a série “BoJack Horseman” acompanha o cavalo mais amado da TV dos anos 90 vinte anos depois de seu auge. Eleita como uma das melhores produções da década passada, com nota 93/100 no MetaCritic em sua sexta temporada, a animação conquistou um lugar especial na crítica pelo roteiro inovador, uso da linguagem em animação e diálogo com a sociedade atual.

Indicada ao Emmy de Melhor Programa Animado em 2019, as seis temporadas e o especial de Natal da série estão disponíveis na Netflix.

Sem Maturidade Para Isso

Onde assistir? Na Netflix

Criada por J. H. Quintel, “Sem Maturidade Para Isso” acompanha a rotina de um casal de 30 e poucos anos que tenta se manter divertido após deixar a vida de festas para cuidar da filha.

Com a essência de “Apenas Um Show”, outra produção de Quintel, a comédia animada apresenta frescor ao lidar com questões contemporâneas de forma sincera e, muitas vezes, totalmente fantasiosa.

Tuca & Bertie

Onde assistir? Na Netflix (1ª temporada)

Salva pela Adult Swim após ser cancelada pela Netflix, a produção acompanha a ousada Tuca e a insegura Bertie, duas grandes amigas bicudas que ajudam uma à outra a enfrentar os altos e baixos da vida.

Renovada para a terceira temporada, apenas o primeiro ano da série está disponível no Brasil. A maratona vale para dar boas gargalhadas e fazer paralelos com as tribulações da vida adulta.

Guardiões da Galáxia

Onde assistir? No Disney+

Inspirada na formação dos cinemas, a animação dos Guardiões da Galáxia expandiu as aventuras de Peter Quill, Gamora, Drax, Rocket Raccoon e Groot para a TV. Apesar da inspiração, a trama se passa em um universo diferente do que foi apresentado pelo Marvel Studios nas telonas.

Em três temporadas, disponíveis no Disney+, o grupo luta contra Thanos, Ronan, O Acusador, o Alto Evolucionário, Adam Warlock, Colecionador, entre outros violões cósmicos da Casa das Ideias. Nos episódios, ainda acontecem participações do Homem-Aranha e dos Vingadores.

Amphibia

Onde assistir? No Disney+

Amphibia” narra as aventuras de Anne Boonchuy, uma garota de 13 anos que é transportada para um mundo mágico após abrir uma misteriosa caixa de música. Neste lugar, um pântano selvagem, sapos falam e diversas criaturas sobrenaturais existem. Ao lado do jovem sapo Sprig, a jovem vai de monstro a heroína a partir de uma sincera amizade.

A criação é de Matt Braly, que já trabalhou com Gravity Falls e Big City Greens. Com esse currículo, pode-se esperar uma aventura de fantasia e amadurecimento para a adolescente teimosa. Fruto de seu tempo, a atração é permeada por questões da vida contemporânea, como a dependência das redes sociais.

Menção honrosa: “Hora de Aventura: Terras Distantes” + “Fionna e Cake”

Fruto do tremendo sucesso de “Hora de Aventura”, a série ganhou um spin-off em 2020. Dividido em quatro episódios especiais, “Terras Distantes” expande a narrativa do desenho animado com histórias posteriores ao encerramento da trama principal. Os quatro episódios já estão disponíveis na HBO Max. São eles: “Obsidiana”, “Beemo”, “Cidade dos Magos” e “Juntos Novamente”.

Entre 2022 e 2023, outra atração derivada também deve chegar ao catálogo do streaming. “Fionna e Cake” deve acompanhar as personagens-título em 10 episódios. A dupla, com a ajuda do antigo Rei do Gelo, embarca em uma aventura pelo multiverso. Enquanto isso, um novo e poderoso antagonista arquiteta um plano para acabar com elas.

Comentários

Topo