Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Divulgação)
(Divulgação)
cinema

BU! A volta de franquias de terror em 2021 (e o que há para o começo de 2022) 

Assim como grandes vilões da cultura pop, algumas franquias de terror nunca morrem. Algumas adormecem por um tempo para depois voltarem repaginadas. Outras são conduzidas por estúdios que não ligam para hiatos e seguem produzindo projetos a rodo. A questão é que o cinema, os videogames, os livros, e agora a TV, permitem que propriedades intelectuais sejam exploradas das formas mais variadas.

Este ano marcou o retorno de algumas franquias de terror. Esta lista contempla algumas obras clássicas, assim como novas histórias que já circundam o imaginário dos amantes do horror. Como uma seleção menor, existem algumas exceções e até menções honrosas, mas entenda que as produções citadas aqui foram lançadas majoritariamente em 2021. Ao fim, existem alguns highlights sobre o futuro, como a menção a “Pânico” que vê toda a sua temporada de divulgação neste ano, entre outras surpresas. 

Temos “Chucky” que levou o brinquedo assassino para a televisão; “Jogos Mortais” que tomou novos rumos em uma espécie de soft reboot; “Invocação do Mal 3”, que apresentou o retorno do casal  Warren após alguns derivados; e “Atividade Paranormal”, que decidiu reiniciar a franquia  do zero. 

Obs: O uso das avaliações do Rotten Tomatoes foi utilizada para dimensionar a recepção de cada projeto.

Pegue a pipoca, aconchegue-se e não tenha medo de chegar mais perto!

Chucky

Onde assistir? No Star+

Na última década, Chucky fez três aparições pontuais no cinema, em “O Culto de Chucky”, em “A Maldição de Chucky” e, por fim, no reboot “Brinquedo Assassino”. A série de TV da Scyfy considera os dois primeiros projetos.

Depois que um boneco Chucky aparece em uma venda de quintal suburbana, uma idílica cidade americana é lançada ao caos quando uma série de assassinatos horríveis começa a expor as hipocrisias e segredos da região. Enquanto isso, a chegada de inimigos – e aliados – do passado de brinquedo assassino ameaça expor a verdade por trás dos crimes, bem como as origens incontáveis ​​do personagem.

Brad Dourif e Jennifer Tilly, veteranos da franquia, estão de volta como Chucky e Tiffany Valentine, respectivamente. O elenco também conta com Zackary Arthur, Teo Briones, Alyvia Alyn Lind, Björgvin Arnarson e Barbara Alyn Woods.

“É um olhar sobre o que significa ser uma criança hoje, no século 21, diferente de como era ser uma criança na década de 1980, quando aparecemos pela primeira vez em cena”, disse Don Mancini, criador do personagem-título, sobre a série.

Concluída nos Estados Unidos, o projeto tem 91% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. A ótima recepção garantiu uma segunda temporada, que estreia em 2022.

Espiral – O Legado de Jogos Mortais

Onde assistir? Por compra ou aluguel digital

Iniciada em 2004 pelas mãos promissoras de James Wan, a franquia “Jogos Mortais” se expandiu ao longo de nove longas-metragens. 

Com a fórmula em desgaste depois de quase duas décadas, o projeto de horror tentou uma nova abordagem neste ano. A partir do filme “Espiral – O Legado de Jogos Mortais”, tentou-se estabelecer uma narrativa com a vontade de referenciar o passado, como afirma o título do projeto, mas encontrar um caminho que levasse a saga para outra direção. 

Na trama, um sádico mentor desencadeia uma forma distorcida de justiça. Trabalhando à sombra de um respeitado veterano da polícia (Samuel L. Jackson), o impetuoso detetive Ezekiel “Zeke” Banks (Chris Rock) e seu parceiro novato (Max Minghella) se encarregam de uma terrível investigação sobre assassinatos que assombram a cidade. Involuntariamente envolvido em um profundo mistério, Zeke se encontra no centro de um mórbido jogo do assassino.

Para a crítica, a recepção foi amarga. No Rotten Tomatoes, o projeto conquistou apenas 37% de aprovação sob a perspectiva dos jornalistas. Aos olhos do público, as avaliações positivas garantiram 75% de aprovação. 

Halloween Kills: O Terror Continua

Onde assistir? Em breve para compra ou aluguel digital

Em 2018, a franquia Halloween fez um grandioso retorno aos cinemas. Com o assassino Michael Myers em busca de Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) novamente, a trama apresenta uma interessante atualização da história de terror. O sucesso foi tamanho que o filme arrecadou mais de $ 250 milhões em todo o mundo, tornando-se o capítulo de maior bilheteria na franquia.

Parte de uma trilogia, “Halloween Kills: O Terror Continua” apresenta o segundo capítulo dessa jornada para a exterminação do demoníaco vilão. A trama começa minutos depois de Laurie (Curtis), sua filha Karen (Judy Greer) e sua neta Allyson (Andi Matichak) deixarem Michael preso no porão. Enquanto a casa é incendiada, a protagonista é levada às pressas para o hospital com ferimentos graves, acreditando que ela finalmente matou seu torturador. Mas quando Michael consegue se livrar da armadilha de Laurie, seu ritual de banho de sangue recomeça. Enquanto Laurie luta contra sua dor e se prepara para se defender dele, ela inspira todos em Haddonfield a se levantarem contra seu monstro incansável.

Depois de um roteiro poderoso do longa de 2018, esperava-se uma continuação à altura. No entanto, a maldição do capítulo dois falou mais alto. Entre as críticas, há avaliações que condenam o filme como “dinheiro fácil para os produtores”, “medíocre sequência” e “sem razão de existência”. Para simbolizar o descontentamento, no Rotten Tomatoes o projeto conta apenas com 41% de aprovação.

Em 2022, um novo filme deve selar essa jornada. Com o retorno dos personagens que sobreviveram, claro, “Halloween Ends” deve encerrar a franquia, pelo menos por algum tempo. David Gordon Green estará de volta na direção.

Invocação do Mal 3: A Ordem Do Demônio

Onde assistir? Na HBO Max

Um marco da última década, “Invocação do Mal” é uma das maiores franquias de terror dos últimos anos. Com seu primeiro filme lançado em setembro de 2013, a saga cinematográfica foi criada a partir da perspectiva de James Wan em relação a histórias reais que estavam sob a atmosfera do sobrenatural.

Depois de dois capítulos principais e alguns filmes derivados, o casal Ed e Lorraine Warren retornou aos cinemas, e agora ao streaming, com uma nova história. Em “Invocação do Mal 3”, a dupla investiga um assassino que alega ter sido possuído por um demônio.

Vera Farmiga e Patrick Wilson retornam nos papéis principais. O elenco ainda conta com Ruairi O’Connor, Sarah Catherine Hook, Julian Hilliard, Charlene Amoia e Paul Wilson. Todos estão sob a direção de Michael Chaves, de “A Maldição da Chorona”.

Aos olhos da crítica, a produção não apresentou a melhor incursão da franquia. No Rottent Tomatoes, o filme conta com 55% de aprovação, enquanto a audiência é mais generosa – 84% dos expectadores aprovaram o longa. 

Atividade Paranormal

Onde assistir? No Paramount+

A Bruxa de Blair” mudou a forma de se promover e fazer filmes de terror baseados em uma narrativa sobrenatural. Com o sucesso do longa, que teve baixíssimo orçamento, e uma ação de marketing certeira – auxiliada pelas palavras mágicas “baseado em fatos reais” – o gênero found footage ganhou força em Hollywood. Assim, películas que assumem uma caracterização amadora, com câmeras trêmulas e uma simulação do natural, começaram a se popularizar.

Atividade Paranormal” utilizou este bom momento para amedrontar o público mundo afora. O primeiro filme conquistou um sucesso absurdo. Com orçamento de US $14.900, o projeto angariou cerca de US $194.055.800 na bilheteria global. Ao longo dos últimos anos, continuações e derivados foram lançados até que a fórmula se esgotou. A magia do início se perdeu e após “Dimensão Fantasma”, a franquia teve uma pausa de seis anos. 

Eis que em 2021, o adormecido nome “Atividade Paranormal” retornou de forma tímida, com lançamento direto para o Paramount+. “Paranormal Activity: Next of Kin” acompanha uma jovem adotada que vai em busca de seus pais biológicos na companhia de um amigo incumbido de registrar tudo. Essa jornada leva a garota para uma comunidade Amish, onde ela é inicialmente recebida de braços abertos. Com o tempo, ela percebe que nem tudo é o que parece. Forças perturbadoras se revelam, assim como a história de origem de sua família biológica.

Durante o período de divulgação, o diretor Jason Blum afirmou que “não havia como continuar o caminho que estávamos percorrendo”. “Então, eu realmente incentivei todas as pessoas criativas envolvidas a pensar em algo novo”, comentou o cineasta em entrevista ao Collider. Apesar de manter trechos semelhantes a outros filmes da franquia, o projeto tenta apresentar diferentes elementos de terror. Ao assistir, muitos podem encontrar referências a “Midsommar” e “A Vila”, por exemplo.

O consenso da crítica afirma que o longa oferece um novo nível de polimento visual à franquia. No entanto, a história não se sustenta. No Rotten Tomatoes, o longa computa apenas 28% de aprovação.

Eu Sei O que Vocês Fizeram no Verão Passado

Onde assistir? No Prime Video

Quando se pensa em filmes slasher dos anos 1990 e 2000, com certeza “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado“ vem à mente. Baseado no romance homônimo de Lois Duncan, de 1973, o filme acompanha quatro jovens amigos que são perseguidos por um assassino após encobrirem um acidente fatal.

Mais de duas décadas depois, a história foi revisitada pelo Prime Video em uma abordagem atualizada e contemporânea da trama original. O roteiro foi escrito por Sara Goodman, de “Preacher”, e segue um grupo de jovens um ano após sua noite de formatura terminar de forma assustadora. Unidos pelo segredo obscuro, eles começam a ser perseguidos por uma assassino implacável. Ao começar uma investigação para descobrir a identidade do antagonista, acabam encontrando segredos macabros da cidade onde vivem.

Madison Iseman lidera um jovem elenco que também inclui Brianne Tju, Ezekiel Goodman, Ashley Moore, Sebastian Amoruso, Fiona Rene, Cassie Beck, Brooke Bloom e Bill Heck. Além de Goodman, a série tem produção de James Wan, diretor de “Aquaman” e “Invocação do Mal”.

Com todos os episódios da primeira temporada disponíveis, a crítica e o público formam um consenso no Rotten Tomatoes, em que a série está com apenas 40% de aprovação na plataforma.

American Horror Story | Star+

Onde assistir? No Star+

American Horror Story” se consagrou como uma das produções de terror mais interessantes da última década. Provocante, enigmática, cheia de talentosos atores e cada vez mais charmosa a cada ano, tornou-se um sinônimo de reinvenção na TV.

Ao atingir a sua décima temporada, a franquia também ganhou um spin-off em 2021. Afetada pela pandemia, a série quebrou seu ciclo regular de estrear episódios inéditos anualmente. Aproveitando este fato e também celebrando os primeiros dez anos da antologia, “AHS” ganhou seu espaço na lista com “Double Feature”. 

A décima temporada foi dividida em duas histórias. A primeira parte se chama “Red Tide”, “Maré Vermelha” em tradução livre, e aborda uma interessante história sobre desejo, poder e talento. Cheia de cenas emblemáticas, a narrativa pode ser considerada, levemente, como um conto vampiresco contemporâneo. Levemente, tá? 

 Já a segunda, que recebe o título de “Death Valley”, o “Vale da Morte”, vai ao passado dos Estados Unidos e apresenta o início da Área 51. Extraterrestres surgem na Terra e protagonizam uma trama política. 

O décimo ano de “AHS” tem o retorno de Sarah Paulson, Evan Peters , Kathy Bates, Leslie Grossman, Billie Lourd, Adina Porter, Lily Rabe, Angelica Ross e Finn Wittrock. A nova temporada também conta com a participação de Macaulay Culkin, Kaia Gerber e Neal McDonough, novatos na antologia.

Candyman

Onde assistir? Por compra ou aluguel digital

Lançado em 1992,  “O Mistério de Candyman” trabalhou o conceito de lenda urbana a partir da visão de Bernard Rose. O filme teve uma boa recepção da crítica, em que chegou a receber o status de clássico contemporâneo do cinema de terror. Apesar de ter ganhado duas sequências, os projetos nunca se igualaram à produção original.

Quase três décadas depois, um novo longa deu continuação aos acontecimentos do primeiro filme – desconsiderando as histórias apresentadas em 1995 e 1999. Ao trazer a trama para a atualidade, “A Lenda de Candyman” apresenta a maneira como o bairro Cabrini Green, em Chicago, lida com a história do ser sobrenatural que pode ser invocado por aqueles que repetem seu nome cinco vezes em frente a um espelho. O artista visual Anthony McCoy, personagem de Yahya Abdul-Mateen II, se vê envolvido com a lenda e acaba revivendo os temores mórbidos do impiedoso assassino.

Além de Yahya, o elenco conta com Teyonah Parris, Nathan Stewart-Jarrett, Colman Domingo, Kyle Kaminsky e Vanessa Williams. Na direção está Nia DaCosta, que tem auxílio de Jordan Peele (“Corra!”) e Win Rosenfeld (“Além da Imaginação”) no roteiro.

Além de ser um sucesso de bilheteria, o filme foi descrito como um “manifesto antirracista” que “resgata terror noventista” por alguns críticos. No Rottent Tomatoes, a aprovação da crítica marca 84% de aprovação.

Resident Evil

Onde assistir? Nos cinemas

Tá! Não é bem uma franquia de terror DO CINEMA, mas em 2021 “Resident Evil” ganhou um filme que reinicia a saga nas telonas de forma fiel aos videogames, que, sim, são tomados pela atmosfera de horror. Parte de uma série de lançamentos comemorativos, o longa chega em um ano importante para a Capcom, em que a franquia chega aos seus 25 anos.

Em “Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City”, a próspera casa da gigante farmacêutica Umbrella Corporation, Raccoon City é agora uma cidade agonizante do meio oeste. O êxodo da empresa transformou a cidade em um deserto … com um grande mal fermentando abaixo da superfície. Quando esse mal é desencadeado, os habitantes da cidade irão… mudar…para sempre e um pequeno grupo de sobreviventes deve trabalhar junto para descobrir a verdade por trás da Umbrella e sobreviver à noite.

Com elenco liderado por Kaya Scodelario e Robbie Amell, a direção é de Johannes Roberts. O projeto ainda conta com Hannah John-Kamen, Tom Hopper, Avan Jogia e Neal McDonough. 

A crítica achou que o filme não atingiu seu potencial, fora os efeitos bizarros e o ar de filme B. A aprovação no momento em que esse texto foi escrito está em 30%, mas os fãs seguram a barra com 60% de avaliações positivas.

Em 2022 tem mais!

Pânico

Mais de dez anos após o elogiado e divertido “Pânico 4”, o Ghostface vai retornar aos cinemas para um novo banho de sangue. Intitulado apenas de “Pânico“, o longa deve acompanhar personagens clássicos da franquia em uma nova onda de assassinatos em Woodsboro, 25 anos depois que uma série de assassinatos brutais chocou a pacata cidade. Adolescentes se tornam vítimas de uma nova encarnação do serial killer.  

O retorno de grandes nomes dos filmes originais aumenta o hype para descobrir o que os produtores, roteiristas e diretores preparam. O projeto conta com David Arquette como o xerife Dewey Riley, Courteney Cox como Gale Weathers e Neve Campbell como Sidney Prescott. O elenco ainda inclui Jack Quaid, Dylan Minnette e Mason Gooding.

As filmagens da película foram concluídas em novembro do ano passado. Devido aos percalços da pandemia, a finalização se deu apenas em junho deste ano. Para manter o segredo sobre as reviravoltas da narrativa, scripts falsos chegaram a ser entregues ao elenco. Produzido pela Paramount Pictures, o longa tem direção de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett.

“Pânico” chega aos cinemas em 13 de janeiro. 

Hellraiser

Hellraiser” completa 35 anos em 2022. Para celebrar a passagem da assombrosa franquia, o criador deste universo está trabalhando no roteiro de um novo longa-metragem para o Hulu. O projeto trará Jamie Clayton, estrela de “Sense8“, como a Pinhead, personagem de Doug Bradley na trama original.

A direção é de David Bruckner, de “O Ritual” e “A Casa Sombria”. Sobre o projeto, ele disse em comunicado: “É uma honra ter Clive a bordo para ajudar a nos apoiar e nos guiar através do incrível universo que ele criou há tanto tempo. Combinado com um elenco destemido e comprometido, incluindo a incrível Jamie Clayton, que incorpora totalmente o papel de Pinhead, nosso objetivo é criar um novo capítulo muito especial no legado ‘Hellraiser’”.

Ainda sem previsão exata de estreia, o longa chegará ao streaming em algum momento de 2022.

Evil Dead Rise

Sangue, demônios, possessão, mais sangue e um livro maldito. Uma das franquias mais duradouras do cinema de terror, “Evil Dead” revolucionou o gênero a partir de 1981. Desde então, além dos outros filmes, a história foi adaptada para inúmeras mídias, incluindo uma série de TV e jogos de videogame.

Depois de um remake lançado em 2013, a série ficou distante dos cinemas por quase dez anos. Em 2022, um novo projeto cinematográfico será lançado. Produzido pela HBO Max, o filme dá continuidade à franquia conhecida no Brasil como “Uma Noite Alucinante” ou “A Morte do Demônio”. A nova trama acompanha duas irmãs que se reencontram após um tempo afastadas, mas acabam sendo interrompidas por seres demoníacos

Sam Raimi, que dirigiu o longa original, retorna como produtor ao lado de Bruce Campbell, intérprete de Ash Williams. A direção está nas mãos de Lee Cronin, de “Minutos Depois da Meia-Noite”.

Nope

Em 2022, o cineasta conhecido por “Corra!” e “Nós” voltará a atuar na direção. Estrelado por  Daniel Kaluuya, Keke Palmer e Steven Yeun, “Nope” é o nome do próximo filme de Jordan Peele. Nos últimos anos, o diretor se dedicou na produção e no roteiro de projetos televisivos como “Lovecraft Country”, “A Lenda de Candyman” e “Hunters”.

Ainda sem detalhes sobre o enredo de seu próximo lançamento, sabe-se apenas que o filme será lançado em 22 de julho. Além disso, o primeiro pôster também foi liberado. Que tal desvendar os enigmas do cartaz? Dá uma olhada:

Massacre da Serra Elétrica

Durante a CCXP Worlds 21, a Netflix divulgou os primeiros detalhes de “O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface“, continuação do filme de 1974.

O elenco é liderado por Sarah Yarkin, Elsie Fisher, Mark Burnham, o filme estreia em 18 de fevereiro na plataforma. A direção é de David Blue Garcia, de “Tejano”. Abaixo, você confere a sinopse oficial, a data de estreia e o primeiro teaser do longa:

“Melody, sua irmã adolescente Lila e seus amigos Dante e Ruth vão para a remota cidade de Harlow, Texas, para iniciar um novo empreendimento comercial. O sonho logo se transforma em um pesadelo quando eles acidentalmente perturbam a casa de Leatherface. O assassino em série enlouquecido cujo legado encharcado de sangue continua a assombrar os residentes da área – aliás, incluindo Sally Hardesty, o único sobrevivente de seu infame massacre de 1973 que é o inferno – empenhado em buscar vingança. “

voltando pra home