Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Bruna Gonçalves
Foto: Bruna Gonçalves
música

Xenia França lança emocionante releitura de Gonzaguinha; assista ao clipe de “Paixão/Loving You”

Xenia França compartilhou o delicado single “Paixão/Loving You” com o público nesta sexta-feira (26). Trata-se de uma regravação da música Gonzaguinha que integra o disco “De Volta ao Começo”, de 1980.

A releitura ganhou um delicado registro audiovisual dirigido por CiRi e Anderson Capuano. Gravado dentro da Pinacoteca, o vídeo contempla a exposição “Enciclopédia negra”, com obras dos artistas Micaela Cyrino, Panmela Castro, Kika Carvalho, Monica Ventura e Moises Patricio.

Assista ao emocionante videoclipe:

A artista crê na arte um meio de cura. Foi dentro das turbulências da pandemia, que a cantora e compositora procurou aprofundar as dores que já sentia. Xenia foi para o começo. “Se eu não me humanizar, se eu não me der o direito de abstrair a vida, de olhar para ela, eu não vou conseguir ser livre para falar do que eu quiser, de amor, de qualquer coisa”. Desse questionamento, surgiu a vontade de regravar “Paixão”, de Gonzaguinha.

A faixa lançada no disco  é pouco lembrada pelo público do compositor, um dos mais densos e transgressores da história do país. Essa ligação fala com o começo da carreira solo de Xenia. Antes de viajar em sua própria nave, após dois discos com o grupo Aláfia, a cantora fez um tributo visceral aos 70 anos de Gonzaguinha, buscando um repertório menos conhecido, precisamente da primeira década, quando ele ainda era conhecido como Luiz Gonzaga Jr.

A canção de “profundo golpe no peito” passou a fazer parte durante muito tempo do repertório de Xênia em um momento de grande emoção com o seu público durante o bis. O pianista Fábio Leandro, que acompanha a cantora, fez o arranjo e introduziu uma citação de Loving You, da cantora e compositora Minnie Riperton, parceria com R. Rudolph, um hino soul com tons altíssimos executado com precisão por Xênia.

O single chega na sequência de “Parece Pouco”, parceria com César Lacerda, “Caça”, em que canta ao lado de OQuadro e Vanesa Melo, e a colaboração “Mejor Que Me Mate Dios (Bullerengue Sentao)”, entoada com Petrona Martinez, Neta e Yomira John.

“Paixão”, segundo Xenia, é um presente para o seu público após a pausa imposta pela pandemia e o momento de reclusão. Ouça a faixa nas plataformas digitais.

voltando pra home