Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Divulgação
(Divulgação)
música

Grammy 2022: inclusão de Lil Nas X, ABBA e mais em categorias centrais ocorreu 24h antes do anúncio

Uma reportagem publicada nesta madrugada pelo jornal The New York Times revela que a decisão da Academia de Gravação em expandir o número de indicados às categorias centrais do Grammy ocorreu apenas 24h antes do anúncio. O público conheceu a lista final na última terça-feira (23).

O jornal também deu detalhes do que mudou com a regra. O texto revela, por exemplo, que no caso da disputa pelo troféu de Álbum do Ano os discos “Evermore”, de Taylor Swift, e “Donda”, de Kanye West, não constavam na seleção original, feita semanas antes.

Nomes como ABBA e Lil Nas X foram igualmente beneficiados com a medida. Entre os mais votados para “Gravação do Ano”, nem “Montero (Call Me By Your Name)”, nem “I Still Have Faith In You” apareciam entre os trabalhos de Olivia Rodrigo, Justin Bieber, Silk Sonic e Brandi Carlile.

Questionados pelo jornal, os representantes da Academia preferiram não comentar o caso.

A expansão dos indicados nas principais categorias do Grammy ocorre em meio a uma tentativa dos organizadores de estabelecer novos rumos para a premiação, tendo como premissas a transparência, a diversidade e a abertura em relação a seus métodos.

Nesta 64ª edição, o maior indicado foi o pianista Jon Batiste, que conquistou 11 nomeações, entre elas aos prêmios de Álbum e Gravação do Ano. Entre as categorias de pop, os destaques foram Justin Bieber, Billie Eilish e Doja Cat.

Também nesta “ressaca”, o presidente do Grammy, Harvey Mason Jr., se defendeu de críticas quanto às indicações dadas a nomes como Marilyn Manson, acusado de abuso sexual, tortura e ameaças; e DaBaby, acusado de fazer comentários de cunho homo e sorofóbico durante um show em julho deste ano. (via Pitchfork)

“Nós não restringimos as pessoas que podem submeter seus materiais à nossa avaliação”, disse. “Nós não olhamos para o passado dessas pessoas, não olhamos para a sua ficha criminal, não olhamos para nada além do respeito às regras de elegibilidade, se este trabalho está dentro do que consideramos elegível ou qualquer outro critério. Se é assim, eles podem submeter suas obras”.

voltando pra home