Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Ridley Scott será homenageado no 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza

cinema
Evento acontece entre 1 e 11 de setembro (Reprodução)
(Reprodução)

O cineasta Ridley Scott será uma das personalidades homenageadas no 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza. O diretor receberá o Cartier Glory to the Filmmaker por sua “contribuição particularmente original para a indústria do cinema contemporâneo.”

A cerimônia de premiação acontecerá em 10 de setembro, pouco antes da exibição de “O Último Duelo“, novo filme do diretor. O elenco estelar conta com com Jodie ComerAdam DriverBen Affleck e Matt Damon no elenco principal.

Alberto Barbera, diretor do festival, afirmou: “Sua abordagem pessoal aos filmes de gênero, que concilia com sucesso as exigências do entretenimento, as expectativas do público em geral e as demandas da crítica, é o elemento mais distintivo de Ridley. Se tivesse dirigido apenas um filme, o diretor inglês – que estreou no cinema aos 40 anos com ‘Os Duelistas’, antes de chamar a atenção do público em geral com o sucesso de bilheteria ‘Alien’ – ainda teria conquistado o lugar de direito no Olimpo dos grandes cineastas do cinema contemporâneo graças a ‘Blade Runner’, o filme mais influente da ficção científica moderna, que se tornou uma referência nas décadas seguintes. ”

Ele continuou: “Ao longo de sua incrível e prolífica carreira, que conta com apenas trinta filmes concluídos com surpreendente frequência, Scott demonstrou sua habilidade de navegar pelos gêneros mais díspares com facilidade, injetando uma nova força vital em cada um deles. Em ‘Thelma & Louise’, ele parecia antecipar com anos de antecedência o debate de hoje sobre o status das mulheres e sua compulsão para se afirmar. Em ‘Gladiador’, ele reviveu o gênero de espada e sandália , que havia sido abandonado após ser totalmente explorado no final dos anos 1960, enquanto em ‘Falcão Negro em Perigo’ ele impôs um novo e surpreendente padrão no realismo participativo dos filmes de guerra. Em ‘Perdido em Marte’, finalmente, ele introduziu com sucesso tons de comédia leve em uma situação tipicamente distópica. Seus méritos indiscutíveis incluem o extraordinário talento visual e gosto pictórico que demonstrou na criação de suntuosas imagens barrocas e graficamente majestosas, acompanhadas por um talento raro e inestimável para a direção de atores.”

Como citado por Alberto Barbera, a extensa carreira de Ridley Scott contempla sucessos como “Alien, o Oitavo Passageiro”, “Blade Runner”, “Gladiador”, “Hannibal”, entre outros. Atualmente, o cineasta está atuando na pós-produção de “House of Gucci”, longa estrelado por Lady GagaAl PacinoJared LetoJeremy Iron e Adam Driver.

Abaixo, confira o trailer dos próximos lançamentos do cineasta:

O Festival de Veneza acontece entre 1 e 11 de setembro. Nesta edição, o filme brasileiro “7 Prisioneiros” também será exibido.

voltando pra home