O ator e diretor Paulo José faleceu na noite da última quarta-feira (11), aos 84 anos, devido a complicações de uma pneumonia. Reconhecido como um dos grandes pilares do cinema, do teatro e da TV brasileira, o artista estava internado há 20 dias em um hospital do Rio de Janeiro.
Nascido em março de 1937 em Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul, Paulo fez história em múltiplas linguagens e meios artísticos. Durante seus mais de 60 anos de carreira interpretou personagens singulares, além de atuar como roteirista e diretor. Trabalhou no Teatro Arena, onde desempenhou múltiplas funções além da atuação, e fez parte de importantes películas do Cinema Novo, como “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, e “Todas as mulheres do mundo”, de Domingos Oliveira.
Entrou para o elenco da Rede Globo em 1969 e passou mais de quarenta anos na emissora. “Shazan, Xerife e Cia.”, “Explode Coração”, “Roda de Fogo”, “Senhora do Destino”, “JK”, “Caminho das Índias” e “Morde & Assopra” são alguns dos mais de 20 projetos em que Paulo brilhou na dramaturgia.
Durante as últimas duas décadas, ele também conviveu conviveu com os efeitos do Mal de Parkinson e, mesmo com as adversidades de sua condição, esteve em brilhantes papéis na TV e no cinema. O ano de 2014 marcou sua última aparição na televisão com a novela “Em Família”, de Manoel Carlos. No folhetim, o artista protagonizou emocionantes cenas como um senhor que também tinha a doença neurológica degenerativa.
Inúmeras personalidades prestaram homenagens ao artista e lamentaram a sua morte. Abaixo, confira alguns depoimentos emocionantes sobre a vida e a obra de Paulo José.
O elenco principal de “Cangaço Novo” marcou presença na CCXP25, na noite desta quinta-feira (4),…
O drama ousado Twinless – Um Gêmeo a Menos chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira,…
Em entrevista para Hugo Gloss, em trecho revelado nesta quinta-feira (4), Rosalía revelou que ouve…
Habemus novidades da sequência de “The Batman” (2022). De acordo com fontes ligadas à produção,…
Josh Hutcherson, o eterno Peeta Mellark, não ficou calado e rebateu os comentários de Quentin…
A série de "Harry Potter" está sendo uma adaptação fiel aos livros, segundo Sarah Aubrey,…
Leave a Comment