Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Divulgação/Rodrigo Gianesi)
(Foto: Divulgação/Rodrigo Gianesi)
música

Francisco, el Hombre e Doctor Krápula exaltam cultura latino-americana no single “Mala Fama”

Se juntando ao grupo Doctor Krápula, Francisco, el Hombre estreou o single de “Mala Fama” nesta sexta-feira (27). Ele é resultado da adição dos brasileiros a uma versão da música lançada pelos colombianos em abril.

Mateo Piráces-Ugarte, vocalista do Francisco, el Hombre, acha a regravação super interessante. “[Os integrantes do Doctor Krápula] permitem que a gente coloque nossa visão de outro país e outra cena musical, em cima de uma música deles, já trabalhada”, explica ao Papelpop. 

A importância de “Mala Fama” para a banda brasileira também é detalhada: “[Essa música] faz parte da narrativa que nos propomos a fazer enquanto artistas latino-americanos, além de que está muito boa. Ficamos muito felizes de poder falar do arroz e feijão, sobre o gingado e o canto dos latino-americanos”. 

Na letra, os grupos clamam pelo reconhecimento do imenso valor cultural e ancestral de seus povos. Ali, eles ainda fazem menção ao termo “sudaca”, usado para definir de forma depreciativa os sul-americanos, generalizando culturas e histórias extremamente diversificadas.

É uma questão que já vem sendo tratada desde o single ‘Baile Sudaca’, com a Moral Distraída, tem a ver com toda nossa trajetória de criar parcerias com diferentes países e é a primeira colaboração com a Colômbia”, completa Mateo em relação ao conceito da música. 

Para o brasileiro, o Doctor Krápula merece elogios por ser um grupo que vai além da música e tem um trabalho de ativismo fortíssimo. “Nós nos identificamos demais com isso, acredito que essa parceria vem dessa afinidade que as duas bandas têm de entender a música como um instrumento de comunicação”. 

Confira o resultado da colaboração:

Spotify | Deezer | Apple Music

voltando pra home