Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Festival de Cannes: Julia Ducournau faz história ao vencer Palma de Ouro por “Titane”

cinema
Filme chegará ao Brasil pelo MUBI, serviço de streaming (Reprodução)
(Reprodução)

O  74º Festival de Cannes chegou ao fim neste sábado. O encerramento do evento foi marcado pelo anúncio dos vencedores da edição, por situações inusitadas, empates e vitórias histórias.

Antes da hora, Spike Lee, presidente do júri, fez o anúncio de “Titane” como o grande vencedor da Palma de Ouro. “Em meus 63 anos de vida, aprendi que as pessoas têm uma segunda chance. Então esta é minha segunda chance. Peço desculpas por bagunçar tudo. Tirou muito suspense da noite ”, disse no momento de nomear oficialmente a vitória do projeto. Em 2019, “Parasita”, de Bong Joon-ho, conquistou a categoria principal.

O longa da francesa Julia Ducournau apresenta a narrativa visceral de Alexia (Agathe Rousselle). Após sofrer um acidente de carro, a jovem se converte em uma assassina com atração sexual por carros.

Hoje, a cineasta se tornou a segunda mulher a vencer a categoria, 28 anos após Jane Campion ser premiada por “O Piano”. O filme será lançado no Brasil pelo serviço de streaming MUBI. Confira o trailer:

Memoria”, longa do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul protagonizado por Tilda Swinton, levou o Prêmio do Júri ao lado de “Ahed’s Knee”. Já o elogiado drama musical “Annette” conquistou a nomeação de Melhor Diretor para Leos Carax.

Abaixo, confira vencedores das principais categorias da edição: 

Palma de Ouro:  “Titane”, de Julia Ducournau

Grand Prix: (empate) “A Hero” e “Compartment No. 6”

Prêmio do Júri: (empate): “Ahed’s Knee” e “Memoria”

Melhor Atriz:  Renate Reinsve, “The Worst Person in the World”

Melhor ator:  Caleb Landry Jones, “Nitram”

Melhor Diretor:  Leos Carax, “Annette”

Melhor roteiro:  Ryusuke Hamaguchi, “Drive My Car”

Camera d’Or: “Murina” de Antoneta Alamat Kusijanović

voltando pra home