Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

O ranking foi feito pela revista norte-americana Rolling Stone (Reprodução)
(Reprodução)
música

Beyoncé, Madonna e Childish Gambino estão em lista de 100 melhores videoclipes de todos os tempos

Nesta sexta-feira (30), em homenagem aos 40 anos da MTV, a Rolling Stone fez uma lista com os 100 melhores videoclipes de todos os tempos. De “Hello”, de Adele, a “Gimme All Your Lovin’”, de ZZ Top, a revista descreveu os vídeos como capazes de emocionar, encantar, perturbar e lembrar o que é possível fazer com uma música e uma câmera em poucos minutos.

Nomes como Beyoncé, Madonna, Childish Gambino e Michael Jackson apareceram no topo do compilado, formando o top 10 com clipes que marcaram a indústria musical ao longo dos anos.

Veja:

1. “Formation”, de Beyoncé

“Se o álbum visual autointitulado de Beyoncé a estabeleceu como uma das maiores artistas de todos os tempos, o vídeo de ‘Formation’ – e o álbum seguinte, ‘Lemonade’ – a marcou como uma das mais importantes. Em menos de cinco minutos, Beyoncé vai de uma casa onde os negros são os senhores, não os escravos, para o topo de um carro de polícia”.

2. “Hurt”, de Johnny Cash

“De acordo com o diretor Mark Romanek, a jornada emocional do videoclipe de “Hurt”, de Johnny Cash, foi puramente acidental. Cash morreu sete meses depois [do lançamento], mas ele deixou a última palavra sobre sua própria mortalidade com ‘Hurt’”

3. “Vogue”, de Madonna

“No vídeo, a terceira colaboração de Madonna com o diretor David Fincher, voguing era uma forma refinada de postura feminista e uma declaração de desafio sexual. Nunca podemos esquecer de agradecer ao clipe icônico da loira bombástica por inspirar inúmeras crianças queer a ‘strike a pose’”.

4. “This Is America”, de Childish Gambino

“Tudo começa com um homem tocando violão e um tiro. Childish Gambino, o alter ego musical de Donald Glover, se arrasta em um quadro de crianças dançando, policiais furiosos e cenas de agitação social. O impacto de soco no estômago permanece, não importa quantas vezes você veja [o clipe]”.

5. “The Perfect Kiss”, de New Order

“Com incríveis 10 minutos de duração, esta é uma obra-prima que captura a performance. O som é sintetizado, mas o ato de assistir a quatro pessoas [da banda New Order] fazendo aquele som lhe dá alma. E não importa quantas vezes você veja aquele pôster do Joy Division atrás da cabeça de [Bernard] Sumner, ele ainda traz uma lágrima aos seus olhos”.

6. “Sabotage”, de Beastie Boys

“Feito como os créditos de abertura de uma série de TV vintage do horário nobre, o clipe apresenta o trio [Beastie Boys] vivendo suas fantasias de drama policial e usando bigodes falsos, óculos de aviadores e roupas mal ajustadas”.

7. “Untitled (How Does It Feel?)”, de D’Angelo

“O conceito é como um encolher de ombros criativo e, ao mesmo tempo, um golpe de gênio: na verdade, a música – uma ode ao Prince com camadas cruas de vocais tenros e grooves – faz todo o trabalho. Que melhor maneira de espelhar sua intimidade do que despir o criador [D’Angelo] e deixar que ele nos mova?”.

8. “Sledgehammer”, de Peter Gabriel

“Embora Peter Gabriel ame o surrealismo, o vídeo de ‘Sledgehammer’ transbordou com raros caprichos do cantor. O clipe ganhou nove prêmios do VMA, incluindo Vídeo do Ano, e é o vídeo mais exibido na história da MTV”.

9. “November Rain”, de Guns N’ Roses

“Na cena mais melodramática do clipe, [Stephanie] Seymour joga seu buquê para os convidados do casamento e as flores pousam em seu próprio caixão. Nada disso faz muito sentido e nem precisa, já que evoca o clima da música, que continuou no vídeo de ‘Estranged’, de Guns N’ Roses”.

10. “Billie Jean”, de Michael Jackson

“O vídeo chocou o mundo. Mostrou Michael Jackson deslizando no ar, dançando em uma calçada iluminada em uma homenagem a ‘Sinfonia de Paris’. Sua voz, seu rosto e seu corpo parecem assombrados por algo sobrenatural. Ele é muito frágil até começar a dançar. De repente, ele faz tudo parecer possível”.

Britney Spears, Prince, Lady Gaga, Drake, 2Pac, Björk, Fiona Apple, David Bowie, Aerosmith e muitos outros artistas entraram na lista. Confira o ranking completo aqui.

voltando pra home