Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Faixa vem na sequência de "Sementes", parceria do artista com Negra Li (Foto: Lana Pinho)
(Foto: Lana Pinho)
música

Na natureza, Rael, Céu e RDD resgatam pureza da vida; assista ao clipe de “Passiflora”

“Passiflora” é o nome da faixa que reúne Rael, Céu e RDD (Rafa Dias, do ÀTTØØXXÁ). Lançada na última quinta-feira (17) pela gravadora LAB Fantasma, a música faz parte do projeto #YoutubeBlackVoice, do Fundo Vozes Negras, programa global criado para apoiar e promover artistas e times negros.

Transformando sons em imagens, a canção chegou acompanhada de um poderoso videoclipe, que abre espaço para refletir questões como saúde mental, autocuidado e a emergência climática que o planeta se encontra.

Dirigido por Henrique Alqualo, o registro audiovisual é uma fuga em meio à natureza e reforça a ideia de que é preciso se desconectar do frenesi e dos aplicativos para se conectar com o que realmente importa: uma vida “sem crop, sem edição”, como diz a música. O vídeo termina com uma narração de Ailton Krenak, do seu livro “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”. Assista:

A título de curiosidade, a inspiração para a faixa surgiu após uma passiflora, conhecida como a “flor da paixão”, nascer em sua horta. Muitos falam do efeito calmante do maracujá, mas nem todos sabem que é na flor da fruta que estão os seus principais benefícios (utilizados em tratamentos de ansiedade e de insônia, por exemplo).

“Quando eu vejo a gravidade dos acontecimentos atuais, eu me sinto convocado a falar sobre saúde mental, autocuidado e também refletir sobre as questões urgentes sociais e ambientais do nosso tempo”, afirma Rael. Inclusive, isso foi algo que ficou ainda mais latente na carreira do rapper paulistano com o lançamento do disco Capim-Cidreira (2019) e do EP Capim-Cidreira (Infusão) (2020).  “Eu percebi que precisava cuidar de mim e do meu interior, algo que fiz por meio da corrida e de algumas atividades manuais. A conexão com a natureza também foi fundamental, então acendeu um alerta de que o cuidado não deve ser só comigo, mas com o entorno, o meio ambiente e a terra. É muito preocupante ver a Amazônia em chamas, além de constatar a situação do garimpo e como o agronegócio age no nosso país”, pensa Rael.

“Passiflora” teve coprodução de Rael com RDD. A presença do produtor baiano levou a sonoridade da música para um samba reggae. “Ele também incluiu a percussão baiana, o que resultou em uma textura de África. Soa como uma convocação para um axé, algo que todos estamos precisando”, avalia Rael. A cantora Céu, por sua vez, compôs os versos aos quais dá voz e também soma no refrão da faixa. “Há tempos, eu queria fazer algo com ela e acredito que a colaboração acabou acontecendo no momento perfeito. A suavidade da voz da Céu tem as camadas que essa música pede”, comenta o artista.

Ouça a faixa no streaming:

Spotify | Deezer | Apple Music

voltando pra home